São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Conferência "As frutas e o paladar nas pinturas da Casa de Padre Toledo com Angela Brandão" . Série "Diálogos: História da Arte e Patrimônio . CEPHAP/UFSJ . Inscrições via Sympla . 2021

Data

27/11/2021

Hora

16h

Cidade

SJDR

Descrição

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "iálogos: História da Arte e Patrimonio As frutas e o paladar nas pinturas da Casa de Padre Toledo Angela Brandão doutora em história da arte pela Universidade de Granada, Espanha professora no departamento no programa de pos-graduação em historia da arte da UNIFESP 27 de novembro de 2021 (sábado) 16 horas Plataforma 'Google Meet' Inscrições via Sympla 6 CEPHAP UFSJ UFSJ M Universidade U de João del-Rei Rei Federal"

É com satisfação que o Centro de Estudos e Pesquisas em História da Arte e Patrimônio da Universidade Federal de São João del-Rei realiza a sexta e última edição da série 'Diálogos: História da Arte e Patrimônio'. Nesta edição contamos com a pesquisadora e professora de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo, Angela Brandão, que apresentará a conferência: As frutas e o paladar nas pinturas da Casa do Padre Toledo.

A Casa de Padre Toledo, em Tiradentes, Minas Gerais, possui um conjunto de pinturas de teto em têmpera sobre madeira de autoria desconhecida, datadas da segunda metade do século XVIII. Na sala de jantar há representações de frutas, tema raro na pintura colonial brasileira, uma vez que o gênero pictórico da natureza-morta não esteve muito presente. No salão principal da morada há cenas de casais galantes como personagens da mitologia clássica que representam os Cinco Sentidos. Esta palestra pretende abordar tais imagens a partir de uma combinação de livre de fontes documentais, tais como o inventário da casa realizado durante a Devassa da Inconfidência Mineira; livros de culinária presentes em bibliotecas da época; leis canônicas que condenavam a gula; entre outros textos - como um exercício ensaístico de intertextualidade. Pretende-se, na medida do possível, inserir as pinturas sobre os Cinco Sentidos em contexto iconográfico mais amplo, por meio de um esboço panorâmico da temática na arte ocidental; porém com foco no século XVIII e em sua cultura voltada para as sensações e os prazeres, com base na ideia de uma religião da felicidade.

Acesse: https://www.sympla.com.br/as-frutas-e-o-paladar-nas...


Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes e região - cadastre gratuitamente o seu evento cultural em contato. Curta e siga a página do Atitude Cultural no Facebook e Instagram. Vídeo Atitudes Culturais: 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.