São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Festival Nacional de Corais "Canta Del-Rei" . Programação completa de 16 a 18 de setembro . 2022

Data

17/09/2022

Cidade

SJDR

Descrição

13ª Canta Del Rei

O homenageado da 13ª edição do Festival Nacional de Corais "CANTA DEL REI" será o Maestro & Compositor Heitor Villa-Lobos

Heitor Villa-Lobos

Heitor Villa-Lobos (1887-1959) foi um maestro e compositor brasileiro, considerado um expoente da música erudita no Brasil. Suas peças são executadas no circuito dos mais prestigiados teatros europeus e americanos. Infância e Adolescência Heitor Villa-Lobos nasceu no bairro de Laranjeiras, zona sul do Rio de Janeiro, no dia 5 de março de 1887. Filho de Raul Villa-Lobos, diretor da Biblioteca do Senado e músico amador, e da dona de casa Noêmia Monteiro, grandes incentivadores dos estudos do filho. Aprendeu com o pai a tocar violão e violoncelo. Autodidata, com seis anos compôs a primeira peça para violão, baseada em cantigas de roda. Com oito anos começou seu interesse por Bach. Apreciava também os ritmos populares. Conheceu os ritmos nordestinos quando frequentava com o pai a casa de Alberto Brandão, onde se reuniam os cantadores nordestinos. Aprendeu clarinete e saxofone. Com 12 anos ficou órfão de pai e a família enfrentou dificuldades financeiras. Para sustentar os oito filhos, sua mãe, acostumada à vida social, conseguiu um emprego para lavar e engomar as toalhas e guardanapos da Confeitaria Colombo. Com 16 anos, Heitor foi morar com uma tia, que lhe ensinou a tocar piano. Encantado com os “chorões”, grupo malvisto pela nata da sociedade, frequentava o Cavaquinho de Ouro, loja de música onde os chorões recebiam convite para se apresentar em diversos lugares.

Programação completa

  • 16 de setembro

19h – Abertura Oficial na Igreja de São Gonçalo Garcia

Apresentações

Coral Por Amor, Coral Contas & Cantos Asscontas, Coral Toda Voz, Coral da ASAP

  • 17 de setembro

16h – Teatro Municipal

Apresentações

Coral Feminino Unimed, Coral Gregoriano de Belo Horizonte, Coral Toda Voz, Coral Canto Livre, Coral Contas & Contas Asscontas, Coral da ASAP, Coral da Vila, Meninas e Meninos Cantores, Coral da Boca pra Fora, Coral da Marilu, Coral Por Amor.

  • 18 de setembro

9h15 – Igreja São Francisco de Assis (convite extra)

Missa com a Participação do Coral e Orquestra Ribeiro Bastos

10h30 – Escadaria da Igreja de São Gonçalo Garcia, apresentações: Grande Coral Canta Del -Rei 13ª.

11h – Igreja São Gonçalo Garcia

Coral Cidade dos Profetas (Congonhas/MG)



Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL