Agenda Cultural
Espetáculo . Lua Cambará
Data
Hora
Cidade
Descrição
Foto: Sebastião Lucena
Nordeste se apresenta em palco são-jaonense
Música e dança regem espetáculo Lua Cambará
Um espetáculo virá direto dos palcos nordestinos para encantar os são-joanenses. O Lua Cambará será apresentado às 20h da próxima terça-feira , 12, no Teatro Municipal da cidade por um grupo de Jaboatão dos Guarapares, Recife. “O espetáculo é interpretado por bailarinos que cantam e dançam. É um conto de Ronaldo Cordeiro de Brito feito a partir de uma lenda sertaneja da época da escravidão. A música, uma mistura dos ritmos nordestino e clássico, é do compositor Antônio Madureira”, disse a diretora do espetáculo, Cecília Brennand.
O trabalho faz parte de um dos módulos de atuação da Organização da Sociedade Civil e de Interesse Público (Oscip) Aria Social, um espaço de arte e dança que existe há 21 anos e possui 420 alunos na cidade pernambucana. O elenco é composto por 45 bailarinos e seis instrumentais que são alunos do projeto. “O show é muito profissional. Foram três meses de ensaio intensivo das 8h às 12h”, comentou.
Lua Cambará já passou por diversas cidades do nordeste, além d Rio de Janeiro (RJ) e de São Paulo (SP). Segundo Cecília, as expectativas para a apresentação em São João del-Rei são ótimas. “Acidade tem um público que gosta de arte”, disse. Para ela, este é o trabalho mais completo de toda a sua história com dança e produção. “Aho que o espetáculo redondo, todo ele maravilhoso”, contou..
A entrada para o evento é gratuita, porém é necessário retirar os convites nos seguintes pontos: Pennas bar, na praça do Bonfim; Skatebrothers, na Avenida Tiradentes, nº 360; no Espaço Calêndula, na Rua Marechal Deodoro, nº 242; e na secretaria do Teatro Municipal. O horário para pegar os convites é o mesmo de funcionamento dos estabelecimentos , e na segunda e na terça os mesmos serão distribuídos apenas na secretaria do teatro, a partir das 13h.
Lua Cambará
Brito conheceu a lenda do sertão cearense através de seu pai, que lhe cntou a historia sobre a mulher que vagava como alma penada que era considerada responsável pela desgraça de muitas famílias. Em 1970, ele transformou o relato em conto.
Lua, a personagem principal, é filha mestiça de um coronel branco e de uma esrava, e sempre foi negada pelo pai, mas herdou sua fortuna e teve que lutar contra a família para recebe-la. A personagem anda sempre acompanhada por um capataz e um vaqueiro, e se apaixona pelo co prometido. Pede que o capataz mate a esposa do outro, porém, como ele é apaixonado por ela, mata o vaqueiro. Assim, sua mulher roga uma praga para Lua: ela nunca terá descanso. Mesmo depois da morte, seu corpo vagará entre o céu, a terra e o inferno.
Aria Social
O projeto foi criado pela bailarina Cecília Brennand e tem como objetiva a formação artística de seus alunos, que tem entre 8 e 18 anos. Para isso, oferece aulas d dança, música, percussão e capoeira, além de oficinas de produção de textos, literatura e poesia, entre outras. As crianças e adolescentes também recebem transporte, alimentação e uniforme.
Fonte: Gazeta de SJDR, 9 de Julho de 2011