São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Concerto Órgão de tubos . Show de Luzes e Narrativa . Matriz de Santo Antônio . Ingressos online . 2023

Data

19/08/2023

Hora

20h

Cidade

Tiradentes

Descrição

Concerto ao Som do Órgão, Show de Luzes e Narrativa da História da Matriz de Santo Antônio, que é uma das mais belas do Brasil do século XVIII.

Venha Reviver a Musicalidade no Templo Barroco do Século XVIII

Patrimônio Cultural de Inegável Importância, O Órgão da Matriz de Santo Antônio, em Tiradentes, é um belo e raro instrumento de sopro, ponto alto da organaria em Portugal, no século XVIII. Os Concertos acontecem "normalmente" nas sextas e sábados. Durante o período da Quaresma os Concertos acontecem somente aos sábados, podendo ter alteração devido às celebrações.

Concerto ao Som do Órgão, Show de Luzes e Narrativa da História da Matriz de Santo Antônio, que é uma das mais belas do Brasil do século XVIII.

Venha Reviver a Musicalidade no Templo Barroco do Século XVIII Patrimônio Cultural de Inegável Importância, O Órgão da Matriz de Santo Antônio, em Tiradentes, é um belo e raro instrumento de sopro, ponto alto da organaria em Portugal, no século XVIII. Os Concertos acontecem "normalmente" nas sextas e sábados. Durante o período da Quaresma os Concertos acontecem somente aos sábados, podendo ter alteração devido às celebrações.

Musicistas:

  • SALOMÉ VIEGAS

Flautista, nascida em São João del-Rei. Mestre em Performance pela Universidade Federal de Minas Gerais, apresentando um estudo sobre a flauta na obra do compositor são–joanense, Padre José Maria Xavier. Bacharel em flauta transversal pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Professora de Flauta do Conservatório Estadual de Música de São João del-Rei por 30 anos, atualmente aposentada. Foi vice diretora desta instituição por seis anos e coordenadora da área de música erudita do Inverno Cultural, promovido pela UFSJ(Universidade Federal de São João del-Rei), durante dez anos. Integrante da orquestra Ribeiro Bastos desde 1980 e do grupo “Pedacinhos do Céu”(criado pelo violonista Oswaldo de Paula), há mais de 15 anos. Desenvolveu em 2008, com a pianista e cravista Maria Amélia Viegas, um projeto de música nas escolas estaduais, intitulado “Sons do Barroco”, que apresentou a música Barroca e colonial para alunos da rede pública. Atualmente, desenvolvem o trabalho do duo na Matriz de Santo Antônio , em Tiradentes, para escolas de São Paulo, Rio de Janeiro, entre outros estados, além de concertos regulares com artistas convidados. Flautista e coordenadora do grupo “Camerata Áurea Música”, dedicado à pesquisa e execução do repertório dos séculos XVIII e XIX, em Minas Gerais.Foi orientadora do Curso Técnico em Instrumento Musical, no programa do Governo Federal- PRONATEC, promovido pelo COLTEC- UFMG, em parceria com a Orquestra Lira Sanjoanense, de São João del-Rei, em 2014 e 2015. Atualmente é presidente da Fundação CEREM(Centro de Referência José Maria Neves), ligada à UFSJ.

  • MARIA AMÉLIA VIEGAS

Natural de São João del-Rei. É pianista, cravista, organista. Integrante da Orquestra Ribeiro Bastos. Graduada em piano pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Cursando o Doutorado na Universidade Federal de São João del-Rei. Estudou cravo e órgão com professores como Kenny Simões e Elisa Freixo. Atuou como professora de piano no Conservatório Estadual de Música de São João del-Rei por mais de 10 anos. Desenvolveu em 2008, com a flautista Salomé Viegas, um projeto de música nas escolas estaduais, intitulado “Sons do Barroco”, que apresentou a música Barroca e colonial para alunos da rede pública. Atualmente, desenvolvem o trabalho do duo na Matriz de Santo Antônio, em Tiradentes, para escolas de São Paulo, Rio de Janeiro, entre outros estados , além de concertos regulares com artistas convidados, no Projeto Áurea Música. Atualmente é professora de Percepção Musical e Educação Musical no Curso Superior de Música da Universidade Federal de São João del-Rei.

  • ADRIANA ABID MUNDIM

Mestre em Performance Musical pela UFMG, iniciou seus estudos em 1981, com sua mãe, a pianista Josefa Abid Mundim, em Três Lagoas (MS), sua cidade natal. Formou-se no Curso Técnico com Habilitação em Instrumento Piano no Conservatório Musical SantaCecília (Três Lagoas/MS) em 1994. De 1988 a 1995 recebeu orientações de aperfeiçoamento técnico com a pianista Nely deAlencar, da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Ainda em 1995 foi morar e estudar em São Paulo, onde obteve aulas de Harmonia e Percepção com a professora Aída Machado. Participou de vários Festivais de Música tocando em Master Class de Piano e Música de Câmara com os professores Viviane Taliberti, Paul Rutmann, Max Barros, David Westfall e Flávio Augusto; Gisela Nogueira, Maurício Freire e Alex Klein - música de câmara. Em 1996, ingressou no curso de Bacharelado em Música com Habilitação em Instrumento Piano, no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP), em São Paulo. Nesse período, estudou técnica e interpretação pianística com o Prof. Dr. Cláudio Richerme. Concluiu em 2009 o mestrado em Performance pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) tendo como título de sua dissertação: PIANISTA COLABORADOR – a formação e atuação performática no acompanhamento de Flauta Transversal sob a orientação da Prof. Dra. Margarida Borghoff. Cursou uma oficina de Órgão em 2009, em Tiradentes (MG) com as professoras Elisa Freixo e Josineia Godinho. Foi integrante, como pianista da orquestra “Sociedade de Concertos Sinfônicos de São João Del Rei”, onde se apresentou pelo interior de Minas Gerais. Em 2006, acompanhou os alunos e professores do Music Institute of Chicago (USA), em apresentações feitas pelo grupo na cidade de São João Del Rei, em sua breve passagem pelo Brasil. Atuou como pianista correpetidora com Amin Feres, em 2001, para o Coral e Oficina de Ópera dos alunos da UNIPAC, em Barbacena. Trabalhou nas oficinas de canto do 20° (2007) e 21° (2008) Inverno Cultural da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) ministradas pelas professoras Veruschka Mainhard e Elenis S. Guimarães, respectivamente; e na edição do 22° (2009), atuou como pianista acompanhadora das oficinas de instrumentos. Foi pianista do Coral Meninas Cantoras de Lavras entre 2011 e 2013, sob a regência do maestro José Maciel. Trabalhou como professora substituta de piano na Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) entre 2011 e 2013, É fundadora e integrante do Trio Clan (2018), onde participaram tocando repertório brasileiro para trio, no 3º Festival Musik-Expedition, realizado na cidade de Koblenz, na Alemanha. Atualmente é docente efetiva e pianista colaborativa no Conservatório Est. de Música "Padre José Maria Xavier" em São João Del Rei (MG) e organista titular da Banda e Orquestra Ramalho em Tiradentes (MG).


Ingressos

https://concerto.paroquiatiradentes.com.br/?fbclid=PAAaaCu45O0OCdZLt5P66wx49-_MynigFW0oaO7iRgdnPsM8kcy45herKGV0w_aem_AUNOVzNGV_cEgdE_Y40QquaO45vFXU7XLgfz5Vszg6NA9mHUXm8UJ9j6O23-YYS3Iusatz0QRkptSfSVMhYnjtqV


Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes e região. Registre gratuitamente a sua agenda cultural, seminário, evento, palestras, o seu trabalho, sua pesquisa, artigo etc | Contribua com fotos, dados, atualizações e acervo: todos os créditos e colaborações serão registrados.

Vídeo Atitude Cultural

Curta e compartilhe o nosso conteúdo!


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL