Agenda Cultural
Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana
Data
Cidade
Descrição
Show de Alceu Valença e cortejo cultural abrem festival de inverno
Regido pela legítima música nordestina, Alceu Valença abre a série de atrações com suas composições mais conhecidas, como “Coração Bobo”, “Cabelo no Pente”, “Sol e Chuva” e “Morena Tropicana”. A turnê celebra os mestres supremos do forró,
Além do show de Alceu Valença o Festival de Inverno terá, entre as atrações ao longo do mês de julho, Chico César e Gabriel O Pensador. Entre 08 e 25 de julho, as cidades se unem para oferecer atividades nas áreas da música, literatura e artes cênicas, plásticas e visuais. Realizado há 50, o Fórum atrai mais de 130 mil pessoas por edição.
Antes do show de Alceu Valença, o Festival de Inverno habita as ruas
Para presentear o Festival sobe ao palco o pintor Uziel Rozenawjn, que irá preparar uma tela com pintura a óleo. Em seguida, há uma declamação de poema sob acompanhamento do músico Rufo Herrera, que também assume o palco para a execução de uma de suas peças.
Ainda durante o evento o professor de história, Alex Boher, concede uma pequena entrevista sobre o homenageado deste ano, Mestre Ataíde. A ocasião conta também com a participação da Banda Osquindô e do Coral da UFOP, entre outros.
Após a cerimônia haverá a abertura das exposições "Encontros e mestiçagens culturais" e "Xilogravuras: traços e impressões", no Salão Diamantina do Centro de Artes e Convenções da UFOP.
Para os amantes das artes, o Festival de Inverno estreia com seis exposições: “Ataíde e a arte barroca”, na biblioteca de obras raras da
A mostra “Circovolante - 10 anos de Alegria” inaugura a agenda de atrações culturais em Mariana, com abertura da exposição para visitação no Espaço Circo Volante, das 10h às 18h. Já a exposição “O Fio da Arte - escultura em arame” será aberta às 10h no Centro de Convenções de
Festival de atrações
Para sexta-feira, dia 9 de julho, o Festival de Inverno reservou um pacote imperdível de atrações musicais:
Ao longo dos próximos 18 dias as ruas, ladeiras, praças, teatros e os mais variados espaços públicos
Exposições e caravanas levam arte a Ouro Preto, Mariana e distritos
Festival de Inverno de Ouro Preto chega a distritos de Ouro Preto e Mariana
Das artes plásticas às cênicas. Da literatura à fotografia. O público do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana será brindado com uma série de exposições fixas e com caravanas de cultura, destinadas a levar a arte inclusive aos recantos mais distantes da Região dos Inconfidentes. O olhar diferenciado dos artistas sobre temas do cotidiano e também sobre Mestre Ataíde, homenageado desta edição, traz um glamour especial ao evento. Até o dia 25, autores renomados vão expor suas obras nos principais espaços das cidades que sediam, mais uma vez, esta adorável imersão cultural.
Desde domingo, 11 de julho, está aberta a visitação a exposição “Um perfume de cores invadiu Margot”. De 9h às 19h, diariamente, na Galeria Fiemg, na Praça Tiradentes, em Ouro Preto, os visitantes poderão ver o trabalho do Coletivo Olho de Vidro. O grupo é formado por seis fotógrafos (Alexandre Martins, Antônio Laia, Dimas Guedes, Eduardo Tropia, Heber Bezerra e Neno Vianna) e o poeta (Guilherme Mansur), que, há quatro anos, trazem uma proposta inovadora para o Festival: cliques e letras convergem sempre para o tema do evento. Neste ano, traços e cores de Mestre Ataíde se encontram com o perfume de cores que invadiu Margot (verso do poema “Epigrama”, de Joan Salvat-Papasseit).
No campo das artes plásticas, a exposição “O Fio da Arte”, de Valdeir Moreira, traz esculturas feitas em arame combinadas a materiais encontrados na natureza, como raízes, pedras, cristais, quartzo e acrílico. A arte figurativa de suas esculturas mostra representantes da mitologia, da fauna e da flora e, em especial, a graciosidade das formas femininas em diferentes momentos do cotidiano. Suas peças podem ser vistas no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), em Mariana, de 9h às 19h, diariamente. Já a exposição “Resíduos Urbanos”, de Léo Piló, será aberta à visitação nesta segunda-feira, 12 de julho, na Câmara Municipal de Mariana, de 9h às 19h. O fascínio de sua obra está no uso de material reciclável do presente para uma obra que remete ao passado, a personagens históricos e anônimos que fazem crer ao observador serem pertencentes a uma outra época.
O Espaço Circo Volante, em Mariana, é o destaque das artes cênicas, comemorando 10 anos de alegria. Na literatura, a exposição “Ataíde e a Arte Barroca” não poderia estar em melhor espaço do que na Biblioteca de Obras Raras da Escola de Minas, em Ouro Preto. Na área de patrimônio cultural, chama atenção a exposição “Mulheres Reais – Modas e Modos do Rio de Dom João VI”, no espaço Fiemg, em Ouro Preto.
Caravanas
A arte também chega aos distritos, através de caravanas, intensificando a integração do Festival com as comunidades locais. No dia 15, o distrito de Cachoeira do Campo recebe exposições de fotografias, artes plásticas e ainda artes visuais (com Rafael Motta e Advânio Lessa). No dia 16, a caravana chega ao distrito de Santa Rita, agora com a participação do Instituto Candonguêro, nas artes visuais, que, continua, no dia 17, em Miguel Burnier, sempre a partir das 15h.
Toda a programação de exposições e de caravanas pode ser conferida através do site www.festivaldeinverno.ufop.br.
O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana é organizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em parceria com as prefeituras municipais de Ouro Preto e Mariana. O evento conta com o patrocínio da Gerdau Açominas, Vale, Cemig, Caixa Econômica Federal, Samarco, Petrobras, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Ministérios da Educação e da Cultura e apoio da Globo Minas, Fundação Educativa Rádio e Televisão Ouro Preto (FEOP), Rádio UFOP, TV UFOP, Câmara Municipal de Ouro Preto, Fundação de Arte Ouro Preto (FAOP), Sesi Fiemg, Santander e Sala de Ideias.
CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA:
Os veículos devem enviar para aci@ufop.br o nome completo do profissional, função e o nome do veículo. As credenciais estarão disponíveis a partir do dia 8 de julho, às 15h, na sala da Imprensa do Festival, no Centro de Artes e Convenções da UFOP.
Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana
Rondon Marques e Christiane Lopes
(0xx31) 3559-3440/ 3405/ 3406
Oficinas do Festival