São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Lançamento do livro . O evangelho de Barrabás

Data

21/08/2010

Hora

20h30

Cidade

SJDR

Descrição

Obra de José Roberto Torero & Marcus Aurelius Pimenta
Lançamento em São João del-Rei - Sábado, dia 21 de agosto de 2010 no GALPÃO CBC 

Endereço: Rua Comendador Costa, 54 (Próximo à Rotunda/Rua da CEMIG) às 20h 30min.

No Novo Testamento, Pilatos pede que o povo de Jerusalém decida quem de dois homens deve ir para a cruz. Um deles é Jesus, que acaba sendo o escolhido. O outro, um ladrão chamado Barrabás, cuja existência foi cercada de mistérios. Com um livro engraçado, divertido e curioso, José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta se inspiram nos textos bíblicos para imaginar como pode ter sido a vida do mitológico personagem, que ressurge como um inimigo dos romanos que se torna messias por acaso.
O resultado é uma aventura em tom de paródia, que revela que a Humanidade tolera quase tudo – fome, escravidão, violência – menos a ausência de algo para idolatrar. Primeiro romance adulto dos autores em dez anos, O Evangelho de Barrabás conta com uma trama ágil, marcada por reviravoltas, que prende tapidamente o leitor. Por trás das aventuras do protagonista, porém, há uma pesquisa extensa sobre o Antigo e o Novo Testamentos.
Ateus convictos, os autores mergulharam no universo bíblico para imaginar como teria sido a vida de Barrabás. Essa imersão resultou num livro cheio de citações de textos sagrados. A declaração de amor que ele faz para Maria Magdalena, por exemplo, foi retirada quase que inteiramente do Cântico dos Cânticos, capítulo de teor erótico do Antigo Testamento.
As maldições enumeradas no embate entre Barrabás e Caifás no Templo foram extraídas do Deuteronômio, do mesmo livro. Já o Novo Testamento aparece nas citações às parábolas do grão de mostarda (que ocorre quando os discípulos vão se despedir de Barrabás após o milagre das águas) e do filho pródigo, que ganhou um final diferente. Não é preciso conhecer a Bíblia, no entanto, para se divertir. Basta gostar da combinação de inteligência ferina com humor e história, marca registrada da dupla Torero-Pimenta.
“Este livro é muito mais sobre crentes do que sobre religião. Tenho inveja de quem tem fé. No fundo é desolador ser ateu. Minha mãe, por exemplo, que é astróloga indiana, me acha uma besta”, diverte-se Torero. Há três anos, quando tiveram a idéia do livro, ele e o parceiro Marcus Aurelius Pimenta, por sua vez filho de pastor, pensavam no título A Bíblia de Rozemberg. “Quando lemos a notícia da descoberta do evangelho de Judas, mudamos de idéia e escolhemos Barrabás como protagonista, um personagem riquissimo, com pelos menos quatro denominações históricas: assassino, ladrão, salteador e revolucionário”, conta Torero. “Mas, afinal, quem foi esse homem? O livro traz a nossa versão”, diz ele.

Sobre os autores
José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta já escreveram nove livros em dupla. O pai de Pimenta era pastor presbiteriano. A mãe de Torero é seguidora do mestre indiano Sai Baba.

Título: O Evangelho de Barrabás
Autor: José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta
Editora: Objetiva
Preço: R$ 36,90
Páginas: 188
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL