São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana

Data

08/07/2010

Cidade

Ouro Preto e Mariana

Descrição



Show de Alceu Valença e cortejo cultural abrem festival de inverno
 Homenagem ao mestre da pintura barroca promete reunir milhares de pessoas em 18 dias de pura efervescência cultural e atrações gratuitas

 Uma boa pedida para os fãs da música popular brasileira é o show de Alceu Valença, que abre o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2010. Trazendo um repertório recheado de xotes, maracatus e baiões, o cantor sobe ao palco na quinta-feira, dia 8 de julho a partir das 23h, na Praça da UFOP. O show comemora também o aniversário da cidade de Ouro Preto, que completa 312 anos.
 Com o tema “Traços e Cores do nosso tempo”, o Festival de Inverno homenageia de 8 a 25 de julho o grande pintor Manoel da Costa Ataíde, um dos mais importantes artistas do barroco mineiro. Nascido na cidade Mariana em 1762, Mestre Ataíde deixou sua marca inconfundível em mais de 15 igrejas em diversas cidades mineiras.
Regido pela legítima música nordestina, Alceu Valença abre a série de atrações com suas composições mais conhecidas, como “Coração Bobo”, “Cabelo no Pente”, “Sol e Chuva” e “Morena Tropicana”. A turnê celebra os mestres supremos do forró, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro - tão obrigatórios nas festas juninas quanto a canjica e o quentão. Já que a fogueira queima em homenagem ao santo padroeiro das festas de arraial, Alceu apresenta também a novíssima “São João”, composta para seu filme “A Luneta do Tempo”.
Além do show de Alceu Valença o Festival de Inverno terá, entre as atrações ao longo do mês de julho, Chico César e Gabriel O Pensador. Entre 08 e 25 de julho, as cidades se unem para oferecer atividades nas áreas da música, literatura e artes cênicas, plásticas e visuais. Realizado há 50, o Fórum atrai mais de 130 mil pessoas por edição.

 Cortejo de abertura
Antes do show de Alceu Valença, o Festival de Inverno habita as ruas de Ouro Preto a partir das 15h com o cortejo de abertura “Somos todos Chico Rei - Circo Arte-Educação e Cidadania”. Partindo de uma linguagem diferenciada, o cortejo retoma a lenda de Chico-Rei com cenas coreografadas, celebrando a cultura afro-brasileira. A concentração acontece no Largo do Cinema e sai em direção ao terminal integração José da Silva Araújo “Zé de Duca”, que será inaugurado às 16h. 
 A solenidade oficial de abertura do Festival de Inverno é realizada às 17h no Teatro Ouro Preto do Centro de Artes e Convenções de Ouro Preto e Mariana, apresentando nesse ano as intervenções artísticas que acontecem durante a abertura.
Para presentear o Festival sobe ao palco o pintor Uziel Rozenawjn, que irá preparar uma tela com pintura a óleo. Em seguida, há uma declamação de poema sob acompanhamento do músico Rufo Herrera, que também assume o palco para a execução de uma de suas peças.
Ainda durante o evento o professor de história, Alex Boher, concede uma pequena entrevista sobre o homenageado deste ano, Mestre Ataíde. A ocasião conta também com a participação da Banda Osquindô e do Coral da UFOP, entre outros.
Após a cerimônia haverá a abertura das exposições "Encontros e mestiçagens culturais" e "Xilogravuras: traços e impressões", no Salão Diamantina do Centro de Artes e Convenções da UFOP.

 Abertura de exposições
Para os amantes das artes, o Festival de Inverno estreia com seis exposições: “Ataíde e a arte barroca”, na biblioteca de obras raras da Escola de Minas, das 12h às 17h; “Construções”, de Hélcio Queiroz, no Salão da República Tabu, das 14h às 20h; “Mulheres reais: modas e modos do Rio de Dom João VI” na FIEMG; “Encontros e mestiçagens culturais” e “Xilograviras: traços e impressões”, no Salão Diamantina; e “Releitura”, de Zitto Bedat, no Salão Sabará, no Centro de Convenções da UFOP. 
A mostra “Circovolante - 10 anos de Alegria” inaugura a agenda de atrações culturais em Mariana, com abertura da exposição para visitação no Espaço Circo Volante, das 10h às 18h. Já a exposição “O Fio da Arte - escultura em arame” será aberta às 10h no Centro de Convenções de Mariana. A noite promete ser de muita diversão para quem for conferir o “Conexão Festival / Sagarana”, com a banda Vira-Saia no Sagarana Café Teatro, à meia-noite. 

Festival de atrações
Para sexta-feira, dia 9 de julho, o Festival de Inverno reservou um pacote imperdível de atrações musicais: em Ouro Preto, a partir das 22h, acontece o show do Renegado, na Praça da UFOP. No Bar do Festival, a atração a partir de meia-noite é o Clube da Bossa Nova e o “Conexão Festival / CAEM” apresenta Odilara, às 2h. Em Mariana, o “Conexão Festival / Sagarana” apresenta a Banda Jequetilavras, a partir de meia-noite.
Ao longo dos próximos 18 dias as ruas, ladeiras, praças, teatros e os mais variados espaços públicos de Ouro Preto e Mariana serão invadidos pelos espetáculos do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana. O evento cultural é um dos maiores do país e se destaca por sua ampla diversidade de atrações culturais. A programação completa, com a grade dos shows, espetáculos, exposições e oficinas, pode ser acessada no site oficial - www.festivaldeinverno.ufop.br
 O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2010 é uma realização da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em parceria com as Prefeituras Municipais de Ouro Preto e Mariana e a Fundação Educativa de Rádio e TV Ouro Preto (Feop). É patrocinado pela CEMIG, Gerdau, Vale, Caixa, Samarco, Petrobras, Santander, IFMG – Ouro Preto e Ministérios da Cultura e da Educação e conta com apoio cultural da Globo Minas, Feop, TV  UFOP, Rádio UFOP, Faop e SESI FIEMG. 

Exposições e caravanas levam arte a Ouro Preto, Mariana e distritos
Festival de Inverno de Ouro Preto chega a distritos de Ouro Preto e Mariana

Das artes plásticas às cênicas. Da literatura à fotografia. O público do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana será brindado com uma série de exposições fixas e com caravanas de cultura, destinadas a levar a arte inclusive aos recantos mais distantes da Região dos Inconfidentes. O olhar diferenciado dos artistas sobre temas do cotidiano e também sobre Mestre Ataíde, homenageado desta edição, traz um glamour especial ao evento. Até o dia 25, autores renomados vão expor suas obras nos principais espaços das cidades que sediam, mais uma vez, esta adorável imersão cultural.
Desde domingo, 11 de julho, está aberta a visitação a exposição “Um perfume de cores invadiu Margot”. De 9h às 19h, diariamente, na Galeria Fiemg, na Praça Tiradentes, em Ouro Preto, os visitantes poderão ver o trabalho do Coletivo Olho de Vidro. O grupo é formado por seis fotógrafos (Alexandre Martins, Antônio Laia, Dimas Guedes, Eduardo Tropia, Heber Bezerra e Neno Vianna) e o poeta (Guilherme Mansur), que, há quatro anos, trazem uma proposta inovadora para o Festival: cliques e letras convergem sempre para o tema do evento. Neste ano, traços e cores de Mestre Ataíde se encontram com o perfume de cores que invadiu Margot (verso do poema “Epigrama”, de Joan Salvat-Papasseit).
No campo das artes plásticas, a exposição “O Fio da Arte”, de Valdeir Moreira, traz esculturas feitas em arame combinadas a materiais encontrados na natureza, como raízes, pedras, cristais, quartzo e acrílico. A arte figurativa de suas esculturas mostra representantes da mitologia, da fauna e da flora e, em especial, a graciosidade das formas femininas em diferentes momentos do cotidiano. Suas peças podem ser vistas no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), em Mariana, de 9h às 19h, diariamente. Já a exposição “Resíduos Urbanos”, de Léo Piló, será aberta à visitação nesta segunda-feira, 12 de julho, na Câmara Municipal de Mariana, de 9h às 19h. O fascínio de sua obra está no uso de material reciclável do presente para uma obra que remete ao passado, a personagens históricos e anônimos que fazem crer ao observador serem pertencentes a uma outra época.
O Espaço Circo Volante, em Mariana, é o destaque das artes cênicas, comemorando 10 anos de alegria. Na literatura, a exposição “Ataíde e a Arte Barroca” não poderia estar em melhor espaço do que na Biblioteca de Obras Raras da Escola de Minas, em Ouro Preto. Na área de patrimônio cultural, chama atenção a exposição “Mulheres Reais – Modas e Modos do Rio de Dom João VI”, no espaço Fiemg, em Ouro Preto.

Caravanas
A arte também chega aos distritos, através de caravanas, intensificando a integração do Festival com as comunidades locais. No dia 15, o distrito de Cachoeira do Campo recebe exposições de fotografias, artes plásticas e ainda artes visuais (com Rafael Motta e Advânio Lessa). No dia 16, a caravana chega ao distrito de Santa Rita, agora com a participação do Instituto Candonguêro, nas artes visuais, que, continua, no dia 17, em Miguel Burnier, sempre a partir das 15h.

Toda a programação de exposições e de caravanas pode ser conferida através do site www.festivaldeinverno.ufop.br.
O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana é organizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em parceria com as prefeituras municipais de Ouro Preto e Mariana. O evento conta com o patrocínio da Gerdau Açominas, Vale, Cemig, Caixa Econômica Federal, Samarco, Petrobras, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Ministérios da Educação e da Cultura e apoio da Globo Minas, Fundação Educativa Rádio e Televisão Ouro Preto (FEOP), Rádio UFOP, TV UFOP, Câmara Municipal de Ouro Preto, Fundação de Arte Ouro Preto (FAOP), Sesi Fiemg, Santander e Sala de Ideias.

CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA:
Os veículos devem enviar para aci@ufop.br o nome completo do profissional, função e o nome do veículo. As credenciais estarão disponíveis a partir do dia 8 de julho, às 15h, na sala da Imprensa do Festival, no Centro de Artes e Convenções da UFOP.

Assessoria de Imprensa
Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana
Rondon Marques e Christiane Lopes
(0xx31) 3559-3440/ 3405/ 3406

Oficinas do Festival

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL