Agenda Cultural
VII Encontro do Pradense Ausente . 23 a 25 de Junho
Data
23/06/2011
Cidade
Prados
Descrição
A Prefeitura de Prados, através do Departamento Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer realiza entre 23 e 25 de junho (feriado de Corpus Christi) o VII Encontro do Pradense Ausente. Na quinta-feira (Corpus Christi) haverá Manifestações Culturais e Show na Praça.
Na sexta-feira Música e Poesia nos Casarões e Show na Praça. No sábado acontece o Encontro de Tropeiros, no Quarteirão do Tropeiro, em Pinheiro Chagas e Show na Praça.
Este ano são destacados como homenageados:
Patrimônio Histórico e Religioso: Retábulo de Santana (Igreja Matriz de N. Sr.ª da Conceição);
Música: Francisco Virgulino de Sousa Filho (Pico) 1938/2010; e,
Tropeiro: Antônio Mariano da Costa (Totonho – tropeiro por 32 anos).
Na quinta-feira pela manhã haverá a confecção dos tapetes por onde passará a procissão e às 15h Procissão do Santíssimo Sacramento. À noite tem a apresentação da Folia do Folha Larga, do Congado de Nossa Senhora do Rosário e do Boi Mofado. A partir das 22 horas haverá show com os Bons Amigos.
Na sexta-feira pela manhã tem opção de caminhada na Estrada Parque Passos dos Fundadores e visita à Casa da Serra (Sede da Área de Proteção Ambiental da Serra de São José). Às 20h Roteiro Histórico e Cultural, com Recital de Poesia na Lira Ceciliana, pelo poeta pradense Gil Possa. Às 21h apresentação da Orquestra da Lira Ceciliana na Capela do Rosário, seguida de Música e Seresta nos Casarões. O show será às 23h, com a Banda Vagão Progressivo (São Tiago).
No sábado, à partir das 11h acontece o Encontro de Tropeiros, com comida típica, tira-gosto e a chegada das tropas de burros. ÀS 13h, durante o Encontro de Tropeiros, tem show com Márcio e Heleno (São João del-Rei). A Missa do Pradense Ausente será às 19h30 na Matriz de Nossa Senhora da Conceição. A partir das 22h show na Praça com a Banda Previsão do Tempo (BH).
O domingo é dia livre para descanso e retorno dos visitantes.
O VII encontro do Pradense ausente conta com o apoio da Agência de Desenvolvimento Passos da Liberdade (Adepal), da Lira Ceciliana, do Frango Atalaia e da Família Hilário Silva.
Fonte: Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais