Agenda Cultural
Palestras e Oficinas sobre a condição social feminina . 15 e 16 de julho
Data
Cidade
Local
Descrição
Programação faz parte do projeto Janelas para Mulheres
Estudar a evolução do papel da mulher na sociedade em uma troca de experiência entre o acadêmico e o popular e a possibilidade de unir o conteúdo teatral com o visual das marionetes gigantes. Esse é um dos objetivos do projeto Janelas para Mulheres, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, que será desenvolvido em São João del-Rei a partir da próxima segunda-feira, 12.
“Palestras e oficinas farão parte dessa programação. As palestras servirão como um suporte de reflexão para irmos à prática com as oficinas para montarmos um espetáculo”, disse a idealizadora e diretora do projeto, Raquel Meneses.
Entre os próximos dias 15 e 16, às 19h, no anfiteatro da biblioteca do campus Santo Antônio, com entrada franca, estudiosos irão explanar sobre o universo feminino.
Na quinta, 15, Adelaine La Guardia Nogueira, professora da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), abordará o tema Feminismo do Século XIX e o Feminismo Hoje. Na sexta, 16, será Apolliane Xavier Moreira dos Santos, pós-graduada em Educação pela UFSJ, que irá ministrar uma palestra sobre A Mulher no Movimento dos Sem Terra: Ambiguidades em Movimento. No mesmo dia, Vilmara Lúcia Rodrigues Teixeira, doutoranda em História, expõe Entre Panos e Badulaques: Estratégias de Diferenciação Social entre Mulheres Negras.
Porém, antes desses eventos, uma equipe do projeto estará visitando os bairros de São João, a partir de segunda-feira, 12, para levantar o potencial de cada região. “Nossa intenção é percorrer a cidade no período de 12 a 24 de julho. Inclusive se algum grupo ligado à cultura, escola ou associação de bairro quiser conhecer o trabalho que vamos apresentar poderá nos procurar pelo e-mail janelasparamulheres@gmail.com”, explicou Raquel.
A idealizadora lembrou ainda que serão oferecidas oficinas gratuitas de Percussão, em local a ser definido, de 19 a 26 de julho, de Marionetes Gigantes, de 26 de julho a 31 de agosto, e de Teatro, de 1º a 31 de agosto, ambas nos galpões da Rotunda. “A oficina será um tempo em que teremos para montar um espetáculo de rua na cidade que deve estrear em setembro”, afirmou.
Tanto o curso de teatro como o espetáculo terão a participação de integrantes das companhias teatrais francesas Arts Nomades, de sensibilização artística, social e humanitária através de espetáculos com participação comunitária, e Les Grandes Personnes, que trabalha com criação e manipulação de marionetes gigantes.
Raquel é são-joanense e mora na França há 20 anos e há 15 desenvolve esse tipo de atividade em vários países. Como todos os anos fica em São João cerca de quatro meses, Raquel decidiu trazer o projeto para a cidade. “Já desenvolvemos projetos em países como a França, África, Chile, Mongólia e Ucrânia. Poder trazer esse conhecimento para minha terra natal é um sonho antigo que só foi possível agora”, comemorou.
Já a franco-chilena e integrante das duas companhias francesas, Catalina Cabreira, disse que trabalha em parceria com Raquel desde 1996 e que poder apresentar esse projeto, em especial nessa região de Minas Gerais, terá um retorno imenso. “Para me referir ao Brasil gosto de citar o conceito de raça cósmica, do escritor mexicano Vasconcelos, que significa mistura de raças. O Brasil é uma mistura de todas as identidades e trabalhar com essa mesclagem de cultura engrandece o nosso projeto”, finalizou.
Horário
das oficinas:
Percussão
♦ de 19 a 26 de julho no período da noite
Marionetes Gigantes
♦ de 26 de julho a 31 de agosto, das 9h às 12h30 e das 14h às 18h30
Teatro
♦ de 1º a 31 de agosto, das 14h às 18h30.
Fonte: Gazeta de São joão del-Rei . 10/07/2010
PROJETO "JANELAS PARA MULHERES" DEBATE A CONDIÇÃO SOCIAL FEMININA
Três palestras, seguidas de debate, problematizarão nos dias 15 e 16 de julho, no anfiteatro da biblioteca do campus Santo Antônio, a condição social da mulher e as desigualdades nas relações de poder entre os sexos, no passado e presente.
Às 19h de quinta-feira, 15, a professora Adelaine La Guardia Nogueira, do departamento de Letras da UFSJ, fala sobre “Feminismo do Século XIX e o Feminismo Hoje”.
Na sexta, 16, no mesmo horário e local, Apolliane Xavier Moreira dos Santos, pós-graduada em Educação pela UFSJ, fala sobre “A Mulher no Movimento dos Sem Terra: Ambigüidades em Movimento”, e Vilmara Lúcia Rodrigues Teixeira, doutoranda em História na UFRJ, expõe “Entre Panos e Badulaques: Estratégias de Diferenciação Social entre Mulheres Negras”. Também deverá ser apresentada, nesta noite, uma palestra sobre mídia e construção da identidade feminina - os estereótipos do comportamento feminino veiculados pela mídia.
Apolliane, que defendeu recentemente a dissertação de mestrado “Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra: um Estudo sobre um Assentamento e sua Escola”, abordará na sexta, a partir do seu diário de campo em assentamento do MST, as relações de poder, de trabalho, de participação e decisão das mulheres engajadas na luta do Movimento, procurando demonstrar os avanços e as contradições presentes no dia-a-dia dessas mulheres.
Vilmara, que se dedica ao estudo das negras libertas no século 18 e 19, falará sobre como orientavam suas ações visando o alargamento de sua autonomia no interior da hierarquia social existente, suas estratégias para alcançar ascensão social, as soluções encontradas para controlar as incertezas inerentes à sua situação social. Enfocará como as roupas e os ornamentos femininos contribuíam para um processo de diferenciação e de demarcação de um lugar social das negras forras na São João del-Rei do século 18, isto é, no processo de reconstrução da identidade feminina negra numa situação de cativeiro.
A iniciativa é do projeto “Janelas para Mulheres”, que prepara para setembro, com grupos teatrais locais e entrevistas a moradoras, espetáculo cênico sobre os principais problemas e desafios enfrentados pelas mulheres são-joanenses.
As palestras têm entrada franca ao público, e na noite de sexta contarão com exibição de imagens sobre os temas abordados.
Apoio: Ministério da Cultura . Lei Rouanet
Mais informações: janelasparamulheres-artesnomades.blogspot.com, janelasparamulheres@gmail.com e (32)8872-4551.