São João del-Rei | Tiradentes | Ouro Preto
Transparentes

ser nobre é ter identidade

Agenda Cultural

Comemoração do Dia Mundial do Folclore . 16 de agosto a 15 de setembro

Data

17/08/2010

Cidade

Belo Horizonte

Descrição

Minas Gerais celebra o folclore e a cultura popular

Até 15 de setembro, Centro de Tradições Mineiras oferece série de atividades para valorizar as tradições populares do Estado

Para valorizar o patrimônio cultural mineiro e celebrar o Dia Mundial do Folclore, comemorado oficialmente no dia 22 de agosto, o Centro de Tradições Mineiras (CTM), vinculado à Superintendência de Ação Cultural da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), preparou uma programação especial. Até 15 de setembro, exposições, encontros com mestres de congados e folias, oficinas, visitas a museus e roda de prosa sobre o tema irão reverenciar as tradições populares e o patrimônio imaterial de Minas.

“Celebrar a cultura popular e o folclore, valorizando os mestres e articuladores e levando à sociedade informações sobre a nossa identidade cultural, nossa expressão e nossa mineiridade é fundamental para despertar o interesse na manutenção das tradições,” ressalta o secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Washington Mello.

Abrindo a programação, a exposição Memória, organizada pela presidente do CTM, Jacyara Araújo, reunirá, entre 16 de agosto e 15 de setembro, livros raros, publicações, instrumentos musicais, documentários e fotografias. O acervo, cedido por instituições parceiras, colaboradores e pesquisadores, pretende levar ao público um recorte do patrimônio cultural mineiro. A mostra, que poderá ser visitada diariamente, de 8 horas às 13h30, facilitará o acesso a informações sobre tradições e costumes mineiros.

No dia 20 de agosto, às 9 horas, a sala multimídia do CTM abrigará uma oficina de máscaras. Estudantes e público interessado na cultura popular mineira poderão fazer releituras das máscaras utilizadas nas festas de Folia de Reis. Para participar, os interessados devem se inscrever até o dia 16 de agosto, às 19 horas, pelo telefone (31) 3213-3484 ou pelo e-mail ctm@cultura.mg.gov.br. A participação na oficina é gratuita, sendo necessário que cada participante leve o seu próprio material (um rolo de bandagem gessada de 5 metros; uma tesoura; um pote médio quadrado ou redondo de plástico com tampa; uma toalha de rosto; um pano de prato e ou saco de pano limpo; um avental e ou camisa para proteger a roupa, uma máscara de fantasia modelo rosto para suporte; pincéis e tintas variadas a base de água, brocal, linha, algodão, fitas e papéis coloridos).

Para que o público conheça melhor as manifestações culturais tradicionais e o folclore mineiro, também além das fronteiras do CTM, duas visitas a museus fazem parte das Comemorações das Culturas Populares e Folclore. No dia 22 de agosto, às 8h15, o Museu do Folclore Saul Alves Martins, em Vespasiano, será visitado e, no dia 28 de agosto, às 7h15, a visita será ao Museu do Tropeiro, em Ipoema. As visitas são abertas ao público, sem necessidade de inscrição prévia. Porém, moradores de Belo Horizonte, interessados em utilizar transporte disponibilizado pelo CTM devem se inscrever para a visita até o dia 17 de agosto, pelo telefone (31) 3213-3484 ou pelo e-mail ctm@cultura.mg.gov.br. O transporte será gratuito e partirá da avenida dos Andradas, 677, Floresta. Inscrições para que menores de idade acompanhem as visitas, mesmo que acompanhados dos pais, não serão aceitas.

No dia 04 de setembro, de 15 às 18 horas, uma Roda de Prosa promoverá o intercâmbio de experiências e informações, reunindo representantes de instituições, articuladores culturais, mestres e pesquisadores. O evento, aberto ao público, contará com apresentações da Folia de Caxambu e também da Folia de Moeda.

Sabedoria popular
O termo folclore, criado em 1846 pelo arqueólogo inglês William John Thoms, - em um texto no qual pedia ao governo e às pessoas que ajudassem a preservar a cultura dos povos -, surgiu da união de duas palavras: folk (povo) + lore (saber). É uma palavra utilizada com o mesmo sentido em todo o mundo. Além do sentido único do termo, a data oficial para celebração do Folclore também é mundial, comemorada no dia 22 de agosto.

O folclore, ao remeter às tradições, conhecimentos e crenças populares, ajuda a melhor definir identidade sócio-cultural e, mais ainda, a preservar o patrimônio material e imaterial de um povo. Quando pensamos na cultura como o objetivo e a base social do desenvolvimento, torna-se essencial não apenas a divulgação, mas também a preservação dos festejos do folclore e da cultura popular.

Exposição Memória
Data: de 16 de agosto a 15 de setembro
Horário: de 8h às 13h30
Local: Centro de Tradições Mineiras (Av. dos Andradas, 677, Floresta. Anexo à Serraria Souza Pinto)
Entrada gratuita

Oficina de máscaras
Data: 20 de agosto
Horário: 09h
Local: CTM
Inscrições até o dia 16 de agosto, pelo telefone (31) 3213-3484 ou pelo e-mail ctm@cultura.mg.gov.br

Visita ao Museu do Folclore Saul Alves Martins em Vespasiano
Data: 22 de agosto
Horário: Saída do CTM (Av. dos Andradas, 677, Floresta) às 8h15 e retorno às 14h.
- Entrada gratuita.
- Moradores de Belo Horizonte interessados em utilizar transporte disponibilizado pelo CTM devem se inscrever para a visita até o dia 17 de agosto, pelo telefone (31) 3213-3484 ou pelo e-mail ctm@cultura.mg.gov.br

Visita ao Museu do Tropeiro/Ipoema
Data: 28 de agosto
Horário: Saída do CTM (Av. dos Andradas, 677, Floresta) às 7h15 e retorno às 16h.
- Entrada gratuita.
- Moradores de Belo Horizonte interessados em utilizar transporte disponibilizado pelo CTM devem se inscrever para a visita até o dia 17 de agosto, pelo telefone (31) 3213-3484 ou pelo e-mail ctm@cultura.mg.gov.br.

Roda de Prosa com apresentação das Folias de Reis de Caxambu e Moeda
Data: 04 de setembro
Horário: 15h
Local: Centro de Tradições Mineiras (Av. dos Andradas, 677, Floresta. Anexo à Serraria Souza Pinto)
Entrada Gratuita

Fonte: Assessoria de Imprensa do governo de Minas Gerais
agenciaminasjornal@governo.mg.gov.br 
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL