Agenda Cultural
Projeto Canto e Viola . Fernando Sodré
Data
Hora
Cidade
Descrição
Local: SESC LACES/JK – Rua Caetés, 603
Ingresso: 1 kg de alimento não perecível
Aos 32 anos de idade, Fernando Sodré é reconhecido como um dos mais importantes representantes da nova geração de violeiros que buscam neste instrumento tradicional, novos caminhos e experimentos sonoros que surpreendem seus ouvintes. Sodré inovou, em parceria com a Hootz Lutheria, na criação da viola de 14 cordas, um instrumento único, com maior extensão harmônica e um timbre bastante surpreendente.
A fórmula de sucesso deste trabalho é a mistura da sonoridade peculiar da viola caipira com a forma engenhosa que o artista toca o instrumento, alcançando uma roupagem fora do habitual.
O premiado Fernando Sodré está se destacando internacionalmente não só pela originalidade em seu trabalho, mas também pela sua eximia habilidade em tocar a viola.
Influenciado por grandes nomes brasileiros como Tom Jobim, Raphael Rabelo e Milton Nascimento e por artistas internacionais como Pat Metheny e Paco Del Lucia, em seu novo disco, Fernando mostra a qualidade e a raridade de suas inovações instrumentais para este instrumento.
Em 2006 lançou seu primeiro CD independente com composições próprias, parcerias e releituras. Em seu segundo trabalho, fruto da seleção 2006 da Petrobrás, Sodré demonstra toda a sua paixão pela música instrumental brasileira.
O CD intitulado “Rio de Contrastes” (2007) traz um repertório de composições próprias, e conta com a participação de grandes instrumentistas da atualidade: Violão (DANIEL SANTIAGO); Baixo (THIAGO DO ESPIRITO SANTO); Harmônica (GABRIEL GROSSI); Bateria (MÁRCIO BAHIA), e ainda conta com a ilustre participação especial do bandolinista HAMILTON DE HOLANDA.
Embrenhando-se cada vez mais na composição instrumental, Fernando Sodré demonstra toda a sua paixão pela música e pela viola. O Show Rio de Contrastes leva ao palco o resultado de todas as informações musicais e de vida de um músico que busca o aprimoramento do instrumento e a valorização da composição. O trabalho é inovador tanto pela execução de peças até então não exploradas para este instrumento, quanto pela formação sugerida neste trabalho, unindo a viola caipira a gêneros como choro, samba e jazz.
Atualmente Sodré participou de importantes festivais voltados a musica instrumental como: MIMO (Mostra Internacional de Música em Olinda), JAM no MAM (Salvador) Savassi Jazz Festival (Belo horizonte), Cordas na Mantiqueira (Photozofia SP), Vozes de Mestre (Joinville); Festa da Música (Belo Horizonte) entre outros. Já dividiu o palco com grandes nomes da musica brasileira como: Hamilton de Holanda, Almir Sater, Toninho Horta, Renato Andrade, Roberto Correa, Juarez Moreira, Paula Santoro, Renato Teixeira, Pena Branca, Chico Lobo. Outros trabalhos como: participação especial no CD “Asas de Gaviào” do instrumentista português Vitor Sardinha; participação no DVD do grupo Corta Jaca; participação no CD do Instrumentista Gabriel Guedes; produção e direção do CD “Que viola é essa?” do violeiro Renato Caetano; participação no CD”Akpalô” do violeiro Pereira da Viola; participação na gravação do DVD do grupo Viola Urbana.
Realização SESC MINAS
Parceria com os produtores Luiz Trópia & Tadeu Martins
Apoio – Programa Viola Brasil – TV Horizonte
Informações – 3272.0150 – 8893.7806 - 8474.2050