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Agenda Cultural

X Congresso de Produção Científica . UFSJ . 19 a 23 de Março

Data

19/03/2012

Cidade

SJDR

Descrição

Evento abre espaço para alunos de Iniciação à Docência

O X Congresso de Produção Científica da UFSJ acontecerá de 19 a 23 de março, no Campus Dom Bosco, e tem este ano como tema “Produzindo conhecimento envolvendo comunidades”. O congresso, que teve sua data adiada anteriormente devido à greve dos técnicos, contará em sua abertura com a palestra “Entre arte e Ciência: a invenção na Pesquisa”, a ser proferida pela professora Eneida Maria de Souza, pesquisadora visitante Sênior do Mestrado em Letras. Para o encerramento, está prevista uma mesa composta pelos três pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Antônio Assunção, de Ensino de Graduação, Murilo Leal, e de Extensão e Assuntos Comunitários, Marcos Vieira Silva, que discutirão o tema “Produzindo conhecimento, envolvendo comunidades: desafio da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão”.

Segundo a diretora da Divisão de Projetos e Qualificação, Maria Margareth do Nascimento, participante da comissão organizadora do congresso, a escolha do tema deste ano foi feita levando-se em conta a junção entre as atividades de pesquisa, ensino e extensão. Para ela, o evento “segue a preocupação em afirmar a importância de se produzir conhecimento, mas também de se envolver a comunidade. Esse envolvimento ocorre tanto no nível do ensino quanto no nível das atividades de extensão. O professor não deve apenas transmitir, mas também produzir conhecimento que deve retornar para a sociedade. Com isso, acreditamos que a universidade cumpre seu papel social e afirma seu compromisso de inserção regional”.

Dentro do congresso encaixam-se três eventos, destinados a cada um dos pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão. O primeiro é o XIX Seminário de Iniciação Científica (SIC), evento já tradicional, que se destina à apresentação de trabalhos de pesquisa científica já concluídos, sejam estes da UFSJ ou não. Outro evento é a X Semana de Extensão Universitária (Semex), em que projetos e programas de extensão (ou seja, voltados para a comunidade em geral) são apresentados. Por último, este ano contará com a estréia do Seminário de Iniciação à Docência (SID), no qual serão apresentados os resultados obtidos pelos alunos do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID).
Comunicações

Ao total, serão apresentados 512 trabalhos no congresso. 356 deles estão inseridos dentro do SIC, e, portanto, são produtos de iniciação científica; 116 são projetos de extensão a serem expostos no SEMEX; e 40 deles são produtos da iniciação à docência que serão apresentados no recém criado SID.
Os trabalhos do SIC e do SID serão apresentados oralmente em um tempo previsto de até 15 minutos, que poderão ser estendidos por mais 5 minutos em caso de discussão sobre o tema. Já os alunos que se apresentarem na Semex terão um pouco mais de tempo em sua comunicação, podendo se prolongar por 20 minutos. Todos os trabalhos do congresso poderão ser vistos também em painéis que serão afixados pelo campus durante o período do evento.

Segundo Margareth, o Congresso de Produção Científica hoje traduz a importância e a maturidade dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos ligados aos diversos programas financiados por agências, pela UFSJ ou de caráter voluntário. Para ela, “é importante que a UFSJ divulgue as pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Iniciação Científica, sejam eles financiados ou não”. E completa: “o efeito mais imediato é a divulgação dos trabalhos desenvolvidos pela UFSJ para a comunidade, e, com isso, espera-se que o aluno se sinta mais estimulado a procurar seus professores e se engajar nessas atividades”.

Já para o aluno do mestrado em História, Lucas Pereira Silva, o congresso funciona como espaço privilegiado para que estudantes e orientadores consigam dar visibilidade à sua atuação no campo da pesquisa científica ou extensão. Segundo o historiador, “isso gera uma contrapartida aos envolvidos, que podem perceber a recepção de seu trabalho entre seus pares e assim identificar os pontos fortes e deficiências a serem sanadas no projeto. Para a instituição, penso que o evento funcione como um instrumento de integração e um painel de projeção, já que promove um intercâmbio entre discentes e docentes - inclusive de outras instituições ou áreas do conhecimento”.

Outras informações e programação podem ser obtidas no site do evento www.ufsj.edu.br/cpc.

Fonte: ASCOM

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