Agenda Cultural
7ª Festa Tradicional Italiana de Belo Horizonte
Data
Cidade
Descrição
. Programação Palco Principal
Sonia Gargiulo
Intérprete de vários estilos musicais, dedica-se a eventos temáticos de vários países.
Tem vários CDs gravados como: Italia Mia, La Chanson Française, Fado, A Alma de Um Povo e Soninha e Nadilson (músicas americanas e outras).
Canta com exclusividade a vários anos no Centro da Comunidade Luso Brasileira e Casa de Portugal.
Liz Eulalia
Liz Eulalia cantora e compositora Mineira, nascida em Cel. Fabriciano-MG, veio para a Capital nos anos 90 e na trilha de sua busca por novas experiências Musicais se entregou a arte de cantar com coragem e pé na estrada . Em 2008 concretizou a realização de seu primeiro trabalho o disco Lugar seu primeiro trabalho já lhe rendeu uma crítica positiva do Crítico de Musica ,compositor e escritor Nelson Mota em sua página no site , e veiculação em todas as emissoras do Brasil e exterior no Sintonia Fina.
Grupo de dança folclórica Italiana Tarantolato
Formado no ano 2000 na cidade de Juiz de Fora, o Grupo Tarantolato procura resgatar os costumes e a cultura da Itália, homenageando os antepassados italianos. Das cinco edições anteriores da Festa, o Tarantolato esteve presente em quatro delas.
Banda PMMG
As Atividades Musicais na Polícia Militar deu início no ano de 1895, à época do 4º Corpo Militar, hoje 3º BPM, sediado no município de Diamantina, onde a primeira Banda de Música da Polícia Militar foi criada finalmente.
Sua criação teve como principal finalidade manter elevado o moral de tropa. Porém, entendeu-se desde muito cedo, que a sua missão não deveria ficar restrita nos Quartéis, e que o seu destino estaria sobretudo nas ruas, agregando a população em torno de si e ao mesmo tempo exercendo a Segurança Preventiva.
Momento Oficial
Abertura oficial do evento, com a presença de inúmeras autoridades, italianas e mineiras, representando o momento de máxima integração entre as duas culturas, anunciando o tema homenageado nesta edição: os 200 anos do compositor italiano Giuseppe Verdi.
Musica Figurata
Desde sua criação, em 2003, o Musica Figurata tem se dedicado intensamente ao estudo e difusão do abundante patrimônio musical e cultural mineiro, brasileiro e europeu, dos séculos XIV ao XIX. Seu principal objetivo é promover o diálogo entre diferentes artes para recriar, da maneira mais autêntica possível, a atmosfera histórica, artística e cultural desses períodos.
Paola Giannini
Paola Giannini é artista de performances diversas e várias caras, cores, sabores... sempre traz um repertório diferente a cada show, hoje apresentando com sua equipe excelsa “Gli indimenticabili anni sessanta”, os inesquecíveis anos 60.
Sergio di Napoli
Nascido em Napoli, um dos principais berços da música italiana, e radicado no Brasil desde 2005, o cantor e linguista Sergio di Napoli apresenta em seu repertório várias vertentes da música italiana, desde os sucessos da antiga tradição napolitana, passando pelos românticos anos '60 até chegar ao pop-rock mais recente. O mais recente projeto cultural, "Musica Popolare Brasiliana", visa criar uma ponte "musilinguístca" entre Itália e Brasil, oferecendo pérolas da MPB vertidas para a língua italiana
Salvatore Luce
Medico de profissão, dedica-se a música italiana com paixão, resgatando as origens de sua família, com um repertório alegre e variado desde os anos 60 até as músicas mais atuais.
Legião II
Banda mineira teve inicio em 1993 com o objetivo de homenagear a Legião Urbana.
Hoje é composta por Renilson Resende (voz e violão), Marlon Rodrigues (Guitarra), Ricardo Roncarati (Baixo), Marcelo dias (Bateria). Com respeito e dedicação à Legião Urbana a Banda se tornou um dos melhores covers do Brasil.
. Espaço Velocidade
Essa área será dedicada à exposição de vários veículos bem como de carros de época, prestigiando o design italiano. Estarão presentes carros antigos como o Fiat Balila ano 1936, o Fiat 514 ano 1930, o Fiat 520 ano 1928, o Fiat 1800 ano 1960, o Fiat 1100 ano 1956 e duas Ferrari.
. Área Infantil
Nesse espaço serão ofertadas oficinas educativas, oficina com materiais recicláveis, espetáculo de marionetes do “Catin Nardi”, oficinas com circo escola trupetralha, além do tradicional espaço da Transitolândia, com suas bicicletas, que obtiveram muito sucesso em todas as edições.
. Área Cultural
Para divulgação da cultura italiana, estarão presentes neste evento cerca de 20 associações regionais, e outras entidades, com apresentação das suas atividades. Pela primeira vez um palco dedicado a esta área levará ao público algumas surpresas, como um monólogo em dialeto napolitano, debates sobre a emigração e oficina para aprender a resgatar a italianidade através do levantamento das próprias origens através de pesquisas e buscas de documentos antigos.