São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Mês do Santíssimo Rosário

Período

Anual

Mês

Outubro

Cidade

SJDR

Corpo

Mês do Santíssimo Rosário

Tradicionalmente celebrado pela Venerável Confraria de Nossa Senhora do Rosário De São João del- Rei de 1º de outubro a 02 de novembro.

Aproximando-se mais uma vez o Mês do Santíssimo Rosário, a Igreja nos convida a reflexão sobre esta forma de oração tão agradável a Deus e a Santíssima Virgem. Nesta reflexão colocamo-nos como apóstolos de Cristo e do Santo Rosário. Mas como esta forma de oração atua sobre nós? Para respondermos esta questão buscamos as palavras do Santo Padre Bento XVI quando de sua visita ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário, em Pompéia, em 19/10/2008. Nesta ocasião ele afirma que: “para ser apóstolos do Rosário, é preciso fazer experiência, em primeira pessoa, da beleza e da profundidade desta oração, simples e acessível a todos. É necessário antes de tudo deixar-se guiar pela mão da Virgem Maria e contemplar o rosto de Cristo: rosto jubiloso, luminoso, doloroso e glorioso. Quem, como Maria e juntamente com Ela, guarda e medita assiduamente os mistérios de Jesus, assimila cada vez mais os seus sentimentos e conforma-se com Ele.” Para vivermos esta experiência de contemplar com Maria o rosto de Jesus, a Venerável Confraria de Nossa Senhora do Rosário preparou a programação que se segue e convida a todos os fiéis, para com ela elevarmos as orações ao Cristo Vivo e Vencedor e a sua Mãe, nossa singular Padroeira e intercessora de todos os homens.

MÊS DO SANTÍSSIMO ROSÁRIO
Do dia 1º de outubro até o dia 02 de novembro, às 18 h e 30 min será celebrado o Santo Sacrifício da Missa seguido de recitação do Terço, Exposição e Benção do Santíssimo Sacramento. Aos domingos Missa da Confraria às 8 h e 30 min. e ás 18 h.

Dia 12 de Outubro – Terça-Feira
Dia dedicado a Nossa Senhora do Pilar
Neste dia as celebrações referentes ao Mês do Santíssimo Rosário serão realizadas às 8 h para honrarmos a mesma Virgem Maria, com o título de Nossa Senhora do Pilar, Padroeira da Diocese, do Município e titular da Paróquia e da Catedral Basílica.

Dia 24 de Outubro - Domingo
Dia Consagrado a Nossa Senhora dos Remédios
Santa Missa às 8h e 30 min. e às 18 h. Após as Santas Missas será dada a Benção dos Enfermos.
SAÚDE DOS ENFERMOS, ROGAI POR NÓS

Dia 31 de Outubro - Domingo
Dia Consagrado a
Nossa Senhora do Rosário
8 h e 30 min. – Santa Missa Solene, na intenção dos ex-mesários e demais benfeitores da Confraria, seguida da recitação do terço.
18:00 h – Santa Missa seguida de Profissão de Novos Irmãos e da Solene Procissão com as venerandas imagens de Nossa Senhora do Rosário, São Domingos de Gusmão e Santa Catarina de Sena. À entrada da Procissão, Te Deum laudamus e Benção do Santíssimo Sacramento.

A Mesa Administrativa solicita e espera que os Irmãos da Confraria de Nossa Senhora do Rosário coloquem em dia seus débitos para com a Confraria. Convida ainda os irmãos e irmãs a se aproximarem, fervorosamente, da Mesa Eucarística e a participarem, de todos os atos, revestidos de seus hábitos, opas e murças. A todos que nos auxiliarem com suas generosas doações, nossos sinceros agradecimentos.
Os atos externos serão abrilhantados pela Banda Teodoro de Faria , sob a regência dos maestros Tadeu Nicolau Rodrigues e Teófilo Helvécio Rodrigues, e os internos pela Orquestra Lira Sanjoanense, sob a direção dos maestros Benigno Parreira e Auizio Viegas.

A VENERÁVEL CONFRARIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO ACOLHE COM ALEGRIA FILIAL O NOVO BISPO DIOCESANO, DOM FREI CÉLIO DE OLIVEIRA GOULART , E DIRIGE A NOSSA PADROEIRA AS ORAÇÕES PARA QUE SEU PASTOREIO SEJA PROFÍCUO.

Consistório da Venerável Confraria de Nossa Senhora do Rosário, setembro de 2010
APROVADO
Monsenhor Sebastião Raimundo de Paiva
Pároco

Padre Ramiro José Gregório Padre Geraldo Magela da Silva
Vigários Paroquiais

SIMBOLOS DA MISSÃO DIOCESANA E DO JUBILEU AUREO DIOCESANO

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.