Melhores Práticas - Ação

2. Cultura Minas Gerais

Jornada do Patrimônio

Texto

A Jornada

Uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura com o apoio dos municípios e de diversas instituições culturais de Minas Gerais, a Jornada Mineira do Patrimônio Cultural consiste na realização simultânea, em setembro de 2009, de diversos eventos de valorização da memória e do patrimônio cultural mineiro. Inserida na programação do Ano da França no Brasil 2009 e inspirada pela experiência francesa das Journées du Patrimoine, realizadas naquele país desde 1984, busca incentivar e fortalecer a participação coletiva nas ações de preservação.
Minas Gerais é, reconhecidamente, um dos estados mais ricos do Brasil no campo do patrimônio cultural: suas cidades, tradições e festas, bem como o saber fazer de sua gente, encantam e mantêm viva a idéia de que não se constrói o futuro sem a valorização da história e da memória, base das identidades e da própria criatividade humana. Celebrar e festejar o patrimônio cultural de Minas é, portanto, o objetivo maior da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, que, nessa primeira edição, terá como tema a visão consolidada por Aluísio de Magalhães de que “a comunidade é a melhor guardiã de seu patrimônio!”
Colocando em prática os princípios da educação patrimonial e acreditando na importância da ampla participação das comunidades nas ações de preservação da memória, a Jornada Mineira do Patrimônio Cultural traz a proposta de inaugurar uma nova mentalidade no Estado, levando os seus habitantes a perceberem de modo diferente suas cidades, lugares, manifestações e produções.
Não se trata apenas de reverenciar o passado, mas de sua redescoberta na perspectiva da sociedade contemporânea, que aposta na sustentabilidade, na associação entre conservação patrimonial, desenvolvimento socioeconômico, geração de emprego e renda e construção de uma cidadania plena.
As ações de proteção ao patrimônio cultural, por sua vez, devem caminhar na direção de um aprendizado coletivo, da valorização da diversidade e de modo a contribuir para a criação de redes mais amplas de circulação da produção cultural. Daí a importância de sua participação neste processo!

Fonte: Minas on line . Governo de Minas Gerais

Para mais informações/imagens sobre este tema, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal 
Colabore com este Portal compartilhando suas fotos, documentos e ação/projeto cultural.
Registraremos esta colaboração e todos os créditos.  Envie por favor para o nosso
contato.

 

www.saojoaodelreitransparente.com.br . Projeto e coordenação: Alzira Agostini Haddad . Todos os direitos reservados