São João del Rei Transparente

Melhores Produtos e Serviços

Conselho Municipal de Turismo de São João del-Rei

Descrição

1- NOME: CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO

2- Endereço/Cidade: Rua Santa Tereza, 127, Centro, São João del-Rei/MG

3- E-mail/Telefone de contato: turismo@saojoaodelrei.mg.gov.br, (32) 33717338

4- Redes sociais/site: não possui

5- Área de sua ação sociocultural:

( ) Cultura e Patrimônio | Turismo (x ) | Educação ( ) | Meio ambiente ( ) | Arte e artesanato | Música ( ) | Campanhas ( ) | Associações ou cooperativas ( ) | OG-Organização Governamental ( ) | ONG-Organização Não Governamental ( ) | Conselho Municipal ( ) | outros

6- Data do início de suas ações/Histórico completo

O Conselho Municipal de Turismo – COMTUR teve sua criação inicial através da Lei Nº 3.397 de 09 de setembro de 1998, a qual o criou como Conselho Municipal de Turismo e Cultura. Após a criação o conselho passou pelas seguintes modificações:

 Lei 3451, de 08 de junho de 1999: Modifica a Lei Nº 3.397 de 09 de setembro de 1998 – Cria Conselho Municipal de Turismo e dá outras providências; 

 Lei 4.003, de 19 de dezembro de 2005: Criação do Conselho de Turismo (separadamente);

 Lei 4.222, de 03 de julho de 2008: “Modifica a Lei nº 3.451 de 08 de junho de 1999, que modifica a Lei de criação do Conselho Municipal de Turismo e, dá outras providências”.

 Lei 4.705, de 23 de novembro de 2011: “Modifica a Lei nº 4.003 de 19/12/2005 e cria o Fundo Municipal de Turismo, e dá outras providências”;

 Decreto 5.520, de 20 de dezembro de 2013: “Regulamenta a Lei Municipal 4.705, de 23 de novembro de 2011, e dá outras providências”

 Lei 5.439, de 04 de junho de 2018: “Altera a Lei número 4.705, de 23 de novembro de 2011 e, dá outras providências.”

7- Quais as Melhores Práticas, Melhores Produtos e Serviços que consideram de sua cidade, exemplos nos respectivos links.

São João del-Rei é uma cidade rica e plural, no que tange ao desenvolvimento turístico e potencial atrativo do município, tendo como principal atrativo o patrimônio cultural, tanto material como imaterial, podemos citar como melhores práticas:

8- Agenda Cultural Oficial/Eventuais ou permanentes

Por enquanto, as reuniões ainda não possuem um calendário específico. A próxima acontecerá em 12 de março de 2024, às 9h, na sede da Secretaria de Cultura e Turismo.

9- Projetos, pesquisas, campanhas, ações que desenvolvem na comunidade

10- Publicações, currículo, fotos, prêmios, homenagens, clipping mídia, arquivos importantes das atividades disponíveis na web

11- Legislação, Estatuto, Atas de sua área importantes para serem compartilhadas

1- Lei Nº 3.397 de 09 de setembro de 1998

2- Lei 3451, de 08 de junho de 1999:

3- Lei 4.003, de 19 de dezembro de 2005

4- Lei 4.222, de 03 de julho de 2008:

5- Lei 4.705, de 23 de novembro de 2011:

6- Decreto 5.520, de 20 de dezembro de 2013:

7- Lei 5.439, de 04 de junho de 2018;

8- Ato de posse do COMTUR, de 18 de maio de 2023.


12- Responsável pela OG ou ONG/Cargo Diretoria. Membros: nome, data nascimento, profissão, atuação de cada um da equipe

Representante do Executivo Municipal: Titular: Antônio Márcio da Silva
Suplente: Wanderley Martinho de Oliveira
Representante do Secretaria Municipal de Cultura e Turismo:
Titular: Marcus Vinícius de Carvalho Fróis
Suplente: Lia Lombardi Parente
Representante do Departamento de Trânsito da Prefeitura Municipal:
Titular: ......
Suplente: ......
Representante do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural:
Titular: David Inácio Nascimento
Suplente: Michelle Aparecida do Carmo
Representante do Segmento Empresarial (Associação Comercial e Industrial):
Titular: Luís Paulo Neves Moreira
Suplente: Marcelo Mourão Coutinho
Representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN):
Titular: ......
Suplente: ......
Representante do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes:
Titular: Marcus Vinícius da Costa Januário
Suplente: Mariana Vitória de Azevedo
Representante da Associação de Guias e Condutores de Turismo:
Titular: ......
Suplente: ......
Representante da Diocese de São João del-Rei: Titular: Cláudio Guimarães Pereira
Suplente: João Pedro Resende Pereira
Representante do Instituto Brasileiro de Museus:
Titular: Maria de Fátima Loureiro Vasconcelos
Suplente: João Victor Vilas Boas Militani
Representante da ABRASEL:
Titular: Cláudio Luiz Goddi
Suplente: Rossana Viegas
Representante do SINDCOMERCIO:
Titular: Wainer Pastorini Haddad
Suplente: Leonardo Tury Haddad
Representante de Agência de Receptivo:
Titular: ......
Suplente: ......
Representante da Associação Regional de Produtores Agrícolas - ARPA:
Titular: ......
Suplente: ......
Representante da Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ:
Titular: Simone Bassi Parentonni Lana Cardoso
Suplente: Aline Braga Resende
Representante da Polícia Militar de Minas Gerais:
Titular: ......
Suplente: ......

13- Tipo de sustentabilidade econômica/apoiadores, patrocinadores, mecenas

14- Pix Mecenas disponível para possível apoio direto para o seu projeto, campanha, ONG etc - Não se aplica.

15- Entidades, associações, cooperativas ou instituições, empresas, Mestres, lideranças e mecenas que consideram mais engajados, além dos Conselhos Municipais de sua cidade?

 Ulisses Passarelli – pesquisador, folclorista, especialista em políticas públicas de patrimônio cultural. Membro efetivo da Academia de Letras de São João del-Rei e do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei. Dirigente da Tenda de Umbanda Ogum de Ronda  José do Carmo dos Santos – músico, compositor, escritor, membro de entidades musica

 Terezinha de Jesus Silva – escritora, poeta, Presidente da Academia de Letras de São João del-Rei (2023-2025);

16- Qual Conselho Municipal de sua cidade melhor se identifica com a sua atividade?

O Conselho Municipal de Turismo tem especial identificação com as ações do Conselho Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural.

17- Indicadores e Links Local/Global de interesse relacionados a sua área

ORGANIZAÇÕES E ASSOCIAÇÕES DO TURISMO NO BRASIL

ABAV – Associação Brasileira das agências de viagens

É uma entidade formada para representar as agências de viagens, de acordo com os interesses dos agentes visando evoluir o setor de turismo. http://www.abav.com.br/

ABRACORP – Associação Brasileira das agências de viagens corporativas

É uma entidade com a meta de qualificar e aprimorar os serviços prestados pela indústria de viagens corporativas e é responsável por cerca de 1/3 da movimentação total de viagens corporativas do país. https://www.abracorp.org.br/

ABBTUR – Associação Brasileira Bacharel em Turismo

É uma entidade que não serve de conselho profissional, mas se dedica a defender os interesses na categoria, sem executar funções típicas do Estado.

A afiliação não equivale a um registro profissional e é facultativa sem validade para comprovar o registro em categoria ou conselho de classe e não é válido para exercício da profissional de turismólogo. http://www.abbtur.com.br/abbtur/

ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes

Essa entidade atua na promoção do código de ética, assim como na organização de padrões de atendimento de Bares e Restaurantes. https://abrasel.com.br/

ABBV – Associação Brasileira de Blogs de Viagens

Entidade cujo objetivo é criar condições para o desenvolvimento do mercado de blog de viagens ocorra de forma ética e transparente. https://abbv.net.br/

ABETA – Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura

É uma entidade que reúne empresas que atuam no ecoturismo e turismo de aventura de forma profissional, sustentável e inovadora. http://abeta.tur.br

ABRESI – Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo É uma entidade que congrega as entidades sindicais e associações vinculadas aos restaurantes, bares e similares, setores ligados ao turismo e a hospedagem. https://abresi.com.br/

ALAGEV – Associação Latino Americana de Gestores de viagens corporativas 

É uma associação que é a expansão da ABGEV, com atuação no mercado de eventos e viagens corporativas, representando compradores e fornecedores desse setor no Brasil e na América Latina. https://alagev.org/

ABGTUR – Associação Brasileira de Guias de Turismo

É uma entidade cujo a finalidade é se fazer cumprir as Leis e normas e valorizar o profissional, estreitando os laços com os demais prestadores de serviços, visitantes e turista em todo Brasil. https://www.instagram.com/abgtur/ 

ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis

Uma das entidades mais antigas do Turismo Nacional tem uma fonte confiável de dados e informações do setor e busca fortalecer as relações institucionais com os poderes públicos e defendendo os interesses do segmento, busca a valorização das atividades hoteleiras e promove a aproximação e a ampliação de oportunidades de negócios para todos os associados. http://abih.com.br/

ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo É uma associação que reúne os jornalistas especializados em turismo e vem crescendo usando a representatividade e atuação e tem como objetivo de divulgar o turismo com a colaboração de seus associados e fortalecer o setor usando os meios de comunicação. https://abrajetnacional.com.br/

ABLA – Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis Associação de empresas que alugam veículos em todo o Brasil, promovendo o desenvolvimento e a divulgação da atividade para fortalecer o setor. https://www.abla.com.br/

ABREMAR – Associação Brasileira de Representação de empresas Marítimas. Uma entidade que tem como objetivo atuar na regulamentação, promoção e expansão da atividade econômica marítima no Brasil, apoia política e práticas que promovam um ambiente seguro, saudável e sustentável nos navios de cruzeiro. https://abremar.com.br/

ABTR – Associação Brasileira de Turismo Rural

É uma associação que busca desenvolver o turismo rural, o ecoturismo e lutar pela preservação ecológica. Busca divulgar o turismo rural junto às operadoras e agências de turismo nacionais e estrangeiras, órgãos de classe, sindicatos e imprensa. Ela busca defender a preservação da memória rural e museus regionais e estaduais. http://www.abtr.com.br/ 

ADIBRA – Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil

A associação reúne os mais importantes Parques de Diversões do País, com mais de 90 empresas filiadas, que representam cerca de 350 parques e fornecedores de serviços ao setor. A Adibra conta com o reconhecimento de entidades como ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e CREA

(Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). Um dos eixos de trabalhos da associação é continuar atuando frente às esferas do governo, órgãos públicos, empresas privadas e todas as demais interfaces necessárias e importantes para o funcionamento dos parques de diversões. https://www.adibra.com.br

ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo

A ANPTUR reúne as instituições brasileiras que mantêm Programas de Mestrado e/ou Doutorado em Turismo, Hotelaria, Lazer ou áreas afins, representando os seus interesses, especialmente no que concerne à formulação da política de educação e pesquisa. https://www.anptur.org.br

BITO – Associação Brasileira de Turismo Receptivo Internacional

O propósito da BITO é promover a troca de experiências e ideias; promover um melhor entendimento entre as agências receptivas e as necessidades de negócio e requisitos entre os fornecedores e parceiros comerciais; estabelecer os mais altos e possíveis padrões éticos de negócios e serviços, com alta qualidade entre os seus membros; e representar oficialmente o mercado brasileiro da indústria de viagens de receptivos em todos os fóruns. http://www.bito.com.br/

BLTA – Brazilian Luxury Travel Association

Fundada em 2008, a Associação Brasileira de Viagens de Luxo (BLTA) inclui os principais hotéis e operadores turísticos do segmento de luxo do Brasil. A atuação se concentra em apresentar o Brasil contemporâneo de forma inovadora, com autenticidade e sustentabilidade como valores fundamentais. http://blta.com.br/

Brasil Convention & Visitors Bureau

O Brasil Convention & Visitors Bureau é constituída exclusivamente por entidades que atuem como “Convention & Visitors Bureau” no território brasileiro e tem por finalidade promover e representar as suas associadas em todo e qualquer pleito do interesse do segmento de atividade. Os Conventions Bureau tem como incrementar a economia local, por meio da captação e apoio a eventos nacionais e internacionais, e contribuir para aumentar o fluxo de visitantes de um destino. http://brasilcvb.com.br/quem-somos

BRAZTOA – Associação Brasileira de Operadoras de Turismo

Associação que reúne as mais diversas empresas de operação, agenciamento de viagens e representação de serviços turísticos, foca em valorizar a atuação dos associados em regime de mercado organizado, com liberdade de iniciativa e lealdade de concorrência. https://braztoa.com.br/

FOHB – Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil

Uma associação que reúne algumas das mais importantes redes hoteleiras do país, com o objetivo de desenvolvimento do setor, auxiliando a normatização e sistematização desse segmento do mercado em geral. Atua em 3 Eixos como a representatividade, desenvolvimento e informação. http://fohb.com.br/ 

Resorts Brasil – Associação Brasileira de Resorts

A Associação Brasileira de Resorts atua para garantir a qualidade, reunindo os melhores resorts do País e certificando o profissionalismo e a excelência nos serviços e no atendimento. Hoje, a Associação Brasileira de Resorts conta em seu quadro associativo com 55 dos mais importantes resorts do Brasil. https://www.resortsbrasil.com.br/

SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas

Entidade sem fins lucrativos, fundada em 2003 pelos principais Parques Temáticos e Atrações Turísticas do Brasil, com a principal finalidade de defender os interesses do setor. https://sindepat.com.br/

SNEA – Sindicato Nacional Empresas Aeroviárias

O Sindicato é um órgão representativo do segmento econômico das empresas aeroviárias. Representa os interesses coletivos das empresas associadas. http://www.snea.com.br/

UNEDESTINOS – União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos

A Unedestinos é uma organização não governamental de direito privado formada por entidades mista, pública e privada, especializada na promoção de destinos, pesquisas, geração de conteúdo, programas de capacitação, apoio e captação de eventos em geral. https://www.unedestinos.com.br/ 

ORGANIZAÇÕES GOVERNAMENTAIS DO TURISMO

ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil

É uma reguladora federal com a responsabilidade de normatizar e supervisionar a atividade de aviação civil. Garantindo a segurança técnica do setor e alinhamento dos aspectos econômicos. https://www.anac.gov.br/ 

CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo é uma entidade sindical que representa os direitos e interesses dos quase cinco milhões de empreendedores do comércio brasileiro. http://www.cnc.org.br/

FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação

A FBHA é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas. Entidade sindical de grau superior, com base em todo território nacional, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor. http://www.fbha.com.br/

MTUR – Ministério do Turismo

É o Ministério Brasileiro que tem como objetivo de desenvolver o turismo como atividade sustentável, gerando empregos e fazendo a inclusão social, faz a condução de políticas públicas com um modelo de gestão descentralizado, orientado pelo pensamento estratégico. http://www.turismo.gov.br/

18- Conhece os Conselhos Municipais de sua cidade, o IDH-Índice de Desenvolvimento Humano Local/Global, as Cartas Patrimoniais/Plano Diretor da Humanidade, ESG e a Agenda 2030/ODS-Objetivos de Desenvolvimento do Milênio? Sua prática está alinhada a algum desses compromissos, quais?

O trabalho do Conselho de Turismo pode trazer uma série de vantagens para uma cidade ou região, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e cultural. Através das ações do COMTUR, a atividade turística pode gerar algumas vantagens para o território:

Promoção do Desenvolvimento Econômico: O turismo pode impulsionar a economia local, gerando empregos, aumentando a renda e estimulando o crescimento de setores como hospedagem, alimentação, transporte e comércio.

Diversificação da Economia: O turismo pode ajudar a diversificar a economia de uma região, reduzindo a dependência de setores econômicos específicos e aumentando a resiliência a choques externos.

Geração de Receita: O turismo traz receitas adicionais para a cidade ou região por meio de gastos dos visitantes com hospedagem, alimentação, transporte, compras e atividades turísticas.

Preservação Cultural e Patrimonial: O turismo pode contribuir para a preservação e valorização do patrimônio cultural, histórico e natural da região, incentivando a conservação de monumentos, museus, tradições locais e áreas protegidas.

Estímulo ao Empreendedorismo: O turismo pode criar oportunidades para empreendedores locais, incentivando o desenvolvimento de novos negócios e serviços voltados para atender às necessidades dos visitantes.

Melhoria da Infraestrutura: O turismo pode estimular investimentos em infraestrutura turística, como estradas, aeroportos, portos, sinalização, parques e áreas de lazer, beneficiando não apenas os turistas, mas também os residentes locais.

Aumento da Consciência Cultural: O turismo pode promover a compreensão intercultural e o respeito pela diversidade cultural, proporcionando oportunidades para o intercâmbio cultural e o enriquecimento mútuo entre visitantes e comunidades locais.

Desenvolvimento Comunitário: O turismo pode contribuir para o desenvolvimento social e comunitário, fortalecendo os laços sociais, promovendo a participação cívica e melhorando a qualidade de vida dos residentes locais.

Marketing e Promoção da Marca: O turismo pode ajudar a aumentar a visibilidade e a atratividade da cidade ou região, atraindo a atenção de potenciais visitantes e investidores por meio de campanhas de marketing e promoção.

Fomento ao processo de pertencimento local: O turismo pode gerar um senso de orgulho, pertencimento e identidade entre os residentes locais, destacando as características únicas e os pontos fortes da cidade ou região e promovendo um sentimento de pertencimento à comunidade. 

19- Informações adicionais, observações, sugestões pró Agenda 2030 Local/Global

20- Data da coleta dos dados: De 19/02/2024 a 07/03/2024

Responsável pelas informações: Betânia Nascimento Resende

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