São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Concerto de Música Sacra e Lançamento da Gráfica-Escola MAS . Inverno Cultural UFSJ

Data

18/07/2013

Hora

20h

Cidade

SJDR

Descrição

Confira mais programação:
26º Inverno Cultural da UFSJ . Programação Completa Parte I . De 13 a 20 de Julho de 2013
26º Inverno Cultural da UFSJ . Programação Completa Parte II . De 21 a 25 de Julho de 2013
26º Inverno Cultural da UFSJ . Programação Completa . Mostras Audiovisuais/Filme/Documentários
Recital de Flauta, Espineta e Soprano. Concerto Irmãs Viegas . 17/07 . 26º Inverno Cultural UFSJ
Concerto de Cravo no Museu de Arte Sacra . Antônio Carlos de Magalhães . 27/07

A Associação Amigos de São João del-Rei, o Museu de Arte Sacra de São João del-Rei e a UFSJ-Universidade Federal de SJDR/Inverno Cultural apresentam o Concerto de Música Sacra e Lançamento da Gráfica-Escola MAS/Gráfica Rápida
Local: Capela do Divino Espírito Santo/Rua das Flores 

CAPELA DEL REY-ORQUESTRA E CORO



Sob a direção artística do Modesto Flávio, o concerto de Música Sacra Mineira trará a seguinte composição de músicos: Katya Beatriz de Oliveira-soprano, Ligia Fiche - violino, Letícia Simas - violino, Modesto Flávio - viola e Rafael Morais - violoncelo.
Obras do Concerto:
. OLIVEIRA, Manoel Dias de / Confitemini (versão instrumental)
. LOBO DE MESQUITA, José Joaquim Emerico / Quoniam (da Missa em Mi bemol), Ego enim (das Matinas de Quarta-Feira Santa), Coetus in excelsis (versão instrumental)
. MEIRELES, José Rodrigues Domingues de/ O língua benedicta, SENRA, Manoel Augusto de Medeiros, Ave Maria
. LOBO, João de Deus Castro/ Hodie (das Matinas de Natal)
. PAIXÃO, José Joaquim da/ O vere Christe

Em 2011, atendendo a uma demanda específica, foi formado o Capela Del Rey, integrado por trinta músicos, entre instrumentistas e cantores, de São João del-Rei e região.Com este efetivo o conjunto realizou uma série de concertos nas cidades de Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Porto Velho (RO), Cruzeiro do Sul (AC) e Manaus (AM), levando ao público dos cinco estados brasileiros um programa com obras representativas da produção de música sacra mineira. Estiveram representados os compositores Manoel Dias de Oliveira, José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, José Rodrigues Domingues de Meireles, Antônio dos Santos Cunha, João de Deus Castro Lobo, José Maria Xavier e Francisco Martiniano de Paula Miranda, além de Johann Sebastian Bach, como estratégia pedagógica dos concertos.
O principal objetivo do grupo é a divulgação da produção musical mineira dos séculos XVIII e XIX com seus diferentes gêneros e estilos. Este intento foi cunhado ainda em uma formação de 2001, com o nome Coro e Orquestra Domine Maris, que resultou no CD Creator Alme, primeiro registro fonográfico de obras sacras de compositores mineiros e cariocas em 2005. Esta primeira formação realizou inúmeros concertos no Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
O Capela Del Rey inclui em seu repertório obras resultado de pesquisas musicológicas nas áreas da interpretação e edição musical, realizadas por Katya Oliveira e Modesto Flávio, entre outros nomes do cenário musical brasileiro.
Contato: Modesto 9135 0495/3372 2287 . modestofonseca@hotmail.com 

A GRÁFICA-ESCOLA MAS/GRÁFICA RÁPIDA
Integra o  Projeto MAS-Museu de Arte Sacra: atividades culturais que tem como proponente a Associação Amigos de São João del-Rei, sob a elaboração e coordenação de Alzira Agostini Haddad, Ana Maria Biavatti e Mauro André Santos.
Propõe, diversas atividades no âmbito cultural, histórico, turístico, econômico e pedagógico; peças gráficas, o mapeamento, a divulgação e interação do MAS-Museu de Arte Sacra de São João del-Rei com a comunidade e visitantes. Visa também, celebrar parcerias com diversos outros museus e instituições da cidade para uma maior fruição, democratização e sustentabilidade das ações planejadas conjuntamente.
Este projeto é patrocinado pelo Sistema Indústria - CNI/SESI/SENAI, em continuidade ‘as comemorações do Centenário de nascimento do ex-presidente Tancredo Neves em 2010, que, entre outras várias ações e projetos sócio-culturais realizados, restaurou e reestruturou o MAS, que esteve fechado por dez anos e agora investe na sua manutenção. A Gráfica Escola trabalha na formação profissional gratuita de alunos de escolas públicas e prestação de serviços ‘a comunidade, uma alternativa de captação de recursos para contribuir com a manutenção do MAS.
Contatos:
Mauro Santos/Gestor do Museu de Arte Sacra de SJDR: (32) 3371 7005
Alzira Agostini Haddad/Presidente da Associação Amigos de São João del-Rei: (32) 3371 1208/8829-0812  alzirah@gmail.com

O MUSEU DE ARTE SACRA
O Museu de Arte Sacra de São João del-Rei tem o objetivo de preservar os objetos de arte sacra que por razões históricas, artísticas e por estarem obsoletos dentro de suas funções litúrgicas devem ser conservados com o máximo de cuidado e valorização.   
São destaque a cabeça de Cristo atribuída ao Aleijadinho, a pintura 'Fuga para o Egito' de Venâncio do Espírito Santo, que tem como cenário a antiga vila e o retábulo da Capela de Nossa Senhora da Ajuda, remanescente da Fazenda do Pombal.  Foi inaugurado em 21 de abril de 1992, mas idealizado desde a década de 1970, pelo Monsenhor Paiva auxiliado pelo professor Elmer Cypriano Corrêa Barbosa (PUC-RJ) e com o apoio de Tancredo de Almeida Neves. Hoje é juridicamente uma fundação que está no seio da Paróquia Nossa Senhora do Pilar. 
No ano de 2009, o MAS foi restaurado com o patrocínio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais-FIEMG, dentro de conceitos museológicos contemporâneos. Com a reinauguração no dia 04 de março de 2010, o Museu apresenta todas as condições para seu pleno funcionamento.

Mais informações:
Reinauguração do Museu de Arte Sacra de São João del-Rei
Dados e Imagens do Evento de lançamento do projeto, que integrou a programação da Semana Santa Cultural 2013 . São João del-Rei
Galeria de fotos do Lançamento do Projeto do MAS-Museu de Arte Sacra e Concerto de Música Sacra
Vídeo Lançamento do Projeto Museu de Arte Sacra . atividades culturais e Concerto de Música Sacra
Projeto Pedagógico MAS
Blog do Projeto MAS
Facebook do Projeto MAS

Patrocínio: Sistema Indústria CNI/SESI/SENAI
Realização: AASJDR-Associação Amigos de São João del-Rei . MAS-Museu de Arte Sacra de São João del-Rei
Parceria: UFSJ-Universidade Federal de SJDR/Inverno Cultural .
Apoio: Atitude Cultural . www.saojoaodelreitransparente.com.br . Programa Música XXI . DMUSI/UFSJ
Agradecimentos:
Monsenhor Sebastião Raimundo de Paiva, Andrea Neves, Robson Braga de Andrade, Cláudia Ramalho, Dom Célio de Oliveira, Padre Geraldo Magela, Governo do Estado de Minas Gerais, Sr. Newman Torga , Instituto Brasileiro de Museus-IBRAM/Museu Regional de São João del-Rei/Sr. João Luiz Domingues Barbosa, Memorial Tancredo Neves, Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier/Salomé Viegas
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.