São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

33º Inverno Cultural da UFSJ "Planeta Fome: Elza Soares" . Programação completa de 23 a 31 de julho . UFSJ São João del-Rei, Divinópolis, Sete Lagoas e Ouro Branco . 2022

Data

26/07/2022

Cidade

SJDR

Descrição

about

O Inverno Cultural UFSJ é um dos principais festivais de artes integradas do interior do Brasil. Com uma trajetória de 32 edições desde 1988, ocorre sempre nas férias letivas do meio do ano e volta-se para a valorização de distintas expressões artísticas e culturais na cidade de São João del-Rei e região do Campo das Vertentes. As atividades são totalmente gratuitas e, tradicionalmente, ocorrem em espaços públicos (ruas e praças de diversos bairros), campi da UFSJ e equipamentos culturais, como teatro municipal, galerias, museus, centros culturais, dentre outros, formando um circuito e um convite para que os sujeitos vivenciem encontros na e pela cidade através da arte e cultura.

Organizado nas cinco áreas temáticas articuladas, reconhecidas social e academicamente como representativas e expressivas para os campos da arte e cultura - Arte-educação, Artes Cênicas, Artes Visuais, Literatura e Música -, o evento oportuniza a realização de ações representativas nos variados espectros das materializações dos processos artístico-culturais.

Neste 2022, após dois anos sem atrações e oficinas presenciais, o festival volta às ruas e espaços culturais das cidades. Sim, cidades no plural, já que além de São João del-Rei, teremos Inverno em Divinópolis, Sete Lagoas e Ouro Branco!

Mas não é só o Inverno Cultural que está de volta às cidades... 2022 também marca o retorno triste e indesejado da fome, que atinge milhões de brasileiros e brasileiras. A edição deste ano, assim, traz o tema "Planeta Fome", uma reflexão sobre a situação atual do país e uma reverência à Elza Soares, um símbolo da nossa Cultura que nos deixou em janeiro, e que lançou um álbum com esse nome em 2019. Uma obra que trata em suas letras, dramas e temas sensíveis a nossa sociedade, como racismo, homofobia, preconceito social, violência doméstica, e a própria fome.


Entre 23 e 31 de julho, o legado de Elza e o talento de dezenas de artistas se unem para levar Cultura às quatro cidades mineiras.

Vivenciem o Inverno Cultural UFSJ 2022! Viva Elza!

Faça o download do cartaz "33º IC Planeta Fome" - Clique aqui!

Faça o download da Programação do "33º IC Planeta Fome" - Clique aqui!

Faça o download da Programação das Oficinas - Clique aqui!



PROGRAMAÇÃO COMPLETA

23 de Julho | Sábado |

24 de julho | Domingo |

25 de Julho - segunda-feira

26 de Julho – terça-feira

27 de Julho – quarta-feira

28 de Julho – quinta-feira

29 de Julho – sexta- feira

30 de Julho – sábado

31 de Julho – domingo


Exposições Virtuais

Disponível em https://invernocultural.ufsj.edu.br/exposicoes


Informações https://invernocultural.ufsj.edu.br/


Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes e região. Registre gratuitamente ua agenda cultural, seminário, evento, palestras, o seu trabalho, sua pesquisa, artigo etc | Contribua com fotos, dados, atualizações e acervo: todos os créditos e colaborações serão registrados.

Vídeo Atitude Cultural

Curta e compartilhe o nosso conteúdo!

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.