São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Tradições da Comemoração dos Passos "Combate dos Sinos" . Catedral Basílica de Nsra do Pilar, Igreja de Nsra do Carmo e Igreja de São Francisco de Assis . 2022

Data

26/03/2022

Hora

15h, 18h e 20h

Cidade

SJDR

Descrição

Pode ser uma imagem de texto que diz "Tradições da Comemoração dos Rassos Combate dos sinos"

São João del-Rei é conhecida como a “Terra onde os Sinos falam”. A comunicação através de sinos é utilizada desde os tempos coloniais. A “Linguagem dos Sinos”, se dá através dos toques, repiques, badaladas e reviradas, os sinos marcam as horas, convidam para missas, avisam sobre procissões e festas e até mesmo sobre o falecimento de moradores.

Nos próximos dias acontece o famoso “Combate dos Sinos”. São três dias inteiros em que a meninada se reúne nas torres e sineiro velho volta a ser criança. É uma festa ou uma guerra, dependendo do ponto de vista.

O Combate acontece durante a Comemoração dos Passos, que ocorre no quarto final de semana da quaresma. Enquanto dentro das igrejas paira um clima de piedade e reflexão, preparação das imagens, as torres são tomadas pela empolgação dos sineiros e pelo toque frenético dos sinos. Afinal, ganha o sino que revirar por mais tempo.

A batalha começa na sexta-feira e, primeiramente, a disputa é entre a torre da Igreja do Carmo e da Catedral. O esquema é até simples: a Catedral, que comanda este dia de Combate, dita quais dobres e reviradas devem ser feitos e em qual velocidade. Os sineiros do Carmo copiam tudo, sempre tentando acompanhar. Quem parar primeiro é o perdedor. No sábado, a competição é entre a torre da Igreja São Francisco de Assis e a da Catedral. No domingo, as 3 igrejas participam.

Também são improvisadas formas de comunicação entre as torres das três igrejas: panos e camisas vermelhas são estendidos e girados nas janelas, provocando o rival a revirar o sino mais rápido; já as peças brancas são usadas para pedir um pouco mais de calma.

Para os sineiros, o Combate dos Sinos é a uma das datas mais importantes do ano. Sineiros antigos e aposentados, adultos que tocavam sino quando criança, crianças e jovens que ainda estão aprendendo – todos se reúnem nas torres. E não se envergonham ao contar que não sabem como surgiu a tradição, por ser muito antiga. Só se orgulham de afirmar que o Combate dos Sinos nasceu, assim como eles, em São João del-Rei.

Horário dos Dobres
Sexta e Sábado (25 e 26 de março) – 12h15, 15 horas, 18 horas e na hora da Procissão às 20 horas;
Domingo (27 de março) – 12h15, 15 horas, 17 horas e na hora da Procissão às 18 horas.

Créditos/Fonte: sinoancias.com.br


Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes e região. Registre gratuitamente a sua agenda cultural, seminário, evento, palestras, o seu trabalho, sua pesquisa, artigo etc | Contribua com fotos, dados, atualizações e acervo: todos os créditos e colaborações serão registrados.

Vídeo Atitude Cultural

Curta e compartilhe o nosso conteúdo!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL