São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Concerto Comemorativo "Data Natalícia Compositor Pe. José Maria Xavier" . Orquestra Ribeiro Bastos . Igreja São Francisco de Assis . YouTube . 2021

Data

22/08/2021

Hora

19h

Cidade

SJDR

Descrição

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz

- Para assistir ao Concerto de forma presencial, retire sua senha na Secretaria da Igreja de São Francisco de Assis.

- Acompanhe através das mídias sociais

YouTube

https://www.youtube.com/channel/UCTI-3RRFeiFNG8c_RtFiihw

Facebook

https://www.facebook.com/votsaofranciscodeassis

Com grande alegria nossa Bicentenária Orquestra Ribeiro Bastos irá fazer uma justíssima homenagem ao grande compositor são-joanense, Padre José Maria Xavier, neste mês em que se comemora a passagem de sua data natalícia (23/08), apresentando um Concerto com sua obra-prima, que neste ano de 2021 se comemoram os 150 anos de sua composição:

os responsórios dos Ofícios de Trevas!

Setembro de 1871 - responsórios do Ofício de Trevas de Quinta-feira Santa

Outubro de 1871 - responsórios do Ofícios de Trevas de Sexta-feira Santa

Novembro de 1871 - responsórios do Ofícios de Trevas de Sábado Santo

Sendo os responsórios dos três Ofícios de 1871, ainda que datados de meses subsequentes, nossa Bicentenária Orquestra Ribeiro Bastos fará no próximo dia 22 de agosto, véspera da passagem da data natalícia do Padre Mestre, um Concerto com a obra integral destes responsórios, mais as antífonas solenes e o cântico de Zacarias e o o Miserere mei Deus, que não faz mais parte da liturgia no como o Ofício de Trevas é celebrado atualmente, mas que existe música composta do mesmo certamente que eram executados para a celebração na época em que foram compostos.

Belíssimo e muito querido de todos, vocês terão a oportunidade de apreciar neste ano, agora de forma presencial, esta obra-prima do Padre José Maria Xavier: os responsórios dos Ofícios de Trevas!

Vamos juntos celebrar o dom da vida e o legado do Padre José Maria Xavier, louvando a Deus pelos talentos concedidos ao Padre Mestre, e em agradecimento por esta riqueza não ter se perdido no tempo!

E uma vez chegada até nossos dias, com muito carinho, muita responsabilidade, muito comprometimento artístico, assim buscamos executá-los sempre, sejam nas missas do período quaresmal, seja em Concerto, como este, e especialmente, nas belíssimas celebrações dos Ofícios de Trevas na Semana Santa da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar!
Viva o Padre José Maria Xavier!

Viva sua obra-prima: os responsórios dos Ofícios de Trevas de Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa e Sábado Santo!

Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes e região - cadastre gratuitamente o seu evento cultural em contato. Curta e siga a página do Atitude Cultural no Facebook e Instagram. Vídeo Atitudes Culturais: 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.