São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Documentário Voz dos Sinos . Morandi Fotocinegrafia . Disponível no YouTube . 2021

Data

08/08/2021

Cidade

SJDR

Descrição

Disponível em

https://www.youtube.com/watch?v=JWkARHxYY_k&t=18s


A linguagem dos sinos e o oficio de sineiro é um patrimônio imaterial registrado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) no Brasil, que sobrevive em cidades históricas de Minas Gerais, com maior destaque em São João del-Rei. 

A cidade tem registrado mais de 40 tipos de toques, e, seus códigos de comunicação sonoros são transmitidos através do saber popular de geração para geração em um ato de persistência e amor. Este ato, que envolve, tradição, e sobretudo preservação, não só de uma forma imaterial, mas também material (uma vez que o sino também é um objeto mecânico) é o tema central deste filme, que traz depoimentos que nos levam a refletir sobre essa voz do sino, seu contexto atual e seu futuro. 

 Este filme fez parte de um processo antropológico de criação de Thiago de Andrade Morandi, durante sua investigação de mestrado no Programa Interdepartamental de Pós-Graduação em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (UFSJ). Especificamente neste filme são explorados na prática estudos de espaço e memoria, patrimônio, acupuntura urbana, paisagens sonoras e estudos midiáticos.


Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes e região - cadastre gratuitamente o seu evento cultural em contato. Curta e siga a página do Atitude Cultural no Facebook e Instagram. Vídeo Atitudes Culturais: 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.