São João del Rei Transparente

Ouvidoria

. Fogo Cruzado . Dados abertos sobre a violência armada no Brasil

Descrição

O Fogo Cruzado abriu seus dados em uma plataforma de consulta aberta, para acesso fácil e rápido de pesquisadores parceiros que usam informações em tempo real, gestores públicos e pessoas interessadas em nossas séries históricas. Este é o primeiro banco de dados abertos do tipo no Brasil. A iniciativa inclui também uma API que permitirá a criação de aplicações com nossos dados – para acessar o recurso, o usuário deverá fazer uma solicitação direta à nossa equipe.

Além dos dados sobre tiroteios/disparos, vítima fatais e feridas, presença de agentes, etc, é possível ainda acessar dados sobre a área pesquisada de acordo com IBGE, tais como densidade demográfica, área e população.

“A implantação da API é mais um passo que o Fogo Cruzado dá em direção à transparência dos seus dados e de sua metodologia. Ao facilitar o acesso direto e em tempo real aos dados produzidos, o Fogo Cruzado permite que os interessados utilizem as informações coletadas, façam análises e contribuam para o desenho de melhores políticas públicas”, explica Maria Isabel Couto, gestora de dados do Fogo Cruzado.

Para o jornalista Sérgio Spagnuolo, editor da agência de dados Volt Data Lab, que desenvolveu a plataforma, a abertura dos dados é uma medida que pode facilitar o estudo da segurança pública, colaborando para políticas mais eficazes. “Com os dados estruturados em uma plataforma específica, será possível que as pessoas acessem facilmente informações valiosas do Fogo Cruzado, permitindo comunicação com outros dados e até mesmo a elaboração de políticas de segurança nas cidades de atuação. Esse tipo de abertura de informações está em linha com as melhores práticas de dados abertos”, destacou.

Mas o que isso significa de fato? De acordo com a Open Knowledge Internacional, os dados são abertos quando qualquer pessoa pode livremente acessá-los, utilizá-los, modificá-los e compartilhá-los para qualquer finalidade, estando sujeito, no máximo, a exigências que visem preservar sua proveniência e sua abertura. Ou seja, citando a fonte, as pessoas podem desenvolver projetos independentes com nossos dados, sem a necessidade de que a equipe do Fogo Cruzado gere um banco de dados específico ou recorte de informação. Quem acessa o dado bruto – e tem conhecimento específico no tratamento de dados –  pode trabalhá-lo como desejar, já que as informações estarão sob uma licença aberta.

COMPROMISSO COM A TRANSPARÊNCIA

Para o poder público, ter dados abertos é uma obrigação legal. Para nós, do Fogo Cruzado, é um compromisso com a democracia. Todos podem acessar, usar e contribuir para uma sociedade mais segura.

Os dados abertos também são pautados por três “leis”:

  1. Se o dado não pode ser encontrado e indexado na Web, ele não existe;
  2. Se não estiver aberto e disponível em formato compreensível por máquina, ele não pode ser reaproveitado; e
  3. Se algum dispositivo legal não permitir sua replicação, ele não é útil.

O Fogo Cruzado nasceu de uma carência de informações. Não havia dados compilados sobre tiroteios no Rio – e em nenhum estado. Foi preciso gerar esses dados. Distribuí-los é parte de nossa missão. O Fogo Cruzado acredita no conhecimento livre.


***

8° PRÊMIO REPÚBLICA DE VALORIZAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL – 2020

O Fogo Cruzado foi terceiro colocado no 8º Prêmio República de Valorização do Ministério Público Federal na categoria “Responsabilidade Social”, que tem entre seus temas a “Participação Comunitária”. Nesta categoria, o prêmio visa promover ações sociais que tenham os mesmos valores do Ministério Público Federal na defesa dos direitos humanos. Concorrem nesta categoria associações entidades sem fins lucrativos, instituições de ensino, empresas e projetos coletivos de pessoas da sociedade civil.

SIGMA DATA JOURNALISM AWARDS – 2020

API do Fogo Cruzado ficou entre os 13 finalistas do Sigma Data Journalism Awards 2020, na categoria “Dados Abertos”, que busca premiar o projeto que “melhor reflete o compromisso de tornar os dados abertos, acessíveis e relevantes para outros jornalistas, pesquisadores e/ou o público em geral”. O Prêmio celebra o melhor do jornalismo de dados no mundo e contou com 510 projetos inscritos de 66 países que foram avaliados por um pré-júri composto por 10 especialistas de todo o mundo. Para as 6 categorias da premiação, foram selecionados 82 trabalhos de 31 países.

SHUTLEWORTH FOUNDATION – 2018

Em junho de 2018, a idealizadora do Fogo Cruzado, Cecília Olliveira, recebeu um prêmio da Shuttleworth Foundation devido ao seu trabalho com a plataforma e aplicativo, um projeto de data-jornalismo que produz e analisa informações sobre violência armada na região metropolitana do Rio e Recife. Achal Prabhala, um fellow da instituição que trabalha para aumentar o acesso a medicamentos vitais, alterando leis de propriedade intelectual, a nomeou em reconhecimento ao trabalho que é feito atualmente: criando uma base dados inédita, aliada a alertas em tempo real que reportam tiroteios/disparos de arma de fogo e operações policiais com potenciais disparos, o que pode, literalmente, poupar vidas.

PRÊMIO AMAERJ PATRÍCIA ACIOLI DE DIREITOS HUMANOS – 2018

O Fogo Cruzado conquistou o terceiro lugar no 7° Prêmio Amaerj Patrícia Acioli de Direitos Humanos, na categoria “Práticas Humanísticas”, que visa contemplar “cidadãos e entidades que se destacam pela criação, planejamento, implementação e institucionalização de práticas voltadas para os Direitos Humanos e Cidadania”.

ATLAS DA INOVAÇÃO PARA A ESTABILIDADE ECONÔMICA – 2018

O Fogo Cruzado é um dos destaques como uma das iniciativas mais inovadoras do mundo na publicação “Atlas da Inovação para a Estabilidade Econômica”, da FHI 360 (A Ciência de Melhorar Vidas), financiado pela Rockefeller Foundation, nos EUA. Ao todo foram listadas 63 iniciativas que usam tecnologia e dados como ferramentas que promovem estabilidade para pessoas, comunidades e países. O Brasil recebeu destaque devido a sua vulnerabilidade na segurança pública, do qual o Rio de Janeiro tem sido um grande exemplo.
 

Fonte: Fogo Cruzado . outubro de 2020
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.