São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes
ser nobre é ter identidade

Melhores Práticas

O Teatro em São João del-Rei

Descrição

Imagens . O Teatro em São João del-Rei
www.visitaespetaculo.com.br

Cia Teatral Manicômicos/Teatro da Pedra
Livro de Jota Dangelo . Os anos heroicos do teatro em Minas
Jota Dangelo e Maria Amélia Dorneles

Marco Antônio Camarano | Teatrólogo, Secretário Turismo SJDR, Imortal da Academia de Letras de SJDR, Diretor de Teatro SJDR e SP
Fortim dos Emboabas: Centro de Referência do Artesanato e realizando projetos relacionados ao teatro e às artes em geral . UFSJ
O "TUNIS" . Jota Dangelo
Grupo Teatral Senhor dos Montes . GRUTSEM
Teatro Municipal Arquivo Silvério Parada
Teatro Municipal Arquivo Alzira Barbosa Simões Coelho
Teatro Municipal de São João del-Rei Foto: Arquivo Museu Regional de São João del-Rei Contato: 032 3371 7663

Mais informações:


O guarani . Álvaro Apocalypse . Giramundo
Rita Hilário (fez e manipulou os seus dois bonecos) e Jaiminho Vieira

Mais informações

O primeiro registro da presença de um circo no Brasil é datado de 1830, quando uma companhia, vinda de Buenos Aires, se apresentou no Teatro da cidade de São João del-Rei. A partir deste momento, e com maior frequência nos anos finais do século 19 e início do 20, Minas Gerais passou a receber circos que vinham de diferentes pontos do Brasil e até mesmo de outros países, a exemplo do Japão, Itália e Espanha.
Por meio dos jornais que eram publicados no período, é possível perceber que a chegada dos circos despertava a curiosidade e a fascinação na população, que esperava ansiosamente a presença dos artistas.
Em suas bagagens, os artistas traziam todas as novidades do período: zoológico, ginástica, teatro, bandas de música, cinematógrafo, entre outras diversidades artísticas. O cavalo ocupava um lugar central nas apresentações circenses, sendo chamados então "circos de cavalinhos".

Foto: Circo Norte-Americano instalado no pátio ao lado da Estação Ferroviária de Belo Horizonte, 1920. Na placa está escrito: “Última semana. Circo Norte- Americano em benefício do Orfhanato Santo Antônio”.

Fonte: História e Memória de Minas Gerais por Rosana Xavier

***

Jornal Gazeta de Oliveira, junho de 1888

"Acha-se entre nós a conhecida e já muito creditada Companhia Dramática dirigida pelo provecto artista Brandão, e prende dar alguns espetáculos no sofrível teatrinho de Oliveira.
Pelo que temos lido a respeito desta companhia, não trepidamos em dizer que é digna de apoio do público, não só pelo apurado gosto e maestria de seus dramas, como também pelo comportamento e fina educação dos seus artistas.
Em Ouro Preto e São João del-Rei, foi esta Companhia bem acolhida, dando em ambas as localidades grande número de espectadores; e as recomendações que dela temos recebido são as mais lisonjeiras e honrosas".
*Cartaz de propaganda do espetáculo de estreia da Companhia S. Brandão em Oliveira, Oeste de Minas.

Fonte: História e Memória de Minas Gerais por Daniel Venâncio

***

Seminário discute experiências do teatro amador
Publicada em 13/09/2010

“Temos que discutir da importância do teatro amador para a cidade, para a sociedade em geral”. As palavras da professora Ana Dias (Delac) expressam o objetivo do Seminário “Teatro Amador/Comunitário: algumas experiências”, que acontece no Campus Dom Bosco, de 16 a 18 de setembro. O evento apresentará palestras, atrações artísticas e oficinas, a fim de valorizar o trabalho de grupos artísticos que desenvolvem peças teatrais na cidade dos sinos. “Os alunos desenvolvem um projeto de pesquisa que busca conhecer os grupos de teatro de São João del-Rei. Temos que acabar com o pensamento de que teatro amador é teatro ruim”, propõe a professora.

Ana Dias orienta o grupo “Os Anfitriões”, projeto de extensão que estuda a Educação Patrimonial, dinamizada através da “Visita-Espetáculo” ao Teatro Municipal e ainda a pesquisa sobre os grupos teatrais de São João del-Rei Tunis, Tecos, Grutsen e Nossa Senhora da Saúde, os três últimos em atividade até os dias de hoje. “É muito interessante visualizar a riqueza que o teatro amador proporciona aos atores e aos espectadores das comunidades que o compõem”, considera.

Atrações

As atrações do Seminário permitirão a troca de experiências teatrais através do trabalho dos diretores teatrais amadores Marco Camarano, Luiz Dangelo, Juarez Batista e Luiz Bonifácio, em mesa-redonda no dia 17, às 19h. Na programação, acontece também a oficina de teatro de rua, ministrada pela professora Ana Cordeiro, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) nos três dias do evento. As oficinas têm apenas 25 vagas disponíveis.

O Grupo Teatral do Senhor dos Montes (Grutsem) (foto) apresentará sua performance no dia 17, às 21h, no Teatro do Campus. Os grupos do curso de Teatro também terão espaço garantido. Na quarta-feira, às 20h30, o grupo Xamã apresenta o espetáculo “Bolas, Pelotas e Cambalhotas” e na sexta, às 18h30, acontece a aula-espetáculo com o grupo Mucambo. “Será a vez dos grupos comunitários visitarem a Universidade, já que a Universidade sempre desenvolve projetos em suas comunidades”, analisa Ana.

A programação completa do evento

Fonte: UFSJ-Universidade Federal de SJDR | 13/09/2010


Compartilhe fotos, documentos e ação/projeto cultural, registraremos a colaboração e todos os créditos.
Mais informações/imagens, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL