Agenda Cultural
SIMPÓSIO CIENTÍFICO ICOMOS 2024 - Revisitando a Carta de Veneza: Perspectivas Críticas e Desafios Contemporâneos | 10 a 15 nov 2024
Data
Hora
Cidade
Local
Descrição
SIMPÓSIO CIENTÍFICO ICOMOS 2024 - Revisitando a Carta de Veneza: Perspectivas Críticas e Desafios Contemporâneos
Programação no arquivo abaixo
Enquanto o ICOMOS celebra o 60º aniversário da Carta de Veneza, ele também lançará seu novo Plano Científico Trienal, “Patrimônio Resiliente a Desastres e Conflitos: Preparação, Resposta e Recuperação” na Assembleia Geral Anual em Ouro Preto, Brasil.
A Carta de Veneza continua sendo um documento histórico fundador para o ICOMOS, enraizado em um contexto específico e moldado pelos conceitos de patrimônio de seu tempo. Sessenta anos depois, a prática e a doutrina evoluíram, novas convenções culturais foram estabelecidas e o trabalho científico e a capacidade do ICOMOS mudaram fundamentalmente. Ao mesmo tempo, o mundo está enfrentando um grande desafio imposto pelas mudanças climáticas, desastres e conflitos, alimentando grandes deslocamentos de comunidades e desafiando todas as nossas estruturas. O foco principal do Simpósio será uma discussão crítica sobre a Carta de Veneza, considerando o estado atual do discurso em torno do patrimônio e uma abordagem transversal entre convenções mais recentes e as necessidades pragmáticas da prática hoje.
O Simpósio se esforça para reavaliar de forma abrangente a Carta de Veneza em um contexto contemporâneo, com foco em cinco subtemas principais. Ele visa explorar o contexto histórico da carta, enfatizando suas origens eurocêntricas e diversas respostas regionais, defendendo uma releitura crítica que considere como os conceitos e práticas de patrimônio evoluíram desde 1964. Além disso, o simpósio busca promover uma abordagem transversal entre a Carta de Veneza e outras convenções internacionais, como a Convenção de Haia de 1954, a Convenção do Patrimônio Mundial de 1972 e o Documento de Nara sobre Autenticidade de 1994, a Convenção do Patrimônio Imaterial de 2003 e a Convenção de Faro de 2005. Ele enfatiza a importância de reinterpretar a carta por meio de diversas epistemologias, reconhecendo a diversidade cultural e considerando as contribuições do Sul Global. As discussões examinarão criticamente o estado do discurso sobre patrimônio, avaliando a relevância da carta para a prática contemporânea, incluindo aquelas colocadas pelo patrimônio moderno, a ascensão das metrópoles, as desigualdades sociais, os desastres e o impacto ambiental.
A discussão da Carta de Veneza alinha-se perfeitamente com o tema abrangente do Plano Científico Trienal do ICOMOS, "Patrimônio Resiliente a Desastres e Conflitos: Preparação, Resposta e Recuperação", que destaca o imperativo de abordar os desafios contemporâneos enfrentados pelo patrimônio, particularmente no contexto de desastres e conflitos. Ao revisitar criticamente a Carta de Veneza, pretendemos unir o documento histórico com questões atuais, enfatizando a necessidade de adaptar as práticas de conservação do patrimônio às demandas do século XXI.
A escolha de Ouro Preto como sede do Simpósio tem importância estratégica devido ao seu caráter histórico como uma cidade moldada pela corrida do ouro brasileira do século XVIII. Sendo a primeira cidade do Brasil a ser designada como Patrimônio Mundial da UNESCO, Ouro Preto incorpora uma rica herança que se alinha com o tema abrangente do evento. Além disso, sua proximidade com um local profundamente afetado por um dos desastres ambientais mais significativos do Brasil oferece um pano de fundo tangível e pungente para discussões sobre resiliência patrimonial. Este contexto reforça o objetivo do simpósio de examinar criticamente a Carta de Veneza e revisar sua relevância no discurso contemporâneo sobre herança, autenticidade e resiliência.
***
Áreas temáticas
1. Contexto histórico e conceitos de patrimônio - Uma exploração do contexto histórico e dos fundamentos conceituais que moldaram a Carta de Veneza, enfatizando suas origens eurocêntricas e a necessidade de uma releitura crítica.
2. Uma abordagem transversal entre convenções - Uma discussão que vincula a Carta de Veneza a outros documentos internacionais, notadamente a Convenção de Haia de 1954, a Convenção do Patrimônio Mundial de 1972, o Documento de Nara sobre Autenticidade de 1994, a Convenção do Patrimônio Imaterial de 2003 e a Convenção de Faro de 2005, explorando interseções e princípios compartilhados para enfrentar os desafios contemporâneos.
3. Universalismo e diversidade: relendo os documentos doutrinários de diversas perspectivas - Uma discussão sobre a importância da Carta de Veneza (e outros documentos doutrinários relacionados) por meio de diversas epistemologias e perspectivas, reconhecendo a diversidade cultural do patrimônio e explorando contribuições do Sul Global.
4. Desafios Contemporâneos no Discurso do Patrimônio - Um exame crítico do estado da arte em discussões sobre patrimônio, considerando as perspectivas e desafios em evolução que surgiram desde o início da Carta de Veneza. Examinando a relevância da Carta de Veneza no contexto atual, com foco nos desafios colocados pela divisão ocidental entre natureza e cultura, a crescente importância das metrópoles, desigualdades sociais, o impacto ambiental das atividades humanas, desastres e conflitos, entre outros.
5. Patrimônio Resiliente a Desastres e Conflitos - O patrimônio cultural está cada vez mais vulnerável a desastres e conflitos e sujeito a rápida destruição, como evidenciado pelos recentes incêndios, inundações, terremotos e crescentes conflitos armados em diferentes partes do mundo. Na Assembleia Geral de 2023 em Sydney, o Comitê Consultivo do ICOMOS aprovou o tema “Patrimônio Resiliente a Desastres e Conflitos - Preparação, Resposta e Recuperação” como tema para o Plano Científico Trienal 2024-2027. Mantendo o espírito de diálogo intergeracional aberto, inovador e construtivo, e o foco estratégico, este subtema abordará a adequação da Carta de Veneza com o tema do patrimônio resiliente a desastres e conflitos, enfatizando suas implicações mais amplas para o discurso do patrimônio, modelos de desenvolvimento e estratégias de resiliência.
Fonte e mais informações: Comitê Organizador do Simpósio Científico ICOMOS 2024 | ICOMOS/BRASIL | institutoeds@ieds.org.br