São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Seminário Internacional "Seminário Futuro da Memória | PALESTRAS E MESAS" . Museu da Pessoa . Inscrições online . 2021.

Data

17/11/2021

Hora

11h

Cidade

SP

Descrição

Inscrições Gratuitas!

Inscrições

https://www.sympla.com.br/seminario-futuro-da-memoria--palestras-e-mesas__1401317?fbclid=IwAR3NbYnfzubbDhSwS1Ujlgz8oXpP1bEZQtGCgZoTiY7O9JlKRIJ8SRrRB6w

Qual o futuro da memória?

As novas tecnologias vêm reorganizando as formas de vida em âmbito público e privado, nos desafiando a pensar novos papéis da memória no futuro. Qual o impacto dos avanços tecnológicos nas técnicas de registro, preservação e compartilhamento de memórias pela sociedade?

O que serão os museus no século XXI? E qual será o papel da cultura, da educação, da economia e das novas tecnologias para moldar as memórias pessoais e coletivas?

Abordando questões relacionadas à memória ontem, hoje e amanhã, o Seminário Internacional Futuro da Memória propõe palestras, mesas de debate e oficinas temáticas, convidando membros de instituições públicas, privadas, organizações do terceiro setor, pesquisadores e público em geral para participarem ativamente da construção do conhecimento nos campos de memória, cultura, tecnologia social e acervos virtuais.

O evento traz ainda os resultados obtidos pelo Museu da Pessoa com a implementação de um vasto programa de inovação, fortalecimento e consolidação do seu acervo, graças à inestimável parceria firmada entre a instituição e o BNDES.

A programação conta com destaques internacionais, trazendo ao público uma palestra exclusiva com o Prêmio Nobel de Literatura de 2006, o escritor Orhan Pamuk. Seu Museu da Inocência é uma proposta original dentro do campo da conservação e representação histórica, partindo de uma proposta fictícia para registrar usos e costumes da Turquia entre 1970 e 2000.

O Seminário é uma realização do Museu da Pessoa e BNDES, com o apoio do Itaú Cultural e parceria institucional do ICOM - International Council of Museums e Editora Companhia das Letras.

PROGRAMAÇÃO

17 de novembro de 2021 | quarta-feira | 11h às 19h

A memória não é estática e imutável: está em constante transformação. Não depende apenas do passado, mas da compreensão do futuro que se constrói. As novas tecnologias impactam diretamente na maneira como são construídas e multiplicadas as nossas memórias.

Futuro da Memória busca discutir as diversas perspectivas sobre o papel da memória na sociedade contemporânea brasileira, e é um marco da parceria entre o Museu da Pessoa e o BNDES, que contribuiu para o tratamento e digitalização de todo o acervo dessa instituição de conservação das histórias de vida de tantos brasileiros. Na abertura, a diretora do Museu da Pessoa, Karen Worcman, dá uma visão geral sobre o seminário.

Os museus do século 21. Qual é o lugar dos museus para humanizar a sociedade do futuro?

O vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 2006 fala do papel dos museus na humanização da sociedade do futuro através de sua experiência singular. Complementando seu romance O Museu da Inocência (Cia. das Letras, 2008), o autor fundou em 2012 um museu homônimo em uma casa em Istambul, cujo acervo traz uma série de objetos cotidianos usados com base para a criação das personagens do livro.

Por meio deles, faz-se um resgate da História da Turquia entre os anos 1970 e 2000 num recorte intimista, com lastro na vida privada dessas personagens. É uma experiência de registro da memória original, que funde ficção e realidade para reconstituir costumes e suas mudanças durante o fim do século XX na Turquia.

Com Andres Falconer, Flavia Constant e Maria Leinad Carbognin

Mediação: Karen Worcman, fundadora e curadora do Museu da Pessoa

As constantes mudanças e desafios incitam governos, empreendedores e organizações a pensar novas formas de interagir com a sociedade. Isso exige inovação social. A partir de casos práticos, a mesa discute estratégias de inovação e ações com alto impacto em sociedade. Qual é o papel da memória e das histórias como ferramenta para compreensão do desenvolvimento local e territorial?

Sobre os(as) participantes:

Andres Falconer: Consultor do Banco Mundial e dos Fundos de Investimento para o Clima em Washington (EUA), atuando nas áreas de engajamento de stakeholders, parcerias, transparência e governança pública. É mestre e graduado em Administração pela FEA-USP e fellow do Johns Hopkins Center for Civil Society Studies.

Flavia Constant: Gerente executiva de Investimento Social, Cultura, Pesquisa e Conhecimento da Vale S.A, que atua diretamente com iniciativas como Fundação Vale e o Instituto Cultural Vale. Atua há mais de 25 anos desenvolvendo projetos de educação, geração de renda, meio ambiente, conhecimento, patrimônio e cultura.

Maria Leinad Vasconcelos Carbognin: Diretora-executiva da Fundação Brasil Cidadão, desde 2000 desenvolve em Icapuí (CE) uma experiência de desenvolvimento sustentável com base no Programa Teia da Sustentabilidade. Os projetos partem de uma visão sistêmica do território, com atividades econômicas de baixo impacto ambiental, educação e gestão ambiental.

Com Jader Rosa, Janaína Oliveira, Luciane Gorgulho e Lucimara Letelier

Mediação: Marcos Terra, diretor-executivo do Museu da Pessoa

Memória e criatividade são fomento para a economia criativa. O interesse atual por essa área norteia perspectivas para a museologia, onde Memória, História e Design coexistem. A mesa debate iniciativas que mesclam memória, História e economia criativa.

Sobre os(as) participantes:

Jader Rosa: Designer e mestre em multimeios pela Unicamp. Atualmente atua como gerente do Observatório Itaú Cultura com o propósito de pesquisar e fomentar a economia criativa e contribuir para a formulação de políticas culturais do país.

Luciane Gorgulho: Economista e mestre em Economia Industrial pela UFRJ e MBA Executivo pela COPPEAD, entrou por concurso no BNDES (1992), onde hoje é Chefe do Depto. de Desenvolvimento Urbano, Patrimônio e Turismo. Cedida à FINEP entre 1999 e 2003, estruturou o Projeto Inovar, para a capitalização de empresas inovadoras.

Lucimara Letelier: Atua com museus, cultura e organizações sociais há mais de 20 anos como gestora, consultora, professora, articuladora de redes e curadora de seminários. Trabalhou com diversas instituições, como Museu do Amanhã, Museu da Língua Portuguesa, Museu da Imigração, Museu de Arte do Rio e Guggenheim Museum, entre outros.

Janaína Oliveira: Pesquisadora e curadora, é doutora em História, professora no IFRJ, e Fulbright Scholar no Centro de Estudos Africanos na Universidade de Howard (Washington DC, EUA). Curadora do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul (RJ). É idealizadora e coordenadora do Fórum Itinerante de Cinema Negro (www.ficine.org).

Com Andrew Hoskins, Eddy Malenfant, Kristina Cimova e Pierrot Ross-Tremblay

Mediação: Lucas Lara, diretor de museologia do Museu da Pessoa

A mesa aborda as consequências da revolução digital sobre conceitos como conexão, indivíduo, autoria e verdade. Com a mercantilização das pessoas pelas redes sociais, a memória se torna apenas mediação entre o indivíduo e o mundo. A pessoa deixa de ser sujeito para se tornar espectador de si mesmo. Há memória sem significação? Quais as novas formas de criar sentido para a memória?

Sobre os(as) participantes:

Andrew Hoskins: Professor na Universidade de Glasgow (UK). Co-editor-chefe fundador do Journal of Memory, Mind & Media. Editor-chefe fundador do Journal of Memory Studies e co-editor-chefe fundador do Journal of Digital War. Seu último livro é Radical War: Data, Attention and Control in the 21st Century (Hurst 2022, com Matthew Ford).

Eddy Malenfant: Cineasta, trabalhou na Radio Canada e Télé-Québec antes de ser fundador da Production Manitu Inc. (1987), com Zacharie Bellefleur, Céline Vollant e Evelyne St-Onge. Dirigiu mais de 50 filmes sobre a cultura Innu, entre eles Innu Aitun, série de 13 documentários sobre o conhecimento tradicional dessa etnia.

Kristina Cimova: Pesquisadora da Universidade de Glasgow (UK). Sua pesquisa se concentra em assuntos atuais e cultura na Europa Central e seu PhD examinou a corrupção na saúde na Eslováquia. Atualmente, trabalha com Andrew Hoskins em um projeto sobre esquecimento digital e no próximo livro: Is Memory Finished?

Pierrot Ross-Tremblay: Professor do Instituto de Pesquisa e Estudos Indígenas da Universidade de Ottawa, detém a Cátedra de Pesquisa do Canadá em Tradições Intelectuais Indígenas e Autodeterminação. A sua investigação centra-se na memória e no esquecimento, nas tradições orais e jurídicas e nas práticas de soberania e autodeterminação.


Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes e região - cadastre gratuitamente o seu evento cultural em contato. Curta e siga a página do Atitude Cultural no Facebook e Instagram. Vídeo Atitudes Culturais: 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.