São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Comemorações dos 300 anos do início da construção da Catedral Basílica de Nsra do Pilar. De 09 a 12 de setembro . Ao vivo YouTube . 2021

Data

09/09/2021

Cidade

SJDR

Descrição

Pode ser uma imagem de texto que diz "x** Marco Luan"

Ao vivo

 https://www.youtube.com/channel/UCEAwByfJ6SQ8KNRxA5jdYsA

Comemoração dos 300 anos do início da construção da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar  

 Para solenizar tão notável efeméride da passagem dos 300 anos do início da sua construção, a Paróquia da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar e a Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento irão promover festividades propícias, para as quais vêm convidar a todos a tomarem parte, conforme a programação seguinte.

Programação de 09 a 11 de setembro

  • 19h – Missa com pregação, em seguida, Bênção do Santíssimo Sacramento
  • Temas

09/09 - Igreja: Casa de Deus e da comunidade cristã. Pregador: Dom Gil Antônio Moreira (DD Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora). Participação dos Reverendíssimos Senhores Padres da Forania de Nsra da Conceição.

10/09 – Catedral: Igreja-Mãe de todas as Igrejas da Diocese. Pregador: Dom Airton José dos Santos (DD Arcebispo Metropolitano de Mariana). Participação dos Reverendíssimos Senhores Padres da Forania de Nsra do Porto da Eterna Salvação e da Forania de Nsra de Nazaré.

11/09 – Basílica: Igreja de um particular vínculo com a Diocese de Roma e o Papa. Pregador Dom José Eudes Campos do Nascimento (DD Bispo Diocesano de São João del-Rei). Participação dos Reverendíssimos Senhores Padres da Forania de Sant’Ana.

  •  12 de setembro

300 anos da concessão da provisão para a construção da Catedral Basílica de Nsra do Pilar.

6h, 8h e 17h – Santas Missas

10h – Santa Missa Solene cantada, presidida por sua excelentíssima e Reverendíssima Dom Walmor Oliveira de Azevedo (DD Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil/CNBB). Participação dos Reverendíssimos Senhores Padres da Forania de Nsra do Pilar e Forania do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

19h – Santa Missa Festiva, em seguida, será entoado solenemente o hino de ação de graças Te Deum Laudamus seguida de Bênção do Santíssimo Sacramento.

  • Exposição Temporário Museu de Arte Sacra

- Inauguração dia 11 de setembro, após o exercício do Tríduo. Dom José Eudes Campos do Nascimento inaugurará a Exposição “Catedral Basílica de Nsra do Pilar: Casa de Deus, Porta do Céu” na nova sala de exposições temporária do Museu de Arte Sacra de São João del-Rei. A Exposição estará aberta ao público a partir do dia 12 de setembro, de acordo com os horários de funcionamento do Museu.

  •  Avisos

- Os fieis que desejarem tomar parte nas cerimônias deverão retirar o seu convite na Secretaria da Paróquia.

- A Santa Missa Solene das 10h será transmitidas pela Rádio Emboabas FM 96,9 +Música e pela Rádio São João del – Rei AM. Todas as cerimônias serão transmitidas pelas mídias sociais da Paróquia da Catedral Basílica de Nsra do Pilar pelo Facebook e YouTube.

- Parte Musical: o Tríduo será abrilhantado pela Orquestra Ribeiro Bastos, o canto TE DEU LAUDAMUS será abrilhantado pela Orquestra Lira Sanjoanense. A Santa Missa das 19h do dia 12 de setembro será abrilhantada pelo Coro Gregoriano da Associação dos Coroinhas de Dom Bosco da Catedral Basílica de Nsa do Pilar. A Banda de Música do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha de São João del-Rei abrilhantará a entrada da Santa Missa Solene.

 

Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes e região - cadastre gratuitamente o seu evento cultural em 
contato. Curta e siga a página do Atitude Cultural no Facebook e Instagram. Vídeo Atitudes Culturais: 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.