São João del-Rei | Tiradentes | Ouro Preto
Transparentes

ser nobre é ter identidade

Agenda Cultural

Bienal Zero . bienal universitária de Arte da UFMG-UEMG . 15 de setembro a 15 de outubro

Data

15/09/2010

Cidade

Belo Horizonte

Descrição

 

A BIENAL ZERO DE ARTE UNIVERSITÁRIA SERÁ INAUGURADA NO DIA 15 DE SETEMBRO NA BIBLIOTECA CENTRAL DA UFMG E NA ESCOLA GUIGNARD DA UEMG
 
A Bienal Universitária de Arte se inscreve dentro do Projeto Memória, Acervo e Arte como um espaço aberto para tornar visível o trabalho realizado pelos estudantes de graduação das universidades brasileiras e latino-americanas. A proposta é apresentar a diversidade dessa produção artística, visando o intercâmbio das pesquisas em artes visuais realizadas no âmbito universitário.A estratégia de seleção dos artistas, apontada pelo conselho curador, foi convidar cada instituição para indicar seus representantes e essa seleção foi realizada pelos próprios professores, uma vez que eles estão em contato direto com o processo criativo dos docentes. O critério adotado priorizou os trabalhos artísticos que apresentassem pesquisas inovadoras realizadas nos programas de graduação de cada instituição. As propostas indicadas foram organizadas nos espaços expositivos segundo os critérios da Curadoria e da Comissão Curatorial da Bienal. Configura-se como um projeto piloto de uma proposta mais ousada para as futuras bienais, com o objetivo de valorizar e abrir espaço para a produção artística exuberante e ousada dos jovens artistas.
 
Marília Andrés, Fabrício Fernandino e Benedikt Wiertz assinam a curadoria da Bienal Zero cujo Conselho Curatorial é formado por Francisco Marinho, Sonia Queiroz, Mauricio Campomori, Roseni Sena e Junia Rebouças. O coordenador do projeto Memória Acervo e Arte é o Prof. João Antônio de Paula, Pro-reitor de extensão da UFMG.
 
Participam da Bienal estudantes das seguintes instituições: Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Estadual de Minas Gerais, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Universidade de Campinas e Universidade de Córdoba.
 
A Bienal Zero é uma primeira iniciativa da PROEX/UFMG, Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, Escola Guignard/UEMG e conta com o patrocínio da Fundação Mendes Pimentel.
 
Programação 
Inauguração das exposições: 15 de setembro de 2010 às 11h00min na Biblioteca Central /UFMG e às 20h30min na Escola Guignard/UEMG
 
Locais das exposições: Biblioteca Central/UFMG - Campus da UFMG, Av. Antônio Carlos 6627, Pampulha, Belo Horizonte e Escola Guignard/UEMG – Rua Ascânio Bulamarque 540, Mangabeiras, Belo Horizonte.
 
Período de duração: 15 de setembro a 15 de outubro de 2010 - no horário de 09h00min às 18h00min.
 
Realização
Pro-reitoria de Extensão da UFMG, Fundação Rodrigo Melo Franco de Andrade, Escola Guignard da UEMG, Fundação Mendes Pimentel.
 
Apoio 
Instituto Arte das Américas, C/Arte Projetos Culturais, Escola de Belas Artes da UFMG, Museu de História Natural da UFMG, Diretoria de Ação Cultural da UFMG
                       
Mais informações: Assessoria de Imprensa mhnjb/ufmg
(31) 3409-7607 – comunicacao@mhnjb.ufmg.br
Marília Andrés (31- 92122467); Fabrício Fernandino (31- 93112070); Benedikt Wiertz (31 – 93136255).

Cadastre lideranças engajadas, sua ação sociocultural, seu projeto, produto, entidade, pesquisa, agenda cultural etc - contribua, complemente, ajude a atualizar, curta e compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL