Agenda Cultural
23º Inverno Cultural . Paisagens Sonoras . Ouvir, ver, sentir . 17 a 31 de julho
Data
Descrição
Paisagens Sonoras: ouvir, ver e sentir
Uma paisagem sonora é um mosaico de seres, relações, espaços e perspectivas, na qual os sons tecem uma complexa trama. A ambiência faz emergir musicalidades, demarcando culturalmente o espaço dos homens, suas relações entre si e com a terra, seus cantares e crenças: as mitologias de Minas. E a cultura mineira não possui apenas uma, mas múltiplas paisagens sonoras, reforçando sentimentos de pertencimento, de estranhamento e de encantamento.
Curiosamente, a representação gráfica de um grupo de ondas sonoras forma um perfil similar às paisagens montanhosas das Gerais. E São João del-Rei, com a peculiar musicalidade de seus sinos e toques, recentemente registrados como bem do patrimônio imaterial nacional, possui grande variedade de sonoridades. A riqueza dos sons de pássaros, sirenes, trombetas, orquestras bicentenárias, bandas de música, procissões, carnavais e tambores transcende seus espaços de origem, revelando sempre uma cidade surpreendente. E tudo isso insere São João del-Rei em um contexto cultural e artístico universal.
Tal multiplicidade justificaria a escolha do tema para o 23º Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei, festival de cultura e arte de âmbito nacional. No entanto nós nos apropriamos do conceito de Paisagens Sonoras e dilatamos seu sentido. Procuramos estabelecer relações entre os sons e as demais linguagens expressivas – artes visuais, corporais, literatura, teatro, cinema e a própria música.
Fonte: http://www.invernocultural.ufsj.edu.br/
Inscrições e Guia de Oficinas do 23º Inverno Cultural