São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Série "Brasil 2022, uma Celebração Crítica" . Alfredo Attié e João Cândido Portinari . Youtube . 2021

Data

25/11/2021

Hora

18h

Cidade

SP

Descrição

5a feira, dia 25 de novembro, ao vivo, às 18 horas, pelo YouTube (www.youtube.com/c/AlfredoAttié), o jurista e filósofo Alfredo Attié conversa com o matemático e professor João Candido Portinari.

No Episódio 23 da Série: "Brasil 2022, uma Celebração Crítica",  que indaga e propõe "independência? Reescrevendo a História e Redesenhando o Futuro". concebida, para a Academia Paulista de Direito, Cadeira San Tiago Dantas, por Attié, uma conversa sobre "Brasil 2022 e Arte", com a participação de João Candido, escritor premiado com o Jabuti, professor, matemático e doutor em engenharia, diretor-geral do Projeto Portinari.

Os programas da Série "Brasil 2022, uma Celebração Crítica" refletem a respeito do Bicentenário do Brasil, tratando de diversos temas, entre a história, a filosofia, o direito, a política, a economia, as artes, as culturas e as ciências, indagando o que fizemos até aqui e o que podemos fazer, nós, brasileiros e brasileiras.

Alfredo Attié iniciou esse processo de reflexão sobre a história brasileira, em seus aspectos políticos, jurídicos e constitucionais, desde o início de sua formação acadêmica, tendo-se proposto a tarefa de repensar os fundamentos da construção do que chamamos de Brasil, para os 200 anos da assim considerada independência política, logo ao tomar posse da Presidência da Academia Paulista de Direito, em 2017. Estudou direito e história na USP, doutorou-se em filosofia, é escritor, sendo uma de suas contribuições a análise da questão da alteridade e sua presença no direito. 


Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes e região - cadastre gratuitamente o seu evento cultural em contato. Curta e siga a página do Atitude Cultural no Facebook e Instagram. Vídeo Atitudes Culturais: 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.