a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

página inicial | ser nobre é ter identidade | rede colaborativa pró-agenda 2030

Agenda Cultural

Concertos na Matriz . Roteiro Narrado e Concerto ao Órgão "Adriana Abid e Gina Biavatti" . Ingressos pelo site . 2024

Data

31/05/2024

Hora

20h

Cidade

Tiradentes

Descrição

Ingressos https://concerto.paroquiatiradentes.com.br/

Orquestra e Banda Ramalho

Órgão de tubos da Matriz de Tiradentes

O órgão é um instrumento musical no qual o som é produzido pela passagem do ar comprimido através dos tubos de metal e madeira. De fato, este é considerado um dos instrumentos mais antigos de toda a música ocidental e o primeiro dos instrumentos de teclas. Os órgãos são conhecidos por sua utilização em grandes igrejas e sua tradição na liturgia cristã, pois eram os únicos instrumentos permitidos durante as celebrações religiosas. Tal realidade durou vários séculos, aspecto que levou o órgão a ter uma grande relevância e um papel de notória importância para as sociedades da época. Somente no ano de 1962, com o Concílio Vaticano II, é que outros instrumentos foram admitidos oficialmente nas liturgias da Igreja Católica, o que resultou no constante declínio do uso do instrumento.

 O órgão de tubos de Tiradentes foi comprado pela Irmandade do Santíssimo Sacramento por 202 mil réis em 1785 na cidade de Porto, Portugal, sob o reinado de D. Maria I, e transportado no ano de 1788 para o Brasil. Ele chegou através das embarcações da época, no Rio de Janeiro, e foi transportado no lombo de mulas, pelas montanhas de Minas. A Vila de São José do Rio das Mortes, hoje conhecida como Tiradentes, vivia a efervescência musical da época e o órgão acompanhava as cerimônias litúrgicas. A decoração apurada da caixa do órgão deve-se essencialmente a dois artistas rococós atuantes na então Vila de São José, nos fins do século XVIII e início do século XIX: o entalhador Salvador de Oliveira, que projetou e executou a talha, e o pintor Manuel Vítor de Jesus, responsável pela cena bíblica representada na mísula da caixa.

A caixa do instrumento apoia-se em elegante e leve mísula em forma de pirâmide invertida, encurvada na parte superior, com as arestas ornamentadas em talhas de motivos rocailles, combinando com pequenas folhas de acanto e frisos curvos de extrema delicadeza. O arremate inferior faz-se em buquê de folhas de acanto, de tratamento rococó.



Igreja Matriz de Santo Antônio

A Igreja Matriz de Santo Antônio é o mais antigo e principal templo católico de Tiradentes, no Brasil, e um grande exemplo de arquitetura e arte barroca e rococó. Suas origens estão ligadas à própria fundação da cidade, o antigo Arraial Velho de Santo Antônio do Rio das Mortes.


Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes e região. Registre gratuitamente a sua agenda cultural, seminário, evento, palestras, o seu trabalho, sua pesquisa, artigo etc | Contribua com fotos, dados, atualizações e acervo: todos os créditos e colaborações serão registrados.

Vídeo Atitude Cultural

Curta e compartilhe o nosso conteúdo!

Cadastre lideranças engajadas, sua ação sociocultural, seu projeto, produto, entidade, pesquisa, agenda cultural etc - contribua, complemente, atualize, curta e compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL