Publicações
Tipo: Artigos | Cartilhas | Livros | Teses e Monografias | Pesquisas | Lideranças e Mecenas | Diversos
Escopo: São João del-Rei | Tiradentes | Ouro Preto | Minas Gerais | Brasil | Mundo
Programas de Extensão para idosos . Universidade Federal de São João del-Rei -
Descrição
Programa de atividade física em Instituição de Longa Permanência para Idosos visando à melhoria da qualidade de vida e autonomia funcional
ANDREA CARMEN GUIMARAES
andreaguimaraes@ufsj.edu.br
O programa em tem como objetivo contribuir para a melhoria da autonomia funcional e qualidade de vida através da ação transdisciplinar dentro da Instituição de Longa Permanência. Proporciona aos idosos da Instituição de Longa Permanência um maior desenvolvimento da cognição através das atividades desenvolvidas; capacita aos idosos melhora funcional; possibilita aos idosos o desenvolvimento de escolhas autônomas, buscando através da escuta, das observações e do trabalho humanizado, ajudar estes a resgatarem características de sua individualidade; restaura a autoconfiança dos gerontes através da realização das atividades da vida diária; favorece a interação e convivência social entre os próprios idosos, entre idosos e funcionários e até mesmo idosos e acadêmicos.
Intervenção psicossocial em Instituições asilares de longa permanência para idosos: ludicidade, identidade e processo grupal
MARCOS VIEIRA SILVA
mvsilva@ufsj.edu.br
Trabalha com as instituições na promoção de uma melhor qualidade de vida dos idosos do Albergue Santo Antônio, em São João del-Rei, do Lar Monsenhor Assis, de Prados, através do resgate de auto-estima, da recuperação da identidade social e da vitalidade, do respeito às suas individualidades, maximização de suas habilidades, sem mascaramento das perdas e limitações próprias dessa fase da vida, buscando ressignificá-las.
Programa Universidade para a Terceira Idade
MARIA ANALIA CATIZANE RAMOS
catizane@ufsj.edu.br
Esse programa oferece à comunidade de pessoas acima dos 55 anos, atividades físicas, artísticas e culturais, de caráter diversificado, que objetivem a manutenção da saúde, biopsicossocial, e a consequente melhoria da qualidade de vida, de modo a resgatar a cidadania dessa população crescente.
Corporeidade e arte na terceira idade
SERGIO DE FIGUEIREDO ROCHA
sergiorocha@ufsj.edu.br
Oferece à população idosa de São Tiago/MG atividades que contribuam para um envelhecimento mais saudável que se reflita na melhoria dos níveis de qualidade de vida e da auto-estima. Estimula a convivência cooperativa entre os idosos por meio de atividades que envolvam relações afetivas; oferece atividades físicas que estimulem o desenvolvimento da capacidade aeróbia, flexibilidade e força; oferece atividades que promovam o desenvolvimento de habilidades musicais juntamente com uma estimulação das funções cognitivas e motoras; oferece atividades que promovam o desenvolvimento de habilidades expressivas da comunicação nos seus vários níveis e modalidades; cria uma conexão entre a Educação Física, a Música e as Artes Cênicas que ofereça, através das várias atividades, um maior potencial para uma melhor qualidade de vida dos idosos; criar um canal de comunicação para os idosos que permita um entendimento continuado acerca do envelhecimento saudável através de palestras.
Conversa a-fiada (de velhos e de loucos): experiência, memória e narrativa
CLAUDIO JOSE GUILARDUCI
guilarduci@ufsj.edu.br
O programa oferece oficinas teatrais para os usuários do Grupo de Atividades e Apoio à Terceira Idade (GAATI), do município de Coronel Xavier Chaves. Essas oficinas devem funcionar como gatilho da memória para criar relações entre o espaço urbano ou espaços vividos no passado e esses sujeitos.
Processo grupal mediado pelo computador em oficinas de inclusão digital para idosos
MARIA DE FATIMA ARANHA DE QUEIROZ E MELO
fatimaqueiroz.ufsj@gmail.com
Promove a inclusão digital do grupo de idosos, reforçando a sua capacidade de estabelecer laços com tecnologias, espaços e outros participantes do processo grupal, durante as oficinas. Atende a demanda explícita dos idosos interessados em dominar recursos tecnológicos interfaceados pelos computadores; e possibilita o resgate da identidade e das histórias de vida de cada sujeito, buscando, ainda, o respeito às individualidades, a maximização das habilidades e a ressignificação das perdas e limitações que são comuns na velhice.
Contribuição: Centro Cultural da UFSJ
Dados recolhidos no ano de 2015