São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

VI Encontro do Pradense Ausente

Data

03/06/2010

Cidade

Prados

Descrição

Festa do Pradense Ausente começa dia 3
Os cidadãos nascidos em Prados ou pradenses de coração são convidados especiais para uma celebração que já está se tornando um dos símbolos da cidade. A sexta edição do Encontro do Pradense Ausente começa na próxima quinta-feira, 3 de junho, e vai homenagear moradores ou simpatizantes do município interiorano conhecido pela variedade de seus artesanatos e pelo título “Cidade da Música”.
A programação terá início às 6h do feriado de Corpus Christi com a confecção dos tapetes de rua, já tradicionais na data, que enfeitarão as ruas e ainda serão cartões de visitas para os participantes do encontro. Às 15h, o destaque é para a procissão do Santíssimo Sacramento, organizada pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, que deverá percorrer as ruas enfeitadas da cidade.
Como não poderia deixar de ser, a parte musical promete ser um dos marcos da programação festiva, composta por apresentações de grupos de congado e de folia além de shows com artistas locais. “Um dos destaques do encontro é o Roteiro Histórico Cultural que será aberto pela Orquestra da Lira Ceciliana. Saindo da capela em direção ao Centro Histórico da cidade, o roteiro prevê quatro paradas nas quais grupos de serestas ou músicos devem apresentar canções no estilo erudito”, revelou a secretária de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Prados, Talita Barbosa de Carvalho, ressaltando a importância da Lira Ceciliana na influência musical da cidade.
Embora ainda não exista uma estimativa oficial acerca do número de participantes do encontro, o certo é que a cada ano o evento ganha maior popularidade, firmando-se como uma oportunidade de reencontro entre pradenses ou um pretexto a mais para uma visita à cidade. “Nós enviamos cartas para pessoas que tenham algum envolvimento ou que tenham demonstrado interesse em se aproximar da cidade. Acredito que em torno de mil pessoas venham ao município prestigiar o encontro”, arriscou Talita.
A edição também prestará uma homenagem ao presidente Tancredo Neves, neste que é o ano de seu centenário, com uma exposição aberta a partir das 16h da sexta-feira, 4, no prédio do Ginásio. No sábado, 5, o Encontro de Tropeiros em Pinheiro Chagas, às 11h, deve animar os participantes e proporcionar uma apetitosa tarde, com distribuição de feijão tropeiro preparado aos moldes de tempos atrás. “A festa é o marco do Pradense Ausente. Um grupo se reúne para preparar um feijão tropeiro diferente daquele que costumamos fazer, com uma textura peculiar, feito como antigamente e em tachos sobre mesas montadas na rua”, explicou a secretária.
No domingo, 6, a Lira Ceciliana encerra as comemorações, a partir das 11h, com uma retreta que será realizada na praça.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 29/05/2010
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL