São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes
ser nobre é ter identidade

Agenda Cultural

Lançamento do livro “Histórias de Dores de Campos”, escrito por Elis Ferreira

Data

23/04/2025

Hora

20h

Cidade

Dores de Campos

Local

Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora das Dores

Descrição

Acompanhe a nossa agenda cultural de Minas Gerais

O lançamento do livro “Histórias de Dores de Campos”, escrito por Elis Ferreira, acontece nesta quarta-feira, 23 de abril, às 20h, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora das Dores, em Dores de Campos (MG). A obra reúne causos, lendas, receitas e anedotas transmitidos oralmente ao longo das gerações, registrando a memória e os saberes populares da comunidade dorense.

O evento é um convite à valorização da cultura local, destacando narrativas que refletem a identidade do município. Com a publicação, as histórias que antes circulavam entre famílias e amigos passam a ocupar também o espaço literário, preservando o patrimônio imaterial de Dores de Campos para as futuras gerações.O lançamento do livro conta com o apoio do Teatro da Pedra.

Confira o release do livro:

Livro sobre histórias de Dores de Campos será lançado nesta quarta (23/4) 

Causos, lendas, receitas e anedotas são a matéria-prima do livro “Histórias de Dores de Campos”, que será lançado na próxima quarta (23/4), às 20 horas, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora das Dores, em Dores de Campos. 

Criada a partir de uma parceria do Teatro da Pedra com a Marluvas, a obra reúne relatos orais de mais de 50 dorenses da sede da cidade e dos distritos de São Sebastião de Campinas e Caxambu. Por isso, constitui não só parte da história, mas também da identidade local. 

Segundo a autora do livro, a atriz, arte-educadora e escritora, Elis Ferreira, “Histórias de Dores de Campos” é uma obra coletiva, feita a muitas mãos, que visa conectar diferentes gerações: os mais velhos, que se eternizam a partir das suas vivências, e os mais novos, que conhecem o passado dos seus antepassados e do território onde vivem. 

“Nosso objetivo foi registrar histórias, causos e lendas das pessoas comuns que constroem a história do município. Uma gente que não figura nos livros oficiais, mas é imprescindível na construção do imaginário desse território que lhe é tão especial”, afirma ela. 

A escritora não tem dúvidas de que o livro irá tocar o coração de todos os envolvidos, como o de Josino Hélcio de Andrade. “Meu pai passou a vida inteira querendo ver uma foto da mãe dele. Ela morreu no parto, logo que ele nasceu. E é por isso, por ter visto meu pai nessa busca a vida inteira, que eu sei a importância das histórias. Tudo que ele queria, era saber mais da mãe dele”, disse ele no seu depoimento. 

Após o lançamento, exemplares do livro “História de Dores de Campos” serão doados à biblioteca e às escolas do município, com o objetivo de promover maior acesso a esta obra que conta as histórias das pessoas que constroem o município.

Para mais informações, acesse a página do evento no Teatro da Pedra.



Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes, Ouro Preto e região. Registre gratuitamente a sua agenda cultural, seminário, evento, palestras, o seu trabalho, sua pesquisa, artigo etc | Contribua com fotos, dados, atualizações e acervo: todos os créditos e colaborações serão registrados.

Vídeo Atitude Cultural

Curta e compartilhe o nosso conteúdo!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL