São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

Clipping de Notícias . Semana Santa Cultural 2012 . Atitude Cultural . São João del-Rei

Descrição

Dados . Semana Santa Cultural 2012 . São João del-Rei
Vídeo: Semana Santa Cultural em São João del-Rei . Curta Doc. 2012
Programação completa da Semana Santa religiosa 2012

Semana Santa Cultural e Tapetes de Rua/Flores . São João del-Rei . Minas Gerais/Estrada Real/Brasil
Imagens da Semana Santa Cultural 2012 . São João del-Rei


***

Tapetes efêmeros, emoções permanentes

Este ano, a Semana Santa em São João del-Rei foi marcada mais uma vez por um atrativo que há anos encanta os sanjoanenses. Coloridos e emocionantes, os tapetes de rua atraíram muitos turistas e moradores da cidade. Montados na quinta-feira, dia 04, e na sexta-feira santa, os tapetes no largo do São Francisco foram organizados e confeccionados pelo grupo Atitude Cultural (projeto que realiza inúmeros eventos sócio-culturais e pesquisas junto à comunidade e região), juntamente com a participação de crianças, da comunidade e de artistas locais.

Atuando desde pequeno na confecção dos tapetes de rua, Hugo Haddad cria mandalas centrais nos tapetes há cinco anos. O estudante de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) comenta que sua mãe o incentivou a fazer os tapetes: “A tradição é muito bacana e não só os artistas estão fazendo, mas muita gente vem ajudar e quem quiser podia ter ajudado. É uma causa que é feita em união, na qual todos que querem participam”.

Os tapetes começam a ser planejados com meses de antecedência, já que precisa se estudar um novo tema, com desenhos milimetricamente esboçados, o que faz da arte de sua confecção uma grande manifestação da fé e da cultura nacional, valorizando as tradições religiosas expressivas da história.

É o primeiro ano que Clélia Regina Rodrigues participa da confecção dos tapetes. Artesã há muito tempo, ela diz que a arte está no sangue: “A confecção de tapetes é uma tradição milenar, dos tempos de Cristo. Aqui na cidade começamos a recuperar isso há mais ou menos 12 anos. Está acabando tudo, queremos resgatar”.

Turismo Cultural

“É um atrativo para todos os turistas, não só brasileiros, mas também do exterior. Os tapetes e as cerimônias são lindas, acontecem coisas que não vemos em nenhuma parte do mundo”, afirma Nilton Rios. O turista deixa Belo Horizonte todos os anos para participar da Semana Santa em São João del-Rei, mesmo não tendo família na cidade. Rios ressalta a importância da valorização da cultura e a tradição da cidade, que para ele é interessantíssima: “São João del-Rei está de parabéns! Este é o primeiro ano que acompanho a confecção, porque sempre via os tapetes prontos. Estou achando maravilhoso. O mais interessante é ver a participação da juventude. Estou com a câmera e vou registrar tudo”, completa.

Arte correndo nas veias

A coordenadora do Atitude Cultural, Alzira Agostini Haddad, ficou muito satisfeita com a montagem dos tapetes de rua desse ano: "Eu fiquei muito feliz, achei muito bonito. O trabalho, todo mundo trabalhou super bem, foi ótimo”.

A produção destes tapetes é uma tradição que, ainda hoje, é percebida em várias cidades mineiras que foram fundadas durante a colonização portuguesa nas Minas Gerais. Tradição herdada dos portugueses e açorianos, os tapetes de borra de café, serragem, areia, flores e outros materiais são inspirados em crenças religiosas, enaltecidas pelo período da Semana Santa.

O escultor sanjoanense Fernando Pedersini participa da confecção dos tapetes de rua desde 2000. Pedersini vê que atualmente o apoio e admiração pela arte adquiriram um campo “cem vezes maior” que antigamente. E acrescenta: “Já soube de muitos turistas que vieram à cidade de São João del-Rei durante a Semana Santa não só pela religiosidade, mas também pela arte dos tapetes”.

Pedersini é amante da arte representativa e religiosa e acredita que para confeccionar os tapetes é preciso disposição, boa vontade, bom humor e sempre a consciência de que o que está sendo feito não é apenas para os que coordenam ou observam e sim por uma causa maior.


Reportagem: Rômer Castanheira/ VAN UFSJ

Fonte: VAN - Vertentes Agência de Notícias em Abril de 2012



*******
Tapete de Minas


Não tem lugar melhor para vivenciar a Semana Santa do que em São João del Rei / MG. Esta, com certeza, é a data mais importante e esperada da cidade.

Igrejas enfeitadas e iluminadas com as portas abertas, velas nas calçadas, sinos badalando e procissões serpenteando pelas ruazinhas estreitas… A cidade toda exala fé, tradição e cultura.

E para a Semana Santa também são feitos aqueles tradicionais e lindíssimos tapetes para as procissões passarem. E este ano o Bruno e eu (o Turadinhas) tivemos a grande honra e prazer de participar da construção do tapete.

Decidimos por fazer o desenho de um sino, bem característico das igrejas de São João. Todos os desenhos que compõe o tapete são feitos com areia e serragem tingidas. Nós nunca havíamos trabalhado com estes materiais antes, mas achamos que o resultado ficou bem legal e interessante…

Mas o mais importante de tudo isso foi poder participar efetivamente desta festa, fazer parte desta linda tradição e experimentar a Semana Santa e todo o seu significado de forma tão próxima e verdadeira.

Ê, coisa boa!

Obrigada à Alzira e todos da Atitude Cultural pelo convite e parabéns por manterem viva e a todo vapor a cultura de São João del Rei.

Fonte:
Turadinhas Em Abril de 2012




Imagens da confecção dos Tapetes no site Turadinhas:



*******
Chorinho
Hoje, ás 22 horas, no Largo de São Francisco, um encontro terá presença confirmada dos apaixonados por música. É o 5º Encontro de Chorinho e Serenata com o grupo Pedacinhos do Céu de São João del-Rei e Chora Genésio. O evento será dividido em três momentos. O primeiro com a apresentação de apenas um dos grupos, o segundo com o outro e o terceiro será o ápice da apresentação quando os dois, Pedacinho do Céu e Chora Genésio, tocarão juntos.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei em 07/04/2012 . Em "Radar"



*******
Tapetes de Rua
O tema volutas – elemento decorativo do barroco em forma de espiral e curvas, voou longe na interpretação dos artistas que sob o sol escaldante de quinta e sexta-feira Santa se ajoelharam ao longo de  1,3 mil metros quadrados de pura arte. O resultado foi de tirar o fôlego, pelo equilíbrio das volutas, a sintonia das cores, a delicadeza e perfeição do resultado. A inovação foi o caminho da Lira, decorado com tapetes pela primeira vez. Aplausos para todos que participaram. Entidades, grupos culturais, entre os quais Lendas São-joanenses e Instituto Apoiar, visitantes, comunidade e os artistas Carlos Magno de Araújo, Fernando Pedersini, Hugo Agostini Haddad, Wilson do Rio das Mortes, Paulinho, Renato Agostini, Bruno Grossi e Jaime Vieira. Sem falar na participação das crianças, um espetáculo à parte ao longo da Rua da Prata. As merecidas homenagens foram para os mestres José Alberto Ferreira e Antônio Gaio Sobrinho, que também lançou o livro “São João del-Rei através de documentos”.

Semana Santa Cultural
Quem abre o folder  Semana Santa Cultural – programação São João del-Rei, se impressiona. Verdadeiro banquete de opções culturais – palestras, recitais, concertos, exposições, mostra audiovisual, teatro, shows, lançamento de livros, artesanato, oficina de bordado e de tapetes de rua – que fez da Semana Santa um tempo mágico. Quem esteve na cidade,  pode provar de tudo um pouco e levou grata impressão. Com o idealismo e a persistência de alguns, como Alzira Agostini Haddad, da Atitude Cultural, São João del-Rei ofereceu à população e aos visitantes, mais uma vez, espetáculos de encher os olhos como a confecção dos tapetes de rua. Nada mais lindo e minucioso.

Música no Largo
No Largo de São Francisco, o sábado de lua cheia e linda foi também de música e mesclou chorinho, samba de raiz, música erudita e popular. Na sacada da Casa de Bárbara Eliodora, a participação mais que especial dos cantores Mário Krauss e Marilane Sottani, que cantaram também músicas de seresta. Assim como os cantores, que dispensam apresentações, os grupos são-joanenses Pedacinhos do Céu e Chora Genésio elevaram o astral da noite às alturas. “Foi tudo muito bonito, a lua cheia, o público participando, a excelência dos músicos são-joanenses e a seleção musical que emocionou”, destacou Tutty Fonseca. Aleluia chique e  vibrante, como há muito não se via. A programação contou com o incentivo da Lei Rouanet do Ministério da Cultura.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei em 14 de Abril de 2012 . Em "Semana Santa, Artesanato e Cultura"




*******
Feira Mineira de Artesanato
A 8ª Feira Mineira de Artesanato em São João del-Rei, será aberta na próxima quinta-feira, 5 de abril, às 14h no Campo do Minas. Ao todo a feira terá 150 stands com 300 expositores de artesanato de todo estado de Minas Gerais. Oficinas, exposição de fotos, desgustação de cachaça, tira gosto de buteco são alguns dos atrativos que os visitantes poderão conferir no evento. A feira encerrará no próximo domingo, 8 de abril.

8ª Feira de Artesanato
Com abertura na próxima quinta-feira, 5, a  8ª Feira de Artesanato, no Campo do Minas Futebol Clube, promete repetir o sucesso dos anos anteriores. Diversificada, para atender aos mais diversos públicos sem, contudo, perder o foco na difusão do mais autêntico artesanato de Minas, a feira é aliada na programação paralela da Semana Santa na cidade, que a cada ano, atrai maior número de turistas e são-joanenses que visitam a terra natal nesta época do ano. De 5 a 8 de abril, cerca de 300 expositores, além de exposição de orquídeas e de fotos, organizada pela Atitude Cultural, atrações infantis, gastronômicas e muito mais. Diariamente, de 10h às 22h.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei em 31 de Março de 2012 . Em "Acontece", por Cláudia Simões

Imagens mais "Aonde Ir" com a programação dos museus:

*******
Semana Santa Cultural
Com homenagens aos professores Antônio Gaio Sobrinho, pesquisador e escritor e a José Alberto Ferreira, presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio, a Atitude Cultural realiza a Semana Santa Cultural 2012. A programação, a julgar pelos anos anteriores e pela atuação da coordenadora, Alzira Agostini Haddad,  é atração  artística  sem precedentes na cidade. O tema escolhido, volutas – elemento decorativo do barroco em forma de espiral e curvas – será visto nos tapetes que começam a ser confeccionados na quinta-feira, às 9h, no Largo de São Francisco. A oficina viva de tapetes de rua , com a participação da comunidade, de grupos culturais e famílias inteiras, inclusive crianças, é na sexta-feira, 6, a partir das 9h, no Largo de São Francisco e nas ruas Pe. José Maria Xavier e Balbino da Cunha. No local acontece também a oficina viva de bordado com o grupo Gabirobinhas.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei em 31 de Março de 2012 . Em "Acontece", por Cláudia Simões

*******
Semana Santa São João del-Rei 2012: fé, tradição e cultura
Fé, tradição e cultura. Estas três palavras, definidas como slogan pela Irmandade dos Passos em 2011, conceituam, com absoluta precisão, qual é a "santíssima trindade" da Semana Santa de São João del-Rei. Uma celebração fundamentada na religiosidade sincera, que se repete a cada ano seguindo características originais tricentenárias, enriquecidas por manifestações culturais contemporâneas.

Além das comoventes procissões e dos ofícios barrocos com participação da Orquestra Ribeiro Bastos, concerto pelos 110 anos da Banda Theodoro de Faria, recital no órgão colonial de tubos do Museu Regional, lançamento de CD dos Coroinhas entoando cantos gregorianos, exposição de oratórios domésticos dos séculos XVIII e XIX, confecção de tapetes processionais de rua pela ONG Atitude Cultural e muitos eventos artístico-culturais ainda não divulgados.

Tudo isto e muito mais é o que você poderá desfrutar em São João del-Rei no período de 31 de março a 8 de abril deste ano. Uma vasta e rica programação que pode ser resumida em três palavras: fé, tradição e cultura.

Fonte: Blog Tenções e Terentenas em 25 de Março de 2012

*******

Tapetes
As tradições foram mantidas e mais uma vez a Semana Santa de São João del-Rei foi um sucesso com destaque especial para os belíssimos tapetes confeccionados neste período, em frente as igrejas e no trajeto das procissões. Na foto, Alzira Haddad na confecção dos tapetes.

Fonte: Tribuna Sanjoanense . 24 a 30 de Abril de 2012

*******
Imagens
. Fotos do Thiago Morandi publicadas no site da TV Campos de Minas em 12 de Abril de 2012:
http://www.tvcamposdeminas.com.br/?p=1142

*******
Videos
. TV Campos de Minas . Tapete de Rua . Em 7 de Abril de 2012:
http://www.tvcamposdeminas.com.br/?p=1109
. TV Campos de Minas . 5º Encontro de Chorinho . Em 11 de Abril de 2012:
http://www.tvcamposdeminas.com.br/?p=1129
. TV Campos de Minas . Tela VIP . Em 13 de Abril de 2012:
http://www.tvcamposdeminas.com.br/?p=1196#more-1196
. Globo News . Em 6 de Abril de 2012:
http://globotv.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/v/preparativos-para-procissoes-da-semana-santa-comecam-com-montagem-de-tapetes/1891747/

*******

Veja AQUI dados sobre a Semana Santa Cultural 2012

Compartilhe fotos, documentos e ação/projeto cultural, registraremos a colaboração e todos os créditos.
O conteúdo desse portal pode ser reproduzido, desde que citadas as fontes e os créditos.
Mais informações/imagens, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.