São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Concerto especial ao Órgão da Sé . Nicolau Figueiredo e Pergy Grassi . 20 e 22 de Maio

Data

20/05/2011

Hora

11h30

Cidade

Mariana

Descrição

O Órgão Arp Schnitger, da Sé de Mariana, apresenta programação especial, com os renomados músicos convidados Nicolau Figueiredo (órgão) e Pergy Grassi (soprano).
Os concertos acontecem nos dias 20 (sexta-feira) às 11h30 e 22 de maio (domingo), às 12h15, com entrada a partir de R$ 18,00.
No programa, obras de Johann Kaspar Kerll, Johann Pachelbel,  Johann Sebastian Bach, Joan Cabanilles e André Campra.

Nicolau de Figueiredo
Um dos mais importantes músicos brasileiros, nasceu em São Paulo, onde estudou piano, órgão, cravo e música de câmara. Radicado na Europa desde 1980, foi admitido no Conservatório Superior de Música de Genebra, na classe de órgão de Lionel Rogg e na classe de cravo de Christiane Jaccottet. Em 1984, obteve o Primeiro Prêmio de Virtuosidade de Cravo. Aperfeiçoou-se com Kenneth Gilbert, Gustav Leonhardt e Scott Ross.
Entre 1990 e 2000, foi o diretor musical da classe de ópera da Schola Cantorum Basiliensis (Basel, Suíça). Ministra cursos de interpretação e conferências no Festival d’Aix-en-Provence, no Centro de Música Barroca de Versailles, na Universidade de Musicologia de Dortmund, assim como no Brasil e no Japão. Entre 2004 e 2007, ensinou canto barroco no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris.
Vem se apresentando nas mais famosas salas da Europa, Canadá, Japão, Rússia e Brasil, com orquestras tais como Concerto Köln (Alemanha), Europa Galante (Itália), Ensemble 415 (Suíça), The Age of Enlightement (Inglaterra), Ensemble Arion (Canadá) sob a direção de Chiara Banchini, Christophe Coin e René Jacobs.
Para esse concerto ele convidou Pergy Grassi que, como solista fará algumas obras que se intercalam com os solos de órgão.
Natural de Dois Córregos, São Paulo, Grassi se graduou em Música pelo Instituto de Artes do  Planalto-UNESP, participando ainda de diversos masterclasses destacando-se com Fedora Barbieri, Julie Simson, Emmanuel Stroesser e Sherrill Milnes.  Em 1996 esteve em Budapeste aperfeiçoando técnica vocal e repertório com Mª Tereza Uribe e Tamás Salgo. Atualmente é orientada pelo famoso soprano Nina Voziki.
Foi finalista em concursos de canto e vem desenvolvendo intensa carreira como solista e camerista no Brasil e na Europa.
 

História nobre
O órgão da Sé foi construído na primeira década do século 18, em Hamburgo (Alemanha), por Arp Schnitger (1648-1719), um dos maiores construtores do mundo desse tipo de instrumento. O órgão foi enviado inicialmente a uma igreja franciscana em Portugal e chegou ao Brasil em 1753, como presente da coroa portuguesa ao primeiro bispo de Mariana. Restaurado em 1984, o órgão Arp Schnitger é um dos atores principais da vida musical da cidade, acompanhando missas e celebrações litúrgicas, além de ser apresentado em concertos regulares e internacionais, que trazem ao Brasil organistas de renome mundial. Entre os instrumentos da manufatura Schnitger que sobrevivem até hoje, ele é um dos mais bem conservados e o único que se encontra fora da Europa, sendo alvo de estudos da Unesco para tombamento internacional. 

Os Concertos Regulares do Órgão Arp Schnitger acontecem sempre às sextas-feiras, às 11h30, e aos domingos, às 12h15, na Catedral da Sé, em Mariana/ MG.
Para agendar grupos e ter mais informações, entre em contato pelo telefone (31) 3558-2785 ou pelo e-mail
orgaodase@uai.com.br

 

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL