São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

10º Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte . 5 a 15 de agosto

Data

05/08/2010

Cidade

Belo Horizonte

Descrição

Sob a perspectiva de que a cidade é o verdadeiro espetáculo, o Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte (FIT) chega à décima edição, de 5 a 15 de agosto, convidando a população a ver a cidade de ângulos inusitados. A partir do dia 15, antes mesmo do terceiro sinal, o cenógrafo Paulo Pederneiras, do Grupo Corpo, estará promovendo intervenções urbanas em quatro pontos (Praça 7, Praça Tiradentes, Praça da Savassi e, ainda em avaliação, Praça Milton Campos) da capital, subsidiando a identidade gráfica do 10º FIT, além de possibilitar ao espectador vislumbrar a cidade de outros ângulos, em estruturas de plateia especialmente montadas para a ocasião. 

Esta será uma das inovações do 10º FIT, que, depois de um polêmico e suspenso cancelamento, enfim está de volta aos palcos e ruas da capital, com 180 apresentações na grade principal, em 47 espaços, incluindo os 18 centros culturais em atividade nas nove regionais, além de palcos e espaços alternativos. O anúncio da programação oficial do festival foi feito na manhã de ontem pela presidente da Fundação Municipal de Cultura (FMC), Thaïs Pimentel, acompanhada de Rodrigo Barroso, coordenador do evento e responsável pela elaboração da grade, ao lado de Lúcia Camargo e Solanda Steckelberg. Não por acaso, a abertura oficial, às 20h30 do dia 5 de agosto, estará a cargo do Teatro Sunil, da Suíça, com o espetáculo Donka, que presta homenagem aos 150 anos de nascimento de Anton Tcheckov (1860-1904), dramaturgo russo considerado um dos mestres do teatro moderno. 

No mesmo dia, depois da apresentação do espetáculo de palco, o público será convidado a assistir, na Praça da Estação, ao teatro aéreo do grupo argentino Puja, radicado na Espanha, com o espetáculo K@osmos. “Teremos uma grade representativa do fazer teatral, com pluralidade estética e geográfica”, anuncia Rodrigo Barroso, lembrando que tal característica chegará, inclusive, à dramaturgia. O público terá a chance de entrar em contato com experiências novas de texto, espaço e do próprio corpo. Comédia, drama, teatro-circo e musical são alguns do gêneros teatrais garantidos na grade de programação do 10º FIT. Além de 13 espetáculos de 11 grupos internacionais – a Itália e a Espanha comparecem, cada uma, com duas companhias –, o público terá a chance de conferir a apresentação de nove grupos brasileiros, com espetáculos inéditos na capital. 

Dos 15 grupos mineiros que vão participar do 10º FIT, 10 foram selecionados por edital público, enquanto Ponto de Partida, de Barbacena, e Amatrux, Officina Multimédia, Cia. SeraQuê? e Galpão, de Belo Horizonte, foram oficialmente convidados pela Fundação Municipal de Cultura. Curiosamente, depois de uma polêmica envolvendo a proibição da realização de espetáculos públicos no local, Thaïs Pimentel disse que o epicentro do festival está sendo transferido do Parque Municipal Américo Renê Gianetti – onde o Teatro Francisco Nunes está fechado há mais de um ano – para a Praça da Estação. “Há uma certa dificuldade do Parque Municipal para grandes eventos”, justificou ela, sem se referir às obras do Chico Nunes, ainda não iniciadas. 

ZÉ CELSO E ANTUNES Estrategicamente localizado na área, o Espaço 104, da antiga 104 Tecidos, será transformado no ponto de encontro do festival, com direito a intervenção em grafite, na parede lateral à praça, do artista plástico Rogério Fernandes. “Será um diálogo com a fachada da sede do Grupo Corpo, também trabalhada pelo artista”, anunciou Thaïs Pimentel. “Compreendemos que toda a região da Praça da Estação, incluindo um quarteirão da Rua Guaicurus, é de um potencial enorme. Não apenas pelo patrimônio arquitetônico em si, mas pela amplidão do próprio Vale do Arrudas”, acrescentou a presidente da FMC, salientando que a área acaba de ser brindada com obras do Plano de Ação das Cidades Históricas (PAC-CH), do Ministério da Cultura, entre as quais está a do próprio Teatro Francisco Nunes. 

Além de destacar a volta à capital, 39 anos depois da última apresentação, de Zé Celso Martinez, com O banquete, que será realizado no Museu de Arte da Pampulha, Rodrigo Barroso saúda a oportunidade da cidade em rever Antunes Filho (Lamartine Babo – Um musical dramático), não como diretor, mas como dramaturgo. “Estamos fazendo esforço para que o Antunes venha, também, para as atividades especiais do festival”, anunciou o coordenador. “Destacamos ainda a assinatura de Bob Wilson para Happy days, que estará encerrando o 10º FIT no Grande Teatro do Palácio das Artes, além da leitura do clássico A casa de Bernarda Alba, de Federico García Lorca, por sete bailarinos da Compañia Ballet Flamenco, do espanhol Antonio Canales”, conclui Rodrigo Barroso. 

Coabitação (grupos locais recebendo nacionais e/ou internacionais em sua sede), Troca-troca (encontros entre grupos profissionais da cidade e os nacionais e internacionais) e Estágio e convivência (seleção de grupos amadores para estágios em grupos profissionais de Belo Horizonte) são algumas das ações também previstas para o 10º FIT. 

PROGRAMAÇÃO
INTERNACIONAIS

Palco
Bernard, Compañía Ballet Flamenco Antonio Canales, Espanha
Donka, Teatro Sunil, Suíça
Happy days, change performing art, direção Bob Wilson, EUA/Itália
Marketing/Hamlet/Set, Associación para la Investigación Teatral La Otra Orilla (LOT), Peru
Woyzeck, Sadari Movement Laboratory’s, Coréia do Sul

Rua
Emigrant, Faber Teater, Itália
FaberfEst, um sogno in red & blue, Faber Teater, Itália
K@osmos, Puja, Espanha
Mantras e outros sons, Ani Choying Dolma, Nepal
Menus Larcins, Délit de Façade, Bélgica
Suíte flamenca, Compañia Ballet Flamenco Antonio Canales, Espanha 

Espaços alternativos

!Haberos Quedado em Casa Capullos!, Alodhe, Colômbia
Lote 77, produção independente, direção Marcelo Mininno, Argentina
Mantas e outros sons, Ani Choying Dolma, Nepal 

Na internet

Pela primeira vez, o Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte (FIT) estará vendendo ingressos on-line, em endereço digital ainda a ser definido. A venda de ingressos – R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia-entrada) – com direito a pacotes promocionais, será realizada no período de 19 a 29 deste mês, em endereços ainda a serem anunciados. Além da internet, os ingressos estarão à venda também no tradicional Mercado das Flores, localizado na esquina da Avenida Afonso Pena com a Rua da Bahia, Centro. 

NACIONAIS
Palco
A inquietude, direção de Thierry Trémouroux, Rio de Janeiro
Dona Otília e outras histórias, direção de Gilberto Gawronski, Rio de Janeiro
Hamelin, direção de André Paes Lemes, Rio de Janeiro
Lamartine Babo – Um musical dramático, Macunaíma Centro de Pesquisa Teatral, São Paulo
Memória da cana, direção de Newton Moreno, Os Fofos Encenam, São Paulo
Vida, direção de Marcio Abreu, Cia. Brasileiro de Teatro, Paraná 

Rua

Das aborosas aventuras de Dom Quixote, direção André Carreira, Teatro Que Roda, Goiás 

Espaços alternativos
O banquete, direção de José Celso Martinez, Teatro Oficina, São Paulo
O capitão e a sereia, direção de Fernando Yamamoto, Clowns de Shakespeare, Rio Grande do Norte 

LOCAIS
Palco
De peixes e pássaros, Cia. Suspensa
Drummond, Grupo Ponto de Partida, Barbacena
Fala comigo como a chuva, Companhia Teatro Adulto
No pirex, Armatrux
Sagroft, herética ou ninguém, Carabina Filmes 

Rua
Baby dolls – Uma exposição de bonecas, Obscena Agrupamento
Êsquiz, Cia. SeráQue?
Proibido deitar, O Clube Teatro e Variedades
Próxima edição: Espreme que sai sangue, Cia. Malarrumada de Teatro
Till, a saga de um herói torto, Grupo Galpão 

Espaços alternativos
As grandes lonas do céu, Companhia Candongas e Outras Firulas
As últimas flores do jardim das cerejeiras, Officina MultimédiaCara
preta, Maldita Companhia de Investigação Teatral
É só uma formalidade, Quatroloscinco, Teatro do Comum
Máquina de pinball, O Coletivo 

Outras informações no site:
www.fitbh.com.br 
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL