São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

5ª Festival da Loucura . 15 a 18 de julho

Data

15/07/2010

Cidade

Barbacena

Descrição

Zeca Baleiro apresenta-se no Festival da Loucura

Cantor Zeca Baleiro é uma das atrações

Dizem por aí que Barbacena, vizinha de São João del-Rei em torno de 60 km, é a Cidade das Rosas, título alcançado graças ao cultivo e à elevada exportação da flor. Muitos, entretanto, a conhecem como a Cidade dos Loucos. A nomenclatura, que surgiu diante da expressividade do tratamento psiquiátrico do município, poderia parecer pejorativa anos atrás. Hoje é motivo de orgulho. A cidade parece ter encontrado a medida para a quebra do preconceito com a realização do Festival da Loucura. Em sua 5ª edição, o evento acontece entre os próximos dias 15 e 18.
“O tratamento psiquiátrico foi, durante muito tempo, um estigma cultural. O Festival da Loucura surgiu diante da proposta de acabar com esse preconceito e discutir a situação psiquiátrica a partir de uma nova realidade”, resumiu o presidente da Empresa Municipal de Turismo (Cenatur) e da Fundação Municipal de Cultura (Fundac), Leonardo Carvalho.
Para a composição do evento, o presidente destacou que foram elencadas duas vertentes: uma científica, que contempla a realização de palestras, fóruns e mesas de discussões com a participação de profissionais e acadêmicos das áreas médica, psicológica e psiquiátrica; e outra artístico-cultural, que inclui programação teatral, shows, apresentações de danças e mostras de artesanato. “Tudo isso a fim de reforçar e coroar a modificação do tratamento psiquiátrico que permitiu a desospitalização e a ressocialização dos pacientes mentais”, comemorou.
Carvalho estima que cerca de 20 mil pessoas participem da programação que será aberta oficialmente às 9h da próxima quinta-feira, 15, no Hotel Senac Grogotó. “Todas as atividades previstas são gratuitas e acontecem em diferentes pontos da cidade a fim de integrar a população barbacenense, além de fomentar a atividade turística”, lembrou. Dentre os destaques culturais desta 5ª edição estão os shows com as bandas Cacharrel e Tangos e Tragédias, na quinta e sexta-feira, respectivamente; e a palestra A Loucura na Criação Literária ministrada pelo escritor Ariano Suassuna, no Teatro da Epcar, às 16h do sábado, 17, mesmo dia em que a cidade recebe o cantor Zeca Baleiro em show no palco principal da Praça da Estação, a partir das 23h.
“O evento vem ganhando mais expressividade. Apesar de seguir o mesmo formato, a cada ano vamos corrigindo detalhes e aprimorando a programação”, contou o presidente destacando a presença de personalidades também na abordagem científica das doenças mentais, como do coordenador nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Pedro Gabriel, da psicóloga do Ministério da Saúde, Simone Frichembruder, e do pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Amarante, dentre muitas outras.
Durante todos os dias de realização do evento, os visitantes poderão apreciar o Salão de Arte e Parada do Artesão Nato, aberto das 18h à 0h. A programação completa da 5ª edição do Festival da Loucura está disponível no site www.festivaldaloucura.com.br.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 10/07/2010

 

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL