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Instituto Vertentes | Educação com Impacto Social | Tiradentes
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Fórum do Amanhã | Tiradentes | Minas Gerais
O Instituto Vertentes é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e implementa projetos de educação com impacto social em Tiradentes-MG.
O projeto nasceu em 2018 e vem desenvolvendo diversas iniciativas transformadoras na cidade. Com a articulação da sociedade civil, academia e setor público, o instituto promove atividades durante todo o ano para a rede de estudantes, familiares e educadores da cidade.
As principais ações do instituto são as oficinas socioeducativas e os projetos para implementação de ensino integral na rede pública de ensino. Além de iniciativas voltadas para o desenvolvimento do setor cultural da região.
Projetos do Instituto Vertentes:
Vertentes na Escola
O projeto Vertentes na Escola nasceu em 2018 e visa concretizar grandes mudanças na educação tiradentina. Atuando principalmente na Escola Municipal Padre Lourival com crianças de 5 anos. As ações abrangem a extensão do período curricular para atividades durante as tardes em duas vezes semanais. A comunidade dos alunos da escola e seus familiares nos bairros da Várzea de Baixo e da Alto da Torre são os principais públicos do projeto.
Em parceria com o Projeto Pindorama de São Paulo, está sendo feito um trabalho coletivo e colaborativo com professoras, pais e estudantes da escola. Foi realizado diversos encontros e capacitações com o foco em metodologia de ensino, reestruturação das salas de aula e outros espaços físicos da escola. Com uma filosofia pautada em uma educação humanizada, um dos valores do Instituto Vertentes, o projeto espera realizar transformações sociais na cidade.
O primeiro passo do projeto foi a abertura de diálogo entre profissionais da área educacional, os estudantes e a secretaria de educação da cidade. O principal foco é no desenvolvimento e reestruturação pedagógica. Ainda nos primeiros encontros, já foram realizadas algumas mudanças. A reorganização do espaço segundo sugestões das próprias professoras aconteceram nas salas de aulas. Um exemplo é a seção de fantasias e artes para as crianças do primário.
O número do escopo do trabalho é desenvolvido anualmente com cerca de dezesseis estudantes entre quatro a seis anos da Escola Municipal Padre Lourival. Em parceria com o departamento de engenharia elétrica da Universidade Federal de São João del Rei, foram realizadas aulas semanais de robótica como parte das aulas semi-integrais no espaço do Instituto Vertentes. Também tiveram rodas de conversa integrais com o departamento da UFSJ e voluntários do instituto.
Durante os anos de 2021 e 2022, o projeto teve apoio do Edital Social Valoriza do SICOOB Divicred. Fazem parte do grupo de trabalho do Vertentes na Escola, a professora Cláudia Correa (Pindorama/SP); Corpo docente da Escola Padre Lourival; Bruno Toledo (UFSJ); Eduardo Bento (UFSJ).
CURSO DE SCRATCH
Oficina de computação criativa para estudantes de 10 a 12 anos.
O ano de 2021 se arrasta com as incertezas herdadas do ano de 2020. A principal delas diz respeito à volta à normalidade. Como por exemplo, a retomada das atividades como estavam antes da pandemia.
Ao longo do ano de 2020 a situação de pausa absoluta das atividades no Brasil. Mas o Instituto Vertentes construiu uma solução de emergência que foi a educação à distância (EAD).
Essa solução teve uma repercussão diferente nas escolas públicas e nas escolas particulares. A expectativa era que o mês de março/2021 seria a data do retorno de alunos, professores, servidores administrativos e famílias ao ambiente Escolar. A nova onda da pandemia desmoronou as expectativas. Mas seguimos esperançosos de que no início desse segundo semestre de 2021 poderíamos retomar com força total.
Na educação pública o retorno está ainda mais distante por conta das diversas exigências e necessidades impostas pela ANVISA, condicionadas à abertura das escolas. É prudente que deveríamos aguardar o ano de 2022 para que “a normalidade” possa chegar às nossas rotinas.
O INSTITUTO VERTENTES persevera na sua missão de complementação da educação oferecida na escola pública e na implementação da escola com educação em TEMPO INTEGRAL (35 horas/semana – meta proposta pelo PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO).
OFICINA DE XADREZ ? INSTITUTO VERTENTES
Professor Irlan Faria
Local: Associação de Moradores da Várzea de Baixo . Tiradentes . MG
INTRODUÇÃO
A utilização do xadrez como instrumento pedagógico tem contribuído para o aprimoramento de habilidades intelectuais e valores éticos dos seus praticantes, proporcionando melhoras significativas no rendimento escolar. Diversos países, como Rússia, França, Inglaterra, Argentina, Cuba, Venezuela e México, já dispõem do xadrez como ferramenta de estudos nas escolas, seja por meio de projetos ou como atividades extracurriculares. Na Romênia, por exemplo, o xadrez é uma disciplina escolar obrigatória e as notas de matemática dependem em 33% do desempenho dos alunos nas aulas de xadrez, segundo Sá (2005) apud Oliveira (2011). A prática do esporte tem sido utilizada com o objetivo de produzir um desenvolvimento intelectual de forma lúdica, o aprimoramento do raciocínio lógico-matemático, além de múltiplos aprendizados para além do jogo, como autocontrole, concentração, disciplina, e em dois elementos fundamentais para a vida adulta: o aprendizado de tomada de decisões (as responsabilidades que isso acarreta) e o lidar com as frustrações (derrotas).
Segundo Veloso-Silva (2010), a prática do xadrez é dinâmica e provoca mudanças relevantes e benéficas na postura dos jogadores, com o estabelecimento de estratégias cooperativas que proporcionam um empenho maior nos estudos em diferentes áreas do conhecimento. Silva (2010) destaca que o xadrez propicia o desenvolvimento do raciocínio lógico associado à resolução de problemas de Matemática, mas que os alunos, alvo de sua pesquisa, evoluíram não apenas nessa área do conhecimento, mas também em outras disciplinas curriculares.
OBJETIVOS
- Melhorar o desempenho escolar (fazer o acompanhamento antes e depois);
- Promover oficinas aos professores das escolas municipais (e acompanhamento qualitativo do rendimento dos alunos junto a eles);
- Aprender a anotação enxadrística versão universal e brasileira;
- Após o aprendizado das peças, funções, movimentos e aberturas iniciais será aberto perfil on line dos alunos no site www.lichess.org e, num segundo momento, no site www.chess.com para aprimoramento das técnicas e acompanhamento da evolução através da pontuação via rating;
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- Promover competições/torneios entre os alunos inscritos para fomentar o engajamento no projeto, assim como participar de torneios promovidos por outros entes regionais;
- Os dois melhores alunos que se destacarem poderão receber bolsa de aprimoramento para participação de torneios nacionais representando a cidade de Tiradentes (sendo embaixadores do Instituto Vertentes).
METODOLOGIA
Oficina de xadrez presencial para alunos iniciantes, a partir de 10 anos, das escolas municipais de Tiradentes. Verificar a viabilidade de os participantes assíduos receberem de 0,5 a 1 ponto na disciplina de Matemática como incentivo para que se engajem no projeto. Num segundo momento, será feito o acompanhamento da evolução dos alunos a partir de perfis criados nos sites www.lichess.org e www.chess.com e a veiculação do desenvolvimento das atividades nos canais informativos (site do Instituto: www.institutovertentes.com.br e na rede social Instagram @institutovertentes).
Será aplicado anamnese (entrevista inicial) aos alunos envolvidos no projeto para verificar o desenvolvimento pedagógico ao longo de suas participações. Além disso, realizaremos palestras informativas aos pais para apresentação do projeto e gerar engajamento da família nos objetivos propostos. A carga horária, a princípio, será de 4 horas semanais dividido em 2 horas 2x por semana a tarde em horário a ser definido. Com o passar do tempo podemos verificar a viabilidade de algumas aulas serem feitas na praça para estimular a integração da comunidade à prática esportiva, abrindo portas para pessoas de qualquer faixa etária da cidade se engajar no projeto em novas turmas.
OFICINA PROFISSIONALIZANTE
Oficina profissionalizante para estudantes da rede pública de Tiradentes.
CINECLUBE GRILO
O Cineclube Grilo é um projeto cultural aberto ao público, que realiza exibições audiovisuais e debates.
CRIAR PONTES
Intercâmbio cultural e tecnológico entre Tiradentes e Santa Rita do Sapacuaí-MG.
Fonte: Instituto Vertentes