São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Museu dos Brinquedos . Belo Horizonte

Descrição

Museu doa Brinquedos
Luiza de Azevedo Meyer

Localizado em uma casa integrante do patrimônio histórico da cidade de Belo Horizonte, na Avenida Afonso Pena 2564, o Museu dos Brinquedos reúne educação, cultura e lazer, com objetivo de pesquisar, preservar e divulgar o patrimônio cultural lúdico da infância.
Seu acervo constitui-se de aproximadamente 5.000 brinquedos, permanecendo em exposição aproximadamente 800 exemplares dos mais diversos países.  
O Museu dos Brinquedos existiu informalmente de 1986 a 1999 sob a coordenação de Luiza de Azevedo Meyer. Nesse período foram realizadas exposições itinerantes em shoppings, casas de cultura e galerias de arte. Com o falecimento da idealizadora em 2000, a família deu prosseguimento ao projeto e criou o Instituto Cultural Luiza Azevedo Meyer em sua homenagem. Em outubro de 2006, foi inaugurado o Museu dos Brinquedos, numa casa tombada pelo IPHAN, na Av. Afonso Pena, 2564, em Belo Horizonte.

Missão
Conhecer, preservar e difundir o patrimônio cultural lúdico da infância no Brasil, fazendo-o de um instrumento de construção de identidades coletivas e de requalificação das experiências culturais, educativas e cidadãs da criança e do adulto.    

Objetivos                                                                                                                                     

Estrutura física
O Museu possui um salão de exposição de 120 m° subdividido em cinco salas, sendo que quatro delas contam a história dos brinquedos desde o início da civilização aos tempos atuais e uma apresenta anualmente uma nova exposição.
Além das salas expositivas, o Museu possui uma oficina para construção de brinquedos, um pátio aberto para brincar e, no andar e cima, uma brinquedoteca e sala de leitura.

Atendimento ao público no Museu

O atendimento ao público no Museu dos Brinquedos busca resgatar a importância da atividade lúdica para o desenvolvimento do ser humano nas diversas etapas do ciclo da vida. Além disso, objetiva colocar o brinquedo e a brincadeira como objetos patrimoniais e, dessa forma, com o poder de evocar valores, costumes e contar uma pouco da história de nossa sociedade.
A ideia é que a criança se reconheça como parte desta história e entenda que o sentido de um brinquedo é definido no ato de brincar e que ela constrói esta história. A criança começa a se reconhecer como um protagonista importante do patrimônio cultural da sociedade da qual faz parte, seja através de um brinquedo ou de um equipamento histórico.
Toda visita é cuidadosamente planejada por uma equipe multidisciplinar. Além da visita ao acervo, o Museu disponibiliza um espaço de entretenimento, lazer e educação para as crianças.

Serão três atividades:

Era uma vez um brinquedo...: Os alunos serão convidados a aprender um pouco mais sobre a memória coletiva e individual, sobre a infância e patrimônio. Além de contar a origem, fabricação, material e contexto histórico dos brinquedos expostos, os monitores irão estimular as crianças a expressarem suas vivências, curiosidades e conhecimentos em relação ao universo infantil.
O formato desta dinâmica é definido a partir da faixa etária do grupo. Quando a maioria do grupo se tratar de menores de 5 anos, a apresentação possui uma conotação mais informal, leve e divertida, sem, no entanto, deixar de sensibilizar as crianças quanto à origem e importância dos brinquedo.

Oficina de construção de brinquedos: os visitantes aprendem a fabricar brinquedos com material de baixo custo e reciclado. O objetivo é estimular a criatividade e despertar a importância da preservação e do reaproveitamento de materiais.   

Oficina de jogos: O objetivo deste momento é possibilitar a experimentação de variados brinquedos e jogos tradicionais que, mesmo ainda existindo na prateleira das lojas, não são muito escolhidos pelas crianças. A partir do tamanho e faixa etária do grupo, escolhemos os brinquedos/atividade que irão trabalhar o raciocínio, desenvolvimento lógico, memória e a psicomotricidade.
A ideia é mostrar para a criançada de hoje que a lógica de interatividade, diversão e desafio que existem hoje nos jogos eletrônicos e computadores existem há muito tempo e fazem parte da essência de grande parte dos brinquedos inventados pelo homem. O que muda com o passar das gerações é a plataforma/aparato onde estes jogos se desenvolvem.

Passa manteiga:  a terceira atividade a ser desenvolvida é o resgate de brincadeiras tradicionais. As crianças irão se divertir com as antigas brincadeiras de rua. É hora de pular corda e elástico, andar de perna de pau, brincar de bambolê, corre-cutia, corrida-de-saco, queimada, passa-manteiga, chicotinho-queimado, futebol de pano e outras tantas recreações.

Piquenique: ao final, todos são convidados a abrir as merendeiras e fazer um lanche coletivo.

Programação anual do Museu dos Brinquedos

Sábados no Museu: Atividades especiais complementam a programação dos sábados,além de, é claro, exposição de brinquedos, brinquedoteca e pátio com brincadeiras.ias no Museu

Férias no Museu: Nos meses de janeiro e julho, o Museu dos Brinquedos prepara uma super férias para crianças e adultos se divertirem juntos!

Dia dos avós: Como parte da programação das férias de julho, as crianças escrevem uma cartinha para seus avós queridos, convidando-os para passar um dia no museu, tomar um chá com biscoitos e reviver brinquedos e brincadeiras de sua infância.

Se essa rua fosse minha... Divertir é mesmo muito fácil! Basta ter imaginação e, com o próprio corpo e alguns elementos simples da natureza, fazer muitos brinquedos e brincadeiras divertidas. E vamos provar isso chamando crianças e adultos para brincar na rua de Rouba-Bandeira, Corrida-de-Saco, Corrida do Ovo, Dança da laranja, Corrida da Moeda, brincadeiras cantadas, oficinas de construção de brinquedos, de artes e apresentações culturais. Um dia para todo mundo brincar em praças, parques e ruas da nossa cidade.

Mês das crianças: Teatro, música, dança, mágico, palhaços, cineminha, oficinas e brincadeiras acontecem nesse mês tão especial.

Troca de Brinquedos e livros: A criançada separa aquele brinquedo ou livro que não brinca mais e leva para o Museu para trocar com outra pessoa por um brinquedo ou livro bem legal!

Oficinas e cursos de capacitação: durante o ano o Museu realiza variadas oficinas de capacitação para pais e educadores sempre tendo como foco o universo infantil.

Museu dos Brinquedos Itinerante

O Museu dos Brinquedos Itinerante busca descentralizar as atividades realizadas na sede da instituição, ampliando sua atuação para escolas, empresas, eventos etc. A proposta é sempre elaborada a partir da demanda cliente, sendo que a essência sempre está no resgate dos brinquedos e das brincadeiras tradicionais. Pode-se trabalhar desde uma exposição de brinquedos com curadoria, pesquisa e museografia como também atividades lúdico-pedagógicas.
E, muito além de apresentar às crianças e aos adultos de hoje o brincar de ontem, as atividades buscam fortalecer sentimentos de coletividade e buscam inverter a relação atual, estimulando pais e filhos a brincarem juntos e ainda possibilitando aos pais ensinarem a seus filhos como eles brincavam quando crianças. E dessa interação, com certeza, surgem momentos alegres de troca, afeto e cumplicidade.Em paralelo a esse objetivo, pode-se também trabalhar o conceito de sustentabilidade ao propor oficinas de construção de brinquedos com materiais reciclados. Dessa forma, trabalha-se valores e conceitos organizacionais como valorização das pessoas, coletividade, respeito e apoio mútuo, valorização da família e dos laços afetivos e respeito ao meio ambiente; e ainda promove um momento de confraternização entre os empregados e seus familiares.
Diversão e alegria e, para os adultos, serão momentos de re-visitação à infância e lembranças de uma época onde a diversão ocupava grande tempo de nossa vida.

Últimos projetos itinerantes

• Museu dos Brinquedos na exposição “Mais de mil brinquedos para a criança brasileira”, no SESC Pompéia, em São Paulo – SP, entre julho de 2013 a fevereiro de 2014, em empréstimo de 270 exemplares do acervo.

• Museu dos Brinquedos no SACI – Socialização, Arte e Cultura na Infância em Belo Horizonte – Exposição Histórica de Brinquedos e/ou realização de atividades lúdico-pedagógicas e oficinas, edições BH 2012 e 2013, São Lourenço e Pedro Leopoldo 2013.

• Arraial da TV Globo Minas – edições 2013, 2012, 2011, 2010 - elaboração e produção de atividades lúdico- pedagógicas com enfoque junino para o público interno da instituição e produção da ornamentação do evento.

• Brinquedos e Brincadeiras dos Anos 80 - Museu dos Brinquedos nos 30 anos do Morumbi Shopping – Exposição de Brinquedos e realização de atividades lúdico-pedagógicas, em abril de 2012.

• Museu dos Brinquedos no Salão do Livro de Ipatinga de 2012, com a realização de atividades lúdico-pedagógicas, entre os dias 18 a 24 de junho de 2012.

• Museu dos Brinquedos na Colônia de Férias do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, realização de atividades lúdico-pedagógicas durante o mês de janeiro

• Museu dos Brinquedos na Colônia de Férias do Museu de História Natural e jardim Botânico da UFMG, realização de atividades lúdico-pedagógicas durante o mês de janeiro de 2012.

• Brinquedos no Shopping Diamond Mall – Exposição Histórica de Brinquedos e realização de atividades lúdico-pedagógicas celebrando o mês das crianças, em outubro 2011.

• Museu dos Brinquedos em Três Marias – Votorantim - elaboração e produção de atividades lúdico- pedagógicas celebrando o mês das crianças de 2011 e 2012.

• Museu dos Brinquedos no Projeto Querubins - elaboração e produção de atividades lúdico- pedagógicas celebrando o mês das crianças, em outubro 2011.

• Museu dos Brinquedos na Fiat Automóveis – Exposição Histórica de Brinquedos durante a semana da criança celebrando o mês das crianças, em outubro 2011.

• Museu dos Brinquedos no Colégio Santo Agostinho, com a realização de exposição de brinquedos e atividades lúdico-pedagógicas, no dia 21 de maio de 2011.

• Museu dos Brinquedos no Salão do Livro de Ipatinga, com a realização de atividades lúdico-pedagógicas, entre os dias 7 a 11 de abril de 2011.

• Brinquedos dos anos 80 - Museu dos Brinquedos na Fiat Automóveis – exposição de brinquedos da década de 80 e realização de atividades lúdico-pedagógicas durante a semana da criança, em outubro de 2010.

• Era uma vez a natureza, um menino, a imaginação e um brinquedo - o Museu dos Brinquedos no Parque Ecológico Vale Verde, realização de atividades lúdico-pedagógicas durante o mês de outubro de 2010.

• Era uma vez a natureza, um menino, a imaginação e um brinquedo - o Museu dos Brinquedos no Parque das Mangabeiras, realização de atividades lúdico-pedagógicas durante o mês de outubro de 2010.

• Era uma vez a natureza, um menino, a imaginação e um brinquedo - o Museu dos Brinquedos na Escola Integrada, apresentações com atividades lúdico-pedagógicas em escolas da rede municipal de ensino, no segundo semestre de 2010.

• Museu nas Escolas de BH, apresentações com atividades lúdico-pedagógicas em quinze escolas de Belo Horizonte, em outubro e novembro de 2010.

• Arraial da Globo Minas, atividades lúdico- pedagógicas para o público interno da instituição, 12 de junho de 2010.

• Museu dos Brinquedos na Bienal do Livro de Minas Gerais - 52 apresentações com atividades lúdico-pedagógicas no Circo das Letras – Expominas, em Belo Horizonte, em maio de 2010.

• Museu nas Escolas de BH, apresentações com atividades lúdico-pedagógicas em seis escolas de Belo Horizonte, em outubro de 2009.

• Museu na Escola  - apresentação com atividades lúdico-pedagógicas no colégio Santo Agostinho Vila dos Cristais, em junho de 2009

Desde a fundação da coleção:

• Exposição com enfoque especial no acervo escolar no Centro Cultural da UFMG (maio de 1996);

•“História dos Brinquedos Antigos”, semana da criança, outubro de1996, Country Clube;

•“Museu do Brinquedo, uma Mágica do Tempo”, curadoria Paulo Rossi, 13 a 30 de julho de 1996, Ponteio Lar Shopping;

•“Brinquedos Antigos'’, semana da criança, outubro de 1996, Minas Shopping;

•“Museu do Brinquedo”, 1997, Central Shopping;

• “1ª Mostra Coleções e Hobbies”, 19 a 28 de março de 1998, Big Shopping;

•“Brincando com a Memória”, curadoria José Alberto Nemer, 10/12/1998 a 15/01/1999, Galeria Gesto Gráfico;

•”Semana da criança”, em parceria com o Museu Mineiro, curadoria Luiz Augusto de Lima, outubro de 1999, BDMG;

•“Brinquedos Antigos”, janeiro de 2000, Centro Cultural Carlos Drummond de Andrade - Itabira - MG;

•”2ª Mostra Coleções e Hobbies”, fevereiro de 2000, Big Shopping;

•“Era uma vez uma Escola”, fevereiro de 2001, BH Shopping;

•“Era uma vez”, outubro de 2002, Ponteio Lar Shopping;

•“Era uma vez uma Escola”, fevereiro de 2004, BH Shopping;

•“História do Uniforme do Brasil”, parceria FAE - UFMG, maio de 2006, Faculdade de Educação da UFMG;

•“História do Uniforme do Brasil”, em parceria com a Rhodia do Brasil, junho de 2006, Colégio Loyola e Colégio Santa Dorotéia;

• “O Diálogo da Literatura de Hans Christian Andersen e o Brinquedo”, outubro de 2005, Conservatório da UFMG, Belo Horizonte;

•“A Magia dos Brinquedos e a Literatura de Hans Christian Andersen”, 04 de dezembro de 2005 a janeiro de 2006, Casa de Cultura da Prefeitura de Santa Bárbara;

•“Arte Brinquedo e Brincadeira”, em parceria com “É Brincadeira”, 07 a 15 de março de 2007, USICULTURA, Ipatinga;

•“Arte, Brinquedo e Brincadeira”, em parceria com “É Brincadeira”, 20 de março a 03 de abril de 2007, Museu dos Brinquedos, Belo Horizonte.

• "Anos 80", dezembro de 2007 a junho de 2008, na sede do Museu dos Brinquedos, em Belo Horizonte.

• "50 anos do Lego", julho de 2007 a março de 2009, na sede do Museu dos Brinquedos, em Belo Horizonte.

• "50 anos da Barbie - coleção Marcelu Ferraz e Museu dos Brinquedos", abril de 2009 a 30 de abril de 2010, na sede do Museu dos Brinquedos, em Belo Horizonte.

• "A fascinante história dos brinquedos", outubro de 2006 aos dias atuais, na sede do Museu dos Brinquedos, em Belo Horizonte.

• Brinquedos dos anos 80 - Museu dos Brinquedos na Fiat Automóveis – exposição de brinquedos da década de 80 e realização de atividades lúdico-pedagógicas durante a semana da criança, em outubro de 2010.

• "O Super herói Batman", 4 de maio de 2010 a abril de 2012, na sede do Museu dos Brinquedos, em Belo Horizonte.

• "Brinquedos e brincadeiras dos Anos 80", maio de 2013 aos dias atuais, na sede do Museu dos Brinquedos, em Belo Horizonte.

Projetos aprovados em lei:

O Museu dos Brinquedos tem o prazer de apresentar seus projetos aprovados recentamente nas Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultural:

Lei Rouanet:
Nome do Projeto: Museu dos Brinquedos nos Centros Culturais de Belo Horizonte
Empreendedor: Instituto Cultural Luiza de Azevedo Meyer
Município: Belo Horizonte
Pronac: 13 1112
Descrição: Consiste em democratizar o acesso ao trabalho de resgate e valorização do patrimônio lúdico da infância realizado pelo Museu dos Brinquedos em sua sede, ampliando seu campo de atuação às todas regionais de Belo Horizonte.

Nome do Projeto: Exposição Itinerante - Os Jogos Eletrônicos - Sua Evolução e Desafios
Empreendedor: Instituto Cultural Luiza de Azevedo Meyer
Município: Belo Horizonte
Pronac: 119647
Descrição: Consiste na montagem de uma nova exposição temporária: Jogos Eletrônicos história e desafios. Além de buscar conhecer, preservar e difundir o patrimônio cultural   lúdico da infância a partir de um recorte em nosso acervo, esta exposição buscará propor algumas reflexões, como: qual é a essência de um jogo eletrônico, como ele surgiu, o que ele fala de nossa sociedade e para onde sua tecnologia e uso apontam?

Lei Estadual:
Nome do Projeto: Museu dos Brinquedos no Vale do Jequitinhonha
Protocolo: 0559/001/2012
Empreendedor: Instituto Cultural Luiza de Azevedo Meyer
Município: Belo Horizonte
Descrição: Este projeto visa ampliar a atuação do Museu dos Brinquedos de sua sede em Belo Horizonte para outras cidades de Minas Gerais. Para tanto, contempla a execução de ações culturais que buscam propiciar cultura e entretenimento diferenciado e de qualidade a partir da pesquisa, do resgate e da valorização do patrimônio lúdico da infância. As cidades sugeridas pelo Museu para receber este projeto são Pedra Azul, Jequitinhonha, Almenara, Joaíma, Salto da Divis e Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha que, pela distância da capital mineira, tem pouco acesso a bens culturais

Lei Municipal: Programação Cultural do Museu dos Brinquedos – captado 100%

Plano de Contrapartida

Além de benefícios fiscais previstos e garantidos por leis municipais, estaduais e federais, a empresa patrocinadora poderá associar seu nome às ações, aos valores, sentidos e significados que envolvem o negócio cultura e explorar mercadologicamente a parceria com o Museu dos Brinquedos conforme enquadramento abaixo.

Patrocinador Fofolete

. Associar o nome da empresa ao projeto patrocinado;
. Inclusão do nome e logomarca da empresa nos materiais gráficos institucionais e específicos do projeto patrocinado
. Recebimento da programação mensal do Museu dos Brinquedos;
. 5 Convites especiais para lançamento das exposições e dias de eventos;
. Desconto de 10% para filhos de empregados na Colônia de Férias, Oficinas e cursos
. Desconto 10% no valor de entrada do Museu para todos os empregados, inclusive em dias dos eventos da Programação Anual.

Patrocinador Barbie
. Associar o nome da empresa a todas as ações e eventos do Museu independente do recorte do projeto ora patrocinado;
. Inclusão do nome e logomarca da empresa em todos os materiais gráficos e em locais pré-determinados na estrutura interna do Museu dos Brinquedos;
. Recebimento da programação mensal do Museu dos Brinquedos;
.10 Convites especiais para as exposições e dias de eventos;
. Visitas customizadas para três grupos de empregados ou outro público de interesse da empresa (25 pessoas em cada grupo);
. Desconto de 5% para empregados na loja do Museu dos Brinquedos; 
. Desconto de 5% para empregados na realização do Aniversário no Museu;
. Desconto de 10% para filhos de empregados na Colônia de Férias, Oficinas e cursos;
. Desconto de 50% no valor de entrada do Museu para todos os empregados, inclusive em dias dos eventos da Programação Anual;
. Desconto de 5% na taxa de realização de eventos internos da empresa no espaço do Museu.

Patrocinador Bebezinha
. Associar o nome da empresa a todas as ações e eventos do Museu independente do recorte do projeto ora patrocinado;
. Inclusão do nome e logomarca da empresa em todos os materiais gráficos e em locais pré-determinados na estrutura interna do Museu dos Brinquedos;
. Recebimento da programação mensal do Museu dos Brinquedos; 
. 15 Convites especiais para as exposições e dias de eventos
.  Visitas customizadas para seis grupos de empregados ou outro público de interesse da empresa (25 pessoas em cada grupo);
.  Desconto de 10% para empregados na loja do Museu dos Brinquedos; 
.  Desconto de 5% para empregados na realização do Aniversário no Museu;
.  Desconto de 10% para filhos de empregados na Colônia de Férias, Oficinas e cursos;
.  Desconto de 50% no valor de entrada do Museu para todos os empregados, inclusive em dias dos eventos da Programação Anual; 
.  Desconto de 10% na taxa de realização de eventos internos da empresa no espaço do Museu.

Patrocinador Amiguinha

. Associar o nome da empresa a todas as ações e eventos do Museu independente do recorte do projeto ora patrocinado;
. Inclusão do nome e logomarca da empresa em todos os materiais gráficos e em locais pré-determinados na estrutura interna do Museu dos Brinquedos;
. Recebimento da programação mensal do Museu dos Brinquedos;
. 20 Convites especiais para as exposições e dias de eventos;
. Visitas customizadas para dez grupos de empregados ou outro público de interesse da empresa (25 pessoas em cada grupo);
. Desconto de 10% para empregados na loja do Museu dos Brinquedos;
. Desconto de 5% para empregados na realização do Aniversário no Museu;
. Desconto de 10% para filhos de empregados na Colônia de Férias, Oficinas e cursos em geral;
. Desconto de 50% no valor de entrada do Museu para todos os empregados, inclusive em dias dos eventos da Programação Anual;
. Desconto de 15% na taxa de realização de eventos internos da empresa no espaço do Museu.
. Contrapartidas especiais: são projetos itinerantes do Museu dos Brinquedos, onde a empresa patrocinadora levá-los para públicos e/ou locais de interesse comercial ou institucional, devendo apenas cobrir os custos de realização.

Levantamento de reportagens do Museu dos Brinquedos na mídia em 2012

Impressa

· Programação Cultural de BH nos cadernos de cultura dos jornais regionais:  Hoje, O Tempo, Estado de Minas.
· O Tempo – Caderno Magazine - 08/01/2012 – institucional e programação férias.
· Jornal Metro –  17//01/2012 - institucional e programação férias.
· Estado de Minas – Caderno Guir – 07/01/2012 – institucional.
· Super Notícia – 15 de julho de 2011 –
· Anúncio da Exposição no Diamond Mall, no caderno Divirta-se, do Estado de Minas, dia 14 de outubro de 2011.
· Hoje em Dia – Divulgação da Feira de Trocas – 6 de outubro http://www.hojeemdia.com.br/minas/crianca-tem-dia-de-consumo-consciente-1.42033

Internet

· Romã Mídia livre – divulgação programação férias - http://www.romamidialivre.com.br/2012/01/oficina-%E2%80%98historias-dobraduras-e-diabruras%E2%80%99/

· Agenda BH – programação férias

http://www.agendabh.com.br/eventos_detalhes.php?CodEve=7394

· Divulgação da programação de férias de janeiro

http://www.jornaldasavassi.com.br/ver_noticia/2577-Museu_dos_Brinquedos.html

http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472677826

twitter.com/jornaldasavassi

· Divulgação da Exposição Delícias de Vó

http://agendabh.com.br/eventos_detalhes.php?CodEve=8836

· Divulgação da programação de férias de julho

· Agenda BH - Divulgação da Feira de Troca de Brinquedos - http://www.agendabh.com.br/eventos_detalhes.php?CodEve=9488

· Sou BH - Divulgação da Feira de Troca de Brinquedos -  http://www.soubh.com.br/plus/modulos/agenda/ver.php?categoria=24&id=27388

· http://www.belohorizonte.mg.gov.br/evento/2012/10/feira-de-troca-de-brinquedos

· Portal Na Savassi - Divulgação da Feira de Troca de Brinquedos -  http://www.nasavassi.com.br/bairro/savassi-recebe-feira-de-troca-de-brinquedos-neste-sabado/

· Bh da Meninada - Divulgação da Feira de Troca de Brinquedos - http://www.bhdameninada.com/news/feira-de-trocas/

· https://www.google.com.br/#hl=en&sclient=psy-ab&q=feira+de+troca+brinquedos+bh&oq=feira+de+troca+brinquedos+bh&gs_l=serp.3...0.0.1.13940.0.0.0.0.0.0.0.0..0.0.les%3B..0.0...1c.t-Hx185hqas&psj=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.&fp=1053f3942d0f361f&biw=1280&bih=579

TV

· TV Horizonte – Programa Caledoscópio – 04 de junho de 20120 – Tempo Nostalgia.
· Divulgação da Feira de Troca de Brinquedos – Bandeirantes - Sábado, 6 de outubro de 2012 - 22h42 Última atualização, 06/10/2012 - 22h50
· Divulgação da Feira de Troca de Brinquedos – Rede Minas - Sábado, 6 de outubro de 2012
· Viação Cipó  - Tv Alterosa – divulgação institucional. http://www.alterosa.com.br/html/noticia_interna,id_sessao=42&id_noticia=89938/noticia_interna.shtml

Rádio

· Rádio Inconfidência – janeiro de 2011 – Divulgação da Colônia de Férias de Janeiro.
· Rádio Alvorada - Divulgação da Feira de Troca de Brinquedos – 5 de outubro de 2012
· Rádio Agência Nacional – Divulgação Institucional – outubro - http://www.radioagencianacional.ebc.com.br/materia/2012-10-12/conhe%C3%A7-um-pouco-da-hist%C3%B3ria-dos-brinquedos-no-mundo

Levantamento de reportagens do Museu dos Brinquedos na mídia em 2012

Impressa

.  Programação Cultural de BH nos cadernos de cultura dos jornais regionais:  Hoje, O Tempo, Estado de Minas.

·  Revista Mundo Infantil – número X , X, X- Divulgação da Colônia de Férias/ Feira de Brinquedo Pedagógicos e Aniversário no Museu.

· O Tempo – Caderno Magazine - 13/07/2010 – institucional e programação férias.

·  Jornal Trilhos Urbanos – 21 de julho ano 1 – n°4 - institucional e programação férias.

·  Estado de Minas – 28 de julho de 2011 – Caderno gerais – institucional.

·  Super Notícia – 15 de julho de 2011 –

·  Anúncio da Exposição no Diamond Mall, no caderno Divirta-se, do Estado de Minas, dia 14 de outubro de 2011.

Internet

· Hoje em dia – Portal e Plataforma iphone, dia 12 de outubro – brinquedos interessantes de hoje e de ontem/institucional.
·
Estado de São Paulo – 11 de outubro de 2011. http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,volta-a-infancia--em-museus--de-brinquedos--,783893,0.htm
· 
Romã Mídia livre – divulgação da semana da criança - http://www.romamidialivre.com.br/2011/10/semana-das-criancas-no-museu-dos-brinquedos/
· 
Portal G1. Dia 12 de outubro. http://g1.globo.com/dia-das-criancas/2011/noticia/2011/10/veja-o-que-mudou-na-tecnologia-dos-brinquedos-desde-decada-de-1960.html.


TV

.  
Record Minas – Programa Hoje em dia - dia 15 de junho de 2011.
·  Rede TV – dia 23 de julho de 2011. Entrevista com o grupo Éramos Três.

· TV Globo – Programa Terra de Minas – dia 23 de julho.

· TV Canção Nova, outubro. Insituticional.

· TV Globo – Globo Esporte, dia 14 de outubro, brincadeiras boas para o físico.

Rádio

·  Rádio Guarani FM – janeiro de 2011 – Divulgação da Colônia de Férias de Janeiro.

·  Rádio CBN - janeiro de 2011 – Divulgação da Colônia de Férias de Janeiro.

·   Rádio Guarani FM – julho de 2011 – Divulgação da Programação de Férias de Julho.

·   Rádio CBN - julho de 2011 – Divulgação da Programação de Férias de Julho.

Exposição no Shopping Diamond Mall – outubro

·         http://clipping.ideiafixa.com.br/site/clippingDiario.php?clienteId=20&noticiaId=2183074&access=918962b9a21fdd12a1781119c200aaa
·         http://clipping.ideiafixa.com.br/site/clippingDiario.php?clienteId=20&noticiaId=2182181&access=8d291b7a30f3f8c49fd56e6aefa419ca
·         http://clipping.ideiafixa.com.br/site/clippingDiario.php?clienteId=20&noticiaId=2191172&access=9c21cc84ba1aff6a464ec0e708991409
·         http://clipping.ideiafixa.com.br/site/clippingDiario.php?clienteId=20&noticiaId=2191648&access=eef90fae6cd1465dd9c3b7cacd7ea0

Considerações finais

Agora que você já conheceu nosso trabalho está na hora de nos fazer uma visita e vivenciar cada momento desse gostoso mergulho no mundo mágico dos brinquedos.
Esperamos por sua visita!

Tatiana de Azevedo Camargo
Coordenadora de Projetos
tatiana.azevedo.camargo@gmail.com
31 – 9633 9611

Museu dos Brinquedos
Avenida Afonso Pena, 2564 – Funcionários - 31 - 3261 3992
Belo Horizonte – Minas Gerais - Brasil
contato@museudosbrinquedos.org.br
WWW.museudosbrinquedos.org.br









































Fotos: Museu dos Brinquedos / divulgação

Mais informações

Museu dos Brinquedos leva dezenas de famílias à Savassi para relembrar brincadeiras antigas

Patrícia Santos Dumont . Hoje em Dia 10/05/2014 . Samuel Costa/Hoje em Dia
 
Museu dos Brinquedos
Criançada se diverte durante o evento na Savassi

"Se essa rua, se essa rua fosse minha. Eu mandava, eu mandava ladrilhar”. Que todo mundo se lembra dessa cantiga popular, é fato. Mas, nem todos fariam o mesmo da música se tivessem uma rua todinha para si mesmos. Na manhã deste sábado (10), o que se via no quarteirão fechado da rua Cláudio Manoel, na zona Sul de Belo Horizonte, era uma multidão de crianças revivendo os tempos passados. O evento, "Se essa rua fosse minha", é uma ação do Museu dos Brinquedos, prevista para acontecer duas vezes ao ano, na capital. O objetivo é reforçar as brincadeiras de rua em sua forma mais genuína e fortalecer o vínculo entre pais e filhos. 

Proposta cumprida. Isabela, de 1 ano e 9 meses, provou que diversão é coisa de gente pequena. Fantasiada de Minnie ela posou para fotos atrás de uma moldura de madeira e fez valer a pena o dia da mãe, Cristiane  Muller, de 33 anos. "Já rodamos isso tudo e acho que esse espaço das fantasias foi o que ela realmente mais gostou", disse, enquanto tirava fotos da filha única.  
 
No espaço, montado entre a rua Professor Morais e a avenida Getúlio Vargas, um porção de brincadeiras e brinquedos, proposta divertidas para alegrar os pequenos. Em um dos cantos da rua, oficinas de barquinho de papel, pirocóptero, pião e até de peteca. Do outro, um tapetinho verde para quem quisesse fazer, ali mesmo, no chão, um gostoso piquenique. "Nosso projeto é um desdobramento do trabalho realizado no museu, de resgate, revalorização e colocação da rua como um lugar de todos", definiu Tatiana Cardoso, coordenador do projeto.
 
Emanuele, de 4 anos, também não perdeu tempo. Na companhia da mãe, Maura Xavier, de 40 anos, ela fez um tour pela rua, que estava tomada por crianças de todas as idades, e acabou elegendo um brinquedo simples, e pouco visto, o vai-e-vem, como o predileto. Enquanto isso, Lara Fonseca, de 5 anos, descobria a proposta do "famoso" telefone sem fio. "Nem eu sabia que isso funcionava mesmo", brincou o tio da menina, Higor da Silva, de 31 anos.
 
O próximo evento ainda não tem data marcada. Mas quem tiver interesse em levar os filhotes para se divertir, com segurança, pode ficar de olho no site do Museu dos Brinquedos: www.museudosbrinquedos.org.br
 
 Museu dos Brinquedos
Fonte: Jornal Hoje em Dia . maio de 2014

 

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.