São João del-Rei | Tiradentes | Ouro Preto
Transparentes

ser nobre é ter identidade

Agenda Cultural

I Seminário Patrimônio Cultural Imaterial, 29 de setembro a 01 de outubro

Data

29/09/2010

Cidade

Belo Horizonte

Descrição

Seminário Patrimônio CulturaI Imaterial  . 1ª edição Minas Gerais
Desafios do Plano Nacional de Cultura


Interlocução entre pessoas, instituições e grupos com capacitação através de palestras gratuitas - aplicação teórica e prática, acerca dos processos de reconhecimento e salvaguarda de Patrimônios Culturais Imateriais.

Apresentação: 
O Seminário Patrimônio Cultural Imaterial é resultado de experiências e articulações da Rede Catitu Cultural com pessoas, grupos e instituições. Aprovado em dois concursos públicos de fomento às atividades culturais, um Estadual (Fundo Estadual de Cultura do Estado de Minas Gerais) e outro Nacional (Prêmio Areté do Ministério da Cultura do Brasil), além de ganhador do Prêmio "Meu Evento Tem Acesso", do Instituto Votorantim. O Seminário Patrimônio Cultural Imaterial tem como principais objetivos:/p>

Difundir informações e propiciar espaços de articulação entre Gestores Culturais, Instituições Públicas nos três níveis da Federação, sociedade civil, pesquisadores, acadêmicos, grupos e mestres dos conhecimentos tradicionais;
Apresentar trabalhos e estudos;
Discutir e propor diretrizes de políticas públicas e reformulação de legislação para o setor;
Levantar demandas dos mestres e das comunidades detentoras de saberes - guardiãs de patrimônios imateriais;
Sensibilizar a sociedade sobre a importância de se reconhecer, valorizar, promover e preservar os Patrimônios Culturais Imateriais e Conhecimentos Tradicionais;
Favorecer a criação e organização de instâncias amplas de articulação entre associações, especialmente através da constituição do Fórum de Patrimônio Cultural Imaterial.

Realizadores: 
A Rede Catitu Cultural é uma associação civil sem fins lucrativos que tem como foco de atuação mobilizar e empreender ações no campo da arte e da cultura; criar e desenvolver processos sistêmicos; incubar ideias, projetos e pontos de cultura, além de materializar bens e produtos culturais.

A Guiga Goulart Produções é uma empresa que assessora, elabora e gesta projetos artísticos e culturais. Seus projetos visam à transversalidade da cultura, especialmente com os setores social, educacional, turístico, ambiental e dos Direitos Humanos Culturais, priorizando a sustentabilidade e o protagonismo de pessoas e instituições.

Transmissão Simultânea: 
Haverá transmissão integral das palestras para mais de 50 pontos de cultura, possibilitando interação via web e amplo acesso e difusão do Seminário.

Público Alvo: 
Gestores culturais, agentes públicos, sociedade civil, pesquisadores, estudantes, mestres e grupos guardiões de Patrimônios Culturais Imateriais.

Veja programação completa.

Cadastre lideranças engajadas, sua ação sociocultural, seu projeto, produto, entidade, pesquisa, agenda cultural etc - contribua, complemente, ajude a atualizar, curta e compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL