São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

3ª Mostra de Cinema de Pitangui . De 08 a 12 de outubro . Atividades gratuitas . 2021

Data

08/10/2021

Cidade

Pitangui

Descrição

Pode ser uma imagem de ao ar livre e texto

Programação

O início da programação da 3ª Mostra de Cinema de Pitangui será no mês de setembro, com atividades de capacitação audiovisual. A mostra será realizada nos dias 8, 9, 10, 11 e 12 de outubro (sexta a terça).

Informações https://mostracinemapitangui.com.br/3a-mostra/

Mostra Homenageados – Um longa e dois curtas.

Mostra Infantil – Um longa e cinco curtas.

Mostra Temática – Um longa e dez curtas.

Mostra Sétima Vila – Encerrará o evento, com 28 filmes curtas-metragens produzidos nos cursos. Durante esta mostra, no dia 11, serão entregues os certificados dos alunos e alunas participantes dos quatro cursos.

Após cada uma das mostras serão realizados debates virtuais ao vivo entre representantes dos filmes participantes e o público. Estes debates ficarão disponíveis no site da mostra. Nos cinco dias da mostra será montada uma estrutura em praça pública com telão, projetor, som e cadeiras, com capacidade para 150 pessoas.

Este espaço será montado a céu aberto e obedecerá medidas de segurança para evitar o contágio pelo coronavírus: distribuição gratuita de máscaras para o público que não estiver utilizando o acessório necessário, disponibilização gratuita de álcool em gel e instalação de 150 cadeiras, obedecendo à distância de dois metros entre elas.


Cursos e inscrições

Meu Primeiro Curta Animado

O curso trará uma visão geral sobre o universo da animação, proporcionando o primeiro contato com o desenho animado e a animação stop-motion. Serão experimentadas diversas técnicas e os participantes desenvolverão três roteiros e produzirão três filmes de um minuto cada. Serão aulas de animação que trabalharão a criatividade, a organização, a socialização e autoestima.

Carga horária: 24 horas/aula.
Público: crianças com idades de 6 a 9 anos.
Vagas: 15.
Dias: 15, 16, 17, 18, 19 e 20 de setembro (quarta a segunda).
Horários: das 9h às 13h.
Local: Escola Estadual Francisca Botelho. Praça Doutor Isauro Epifânio, 46, Centro.

Atividade gratuita e presencial.

O curso “Meu 1º Curta Animado” é ministrado por Jackson Abacatu. Artista plástico, cineasta e músico formado em Cinema de Animação e Escultura na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou dezenas de curtas e videoclipes exibidos em países como Argentina, Colômbia, Canadá, Itália e Armênia. Lançou dois álbuns como artista solo: “Trilhas sonoras de filmes quiméricos (2018)” e “Abstract Works (2019).” Diretor da produtora audiovisual Etama Produções.

MEU PRIMEIRO CURTA ANIMADO – INSCRIÇÃO



Brincar de Fazer Cinema: Vídeo na Web

O curso proporcionará às crianças uma visão geral sobre o universo do cinema, ensinando-as a realizarem vídeos para a internet. Por meio de dinâmicas e práticas, os alunos exercitarão sua expressividade e poder de comunicação aprendendo diversas técnicas de roteiro, filmagem e edição para vídeos curtos, mas extremamente divertidos. Serão desenvolvidos cinco roteiros e produzidos cinco filmes de curta-metragem, de três minutos cada. Os participantes aprenderão na prática como realizar suas próprias produções cinematográficas.

Carga horária: 24 horas/aula.
Público: crianças com idades de 9 a 12 anos.
Vagas: 15.
Dias: 22, 23, 24, 25, 26 e 27 de setembro (quarta a segunda).
Horários: de 13h às 17h.
Local: Escola Estadual Francisca Botelho. Praça Doutor Isauro Epifânio, 46, Centro.

Atividade gratuita e presencial.

O curso “Brincar de Fazer Cinema: Vídeo na Web” é ministrado por Thiago Amoreira. Bacharel em Artes Visuais com formação complementar em Arte e Tecnologia pela Escola de Belas Artes da UFMG. Tem sua trajetória de pesquisa voltada às artes tecnológicas. Atualmente trabalha junto à uma rede colaborativa chamada Toki Network, onde pessoas se ajudam a crescer pessoal e profissionalmente.

BRINCAR DE FAZER CINEMA: VÍDEO NA WEB – INSCRIÇÃO



Curta o Cinema em Pitangui

O curso propõe a sensibilização essencial aos mecanismos de realização audiovisual. A imagem pode se aliar ao pensamento e ser um instrumento para se compreender o mundo e sua memória. Um instrumento para a expressão e a criação. O objetivo do curso é produzir cinco curtas-metragens, de cinco minutos cada, que tenham como base a memória dos participantes e o patrimônio cultural e ambiental da cidade de Pitangui.

Carga horária: 40 horas/aula.

Público: interessados acima de 12 anos.

Vagas: 15.
Dias: 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21 e 22 de setembro (quarta a quarta).
Horários: dias de semana das 18h às 22h. Sábado e domingo das 9h às 13h e das 14h às 18h.
Local: Escola Estadual Francisca Botelho. Praça Doutor Isauro Epifânio, 46, Centro.

Atividade gratuita e presencial.

O curso “Curta o Cinema em Pitangui” é ministrado por Labibe Araújo. Publicitária por formação, fotógrafa, filmaker, arte educadora e integrante do Coletivo de Cinema Negro Coisa de Preto. No cinema realizou trabalhos como diretora, assistente de direção, diretora de fotografia, produtora e diretora de arte, além de produção e realização de mostras de cinema, oficinas e cineclubes.

CURTA O CINEMA EM PITANGUI – INSCRIÇÃO



Audiovisual Como Ferramenta de Divulgação e Produção de Conhecimento

O curso pretende abordar de forma geral diferentes possibilidades de utilização do audiovisual como ferramenta de divulgação e produção de conhecimento e de seu uso no ensino. Serão abordados a história e a evolução do audiovisual como linguagem, sua relação com a educação, a crítica a seus produtos e suas diferentes formas de produção.

Será dada prioridade à análise crítica de produtos audiovisuais voltados para o ensino, seu uso na sala de aula ou no ambiente educativo, o planejamento crítico e a prática da produção relacionada à educação. Serão produzidas 15 micronarrativas audiovisuais, de um minuto cada, com temáticas sobre o patrimônio material e imaterial do município de Pitangui, escolhidas pelos participantes.

Carga horária: 30 horas/aula.
Público: acima de 12 anos (preferencialmente para funcionários de instituições educativas e culturais, professores, educadores e interessados em usar o processo de produção audiovisual como ferramenta de divulgação e produção de conhecimento).
Vagas: 15.
Dias: 23, 24, 25, 26 e 27 de setembro (quinta a segunda).
Horários: dias de semana, das 18h às 22:40. Sábado e domingo, das 9h às 13h e das 14h às 18h.
Local: Escola Estadual Francisca Botelho. Praça Doutor Isauro Epifânio, 46, Centro.

Atividade gratuita e presencial.

O curso “Audiovisual Como Ferramenta de Divulgação de Conhecimento” é ministrado Linguagem e da Comunicação pela Universidade por Giselle Dietze. Mestre em Ciências da de Neuchâtel (Suíça) e graduada em Jornalismo pela PUC Minas, atua como fotógrafa documental e jornalística independente desde 2016. Em seu percurso pelo audiovisual participou da produção de vídeos para o Centro de Referência Virtual do Professor (SEE-MG). Como assistente de direção, foi produtora na Produz Vídeo e realizou diversos vídeos institucionais para a Universidade de Neuchâtel. Tem atuação como produtora executiva na Aicó Culturas e como ministrante de oficinas e editora na 3ª e 4ª edições do projeto “Horizontes Periféricos”.

AUDIOVISUAL COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO
E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO – INSCRIÇÃO

Todas as atividades das oficinas serão registradas e documentadas por meio de fotos e vídeos. O objetivo é gerar material com depoimentos, comentários sobre os processos criativos, percepções e impressões. Esses registros e também os filmes produzidos pelos alunos serão publicados no site e compartilhados nas mídia sociais da “Mostra de Cinema”.


Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes e região - cadastre gratuitamente o seu evento cultural em contato. Curta e siga a página do Atitude Cultural no Facebook e Instagram. Vídeo Atitudes Culturais: 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.