São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Programação Religiosa da Semana Santa 2012 . 1 a 8 de Abril

Data

01/04/2012

Hora

9h30

Cidade

SJDR

Descrição

A Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento, que, há 301 anos, vem promovendo a Semana Santa com todo esplendor e piedade, convida a todo o povo de Deus a celebrar o Mistério Pascal: Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, fato primordial de nossa fé e centro de toda a liturgia da Igreja.

A Semana Santa é semana do encontro com Cristo Ressuscitado: nas celebrações litúrgicas, na proclamação da Palavra de Deus e na pessoa dos irmãos e irmãs na fé.

Procuremos, nestes dias, como nos exorta o Papa Bento XVI, "o recolhimento e a oração, de modo a haurir profundamente esta nascente de graça. A esse propósito, em vista das eminentes festas, cada cristão está convidado a celebrar o Sacramento da Reconciliação, momento de adesão especial à Morte e Ressurreição de Cristo, para poder participar com mais proveito da Santa Páscoa".


DOMINGO DE RAMOS - 1º DE ABRIL
“A procissão dos Ramos é a procissão de Cristo Rei: nós professamos a realeza de Jesus Cristo, reconhecemos a Jesus como o Filho de Davi, o verdadeiro Salomão, o Rei da paz e da justiça. Reconhecê-lo como Rei significa aceitá-lo como Aquele que nos indica o caminho no qual temos confiança e que seguimos. Significa aceitar dia após dia a sua palavra como critério válido para a nossa vida. Significa ver nele a autoridade à qual nos submetemos. Submetemo-nos a ele porque a sua autoridade é a autoridade da verdade.” (Papa Bento XVI)


Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar

Às 9h 30m - Bênção e Procissão dos Ramos
Na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Bênção dos Ramos, seguindo-se a procissão até à Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, onde será celebrada Santa Missa Solene, com o Canto da Paixão. Pede-se a cada pessoa que traga o seu ramo.

Às 18 horas - Procissão do Senhor do Triunfo
Saindo da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, a festiva procissão do Senhor do Triunfo percorrerá o seguinte itinerário: Pça. Embaixador Gastão da Cunha, Rua Pe. José Maria Xavier, Rua Dr. Balbino da Cunha, Rua Ministro Gabriel Passos, Rua Arthur Bernardes, Rua Marechal Deodoro, Rua Sebastião Sette e Rua Getúlio Vargas, até à Catedral. Em seguida, Santa Missa.

Em todas as Missas será realizada a Coleta Nacional da Solidariedade da Campanha da Fraternidade 2012.


SEGUNDA E TERÇA FEIRA SANTAS - 2 e 3 de abril
Às 6h 10m - Liturgia das Horas
Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar

Às 7 horas, 7h 30m, 18h 30m e 19 horas - Santa Missa
Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar

Às 8h 30m, 15 horas e 19 horas - Confissões
Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Às 19h 30m - Via-Sacra solene
Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar


QUARTA FEIRA SANTA - 4 de abril
Às 6h 10m - Liturgia das Horas
Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar
 
Às 7 horas e 7h 30m - Santa Missa
Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar

Às 8h 30m e 15 horas - Confissões
Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Às 19 horas - Ofício de Trevas
Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar


QUINTA FEIRA SANTA - 5 DE ABRIL
“Na Missa Crismal de Quinta-feira Santa, os Santos Óleos estão no centro da ação litúrgica. São consagrados pelo Bispo na Catedral para o ano inteiro. Assim, exprimem também a unidade da Igreja, garantida pelo Episcopado, e aludem a Cristo, o verdadeiro “pastor e guarda das nossas almas”, como o chama São Pedro (cf. 1 Pd 2,25).(...) Em quatro sacramentos, o óleo é sinal da bondade de Deus que nos toca: no Batismo; na Confirmação, como sacramento do Espírito Santo; nos vários graus do Sacramento da Ordem; e, finalmente, na Unção dos Enfermos, na qual o óleo nos é oferecido, por assim dizer, como medicamento de Deus – como o medicamento que agora nos torna seguros da sua bondade e deve nos revigorar e consolar, mas ao mesmo tempo aponta para além do momento da enfermidade, para a cura definitiva, a ressurreição (cf. Tg 5,14). Assim, o óleo, nas suas diversas formas, nos acompanha ao longo de toda a vida, desde o catecumenato e o Batismo até ao momento em que nos preparamos para o encontro com Deus Juiz e Salvador.”

Às 9h 30min - Missa Solene do Crisma e Bênção dos Santos Óleos
Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar
Comemorando a Instituição do Sacerdócio, o Exmo. e Revmo. Sr. Dom Célio de Oliveira Goulart, DD. Bispo Diocesano, faz-se acompanhar de todo o clero da Diocese, e com este, como presbitério participante do seu pleno Sacerdócio, concelebra a Eucaristia. Durante a celebração, consagra o Óleo do Crisma e abençoa o Óleo dos Catecúmenos e o Óleo dos Enfermos, que serão levados pelos presbíteros para suas paróquias.

“A Quinta-Feira Santa é o dia em que o Senhor confiou aos Doze a tarefa sacerdotal de celebrar, no pão e no vinho, o Sacramento do seu Corpo e do seu Sangue, até à sua volta. O cordeiro pascal e todos os sacrifícios da Antiga Aliança são substituídos pela dádiva do seu Corpo e do seu Sangue, pelo dom de si mesmo. Assim, o novo culto fundamenta-se no fato de que, em primeiro lugar, Deus nos oferece um dom, e nós, repletos deste dom, tornamo-nos seus: a criação regressa ao Criador.”

Às 17 horas - Missa Solene da Ceia do Senhor
Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar

Após a Santa Missa, o Santíssimo Sacramento será transladado em solene procissão para a capela onde permanecerá até a hora da Sagrada Comunhão, no dia seguinte. Em seguida, em sinal de luto, os altares serão desnudados. Os fiéis são convidados, ao menos por alguns minutos, a fazer a sua  adoração, vigiando com o Senhor na noite da sua agonia: "A minha alma está triste até a morte, permanecei aqui e
vigiai comigo." (Mt 26,38)

"Ele, que amara os seus que estavam no mundo, levou o seu amor por eles até ao extremo" (Jo 13, 1): Deus ama a sua criatura, o homem; ama-o também na sua queda e não o abandona a si mesmo. Ele ama até ao fim. Vai até ao fim com o seu amor, até ao extremo: desce da sua glória divina. Depõe as vestes da sua glória divina e reveste-se com as do servo. Desce até à extrema baixeza da nossa queda. Ajoelha-se diante de nós e presta-nos o serviço do servo; lava os nossos pés sujos, para que possamos ser admitidos à mesa de Deus, para que nos tornemos dignos de nos sentarmos à sua mesa, o que, por nós mesmos, nunca podemos fazer."

Às 20h 30m - Cerimônia do Lava-pés
Praça Francisco Neves (atrás da Catedral)

O Exmo. e Revmo. Sr. Bispo Diocesano Dom Célio de Oliveira Goulart preside o expressivo ato do Lava-pés. Em seguida, S. Ema. Revma. o Sr. Cardeal Dom Geraldo Magela Agnelo, DD. Arcebispo Emérito de São Salvador da Bahia, profere o sermão sobre a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio e sobre o preceito de Nosso Senhor Jesus Cristo quanto ao amor fraterno.

Nesta ocasião, realiza-se a Coleta da Caridade, em favor dos pobres.


SEXTA FEIRA SANTA - 6 DE ABRIL
"Fixemos bem aquele homem crucificado entre o céu e a terra, contemplemo-lo com um olhar mais profundo e descobriremos que a Cruz não é o sinal da vitória da morte, do pecado, do mal, mas o sinal luminoso do amor, mais ainda, da imensidão do amor de Deus, daquilo que não teríamos jamais podido pedir, imaginar ou esperar: Deus debruçou-se sobre nós, abaixou-se até chegar ao â ngulo mais escuro da nossa vida, para nos estender a mão e atrair-nos a si, levar-nos até ele. A Cruz fala-nos do amor supremo de Deus e convida-nos a renovar hoje a nossa fé na força deste amor, a crer que em cada situação da nossa vida, da história, do mundo, Deus é capaz de vencer a morte, o pecado, o mal, e dar-nos uma vida nova, ressuscitada. Na morte do Filho de Deus na cruz, há o gérmen de uma nova esperança de vida, como o grão de trigo que morre no seio da terra".

Às 8 horas - Matinas e Laudes
Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar

Às 8h 30m - Confissões
Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Às 12h 30m - Sermão da Sete Palavras
Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar

Em memória da agonia do Divino Salvador na Cruz, será proferido o Sermão das Sete Palavras pelo Exmo. e Revmo. Sr. Dom Célio de Oliveira Goulart, DD. Bispo Diocesano de São João del-Rei.

Às 15 horas - Solene Ação Litúrgica
Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar

Às 20h 30m - Descendimento da Cruz
Escadaria da Igreja de Nossa Senhora das Mercês

O comovente ato do Descendimento da Cruz terá como pregador o Revmo. Sr. Monsenhor Flávio Carneiro Rodrigues. Em seguida, realizar-se-á, com espírito de recolhimento e contrição, a tocante procissão do Enterro do Senhor, com o seguinte itinerário: Pça. Francisco Neves, R. Monsenhor Gustavo, Pça. Embaixador Gastão da Cunha, R. Pe. José Maria Xavier, R. Dr. Balbino da Cunha, R. Ministro Gabriel Passos, R. Arthur Bernardes, R. Marechal Deodoro, R. Sebastião Sette e R. Getúlio Vargas, até à Catedral.

Na Solene Ação Litúrgica será realizada a coleta para os Lugares Santos.


SABADO SANTO - 7 DE ABRIL
"No silêncio que envolve o Sábado Santo, tocados pelo amor de Deus sem limites, vivemos à espera da alvorada do terceiro dia, a alvorada da vitória do Amor de Deus, da alvorada da luz que permite aos olhos do coração ver de um modo novo a vida, as dificuldades, o sofrimento. Os nossos fracassos, as nossas desilusões, as nossas amarguras, que pareciam indicar a ruína de tudo, são iluminados pela esperança. O ato de amor da Cruz é confirmado pelo Pai, e a luz fulgente da Ressurreição tudo envolve e transforma: da traição pode nascer a amizade; da negação, o perdão; do ódio, o amor.

Às 8h 30m - Matinas e Laudes
Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar
.
Às 8h 30m - Confissões
Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Às 20 horas - Vigília Pascal
Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar

"Procurais a Jesus, o Crucificado. Não está aqui: ressuscitou" (Mc 16, 6). Desse modo se dirige às mulheres que vão ao túmulo procurar o corpo de Jesus, o mensageiro de Deus, revestido de luz. Mas, nesta noite santa, o evangelista diz o mesmo a nós: Jesus não é um personagem do passado. Ele está vivo e como vivente caminha à nossa frente; chama-nos a seguir a ele, o Vivente, e a encontrar desse modo também nós o caminho da vida.


DOMINGO DA PASCOA - 8 DE ABRIL

Resurrectio Domini, spes nostra - a ressurreição de Cristo é a nossa esperança! É isto que a Igreja proclama hoje com alegria: desde a alvorada de Páscoa, uma nova primavera de esperança invade o mundo; desde aquele dia, a nossa ressurreição já começou, porque a Páscoa não indica simplesmente um momento da história, mas o início de uma nova condição: Jesus ressuscitou, não para que a sua memória permaneça viva no coração dos seus discípulos, mas para que ele mesmo viva em nós, e nele possamos já saborear a alegria da vida eterna.

Às 7h 30m, 18 horas e 19 horas - Santa Missa
Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar

Às 9h 30m - Solene Missa Pontifical Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar

Solene Missa Pontifical presidida pelo Exmo. e Revmo. Sr. Dom Célio de Oliveira Goulart, DD. Bispo Diocesano. Ao final da Santa Missa será dada a Bênção Papal, com indulgência plenária.

Às 16 horas - Procissão do Santíssimo Sacramento Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Sairá a majestosa procissão do Santíssimo Sacramento da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, percorrendo o seguinte itinerário: Pça. Emb. Gastão da Cunha, Rua Pe. José Mª Xavier, Rua Dr. Balbino da
Cunha, Rua Min. Gabriel Passos, Rua Arthur Bernardes, Rua Marechal Deodoro, Rua Sebastião Sette e Rua Getúlio Vargas, até à Catedral.
Pedimos às famílias que enfeitem a frente de suas casas para esta procissão.

Hoje a Igreja canta "O dia que o Senhor fez" e convida à alegria. Hoje a Igreja suplica, invoca Maria, Estrela da Esperança, para que guie a humanidade para o porto seguro da salvação, que é o coração de Cristo, a Vítima pascal, o Cordeiro que "redimiu o mundo", o Inocente que "nos reconciliou a nós, pecadores, com o Pai". A ele, Rei vitorioso, a ele crucificado e ressuscitado, gritamos com alegria o nosso Aleluia!

Às 20 horas - Solene Coroação de Nossa Senhora
Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar

Sermão proferido pelo Revmo. Sr. Padre Geraldo Magela da Silva, DD. Pároco da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, exaltando a Santíssima Virgem Maria pela gloriosa Ressurreição de seu Filho Jesus. Em seguida, o Exmo. e Revmo. Sr. Dom Célio de Oliveira Goulart, DD. Bispo Diocesano, ao som do Regina Cæli, retira da imagem de Nossa Senhora das Dores as espadas cravadas em seu terníssimocoração e coloca sobre sua cabeça uma bela coroa de prata, em modo de louvor àquela que, de Senhora das Dores, se transformou em Senhora da Alegria. Finalmente, para exaltar o triunfo de Nosso Senhor Jesus Cristo, vencedor da morte e do pecado, entoa-se o grandioso hino de ação de graças Te Deum laudamus.


PARTICIPAÇÕES

Os atos internos da Semana Santa serão presididos pelo Exmo. e Revmo. Sr. Dom Célio de Oliveira Goulart, DD. Bispo Diocesano de São João del-Rei. Contaremos com a colaboração de S. Emª Revma o Sr. Cardeal Dom Geraldo Magela Agnelo, DD. Arcebispo Emérito de São Salvador da Bahia, e dos Revmos Srs. Sacerdotes: Mons. Sebastião Raimundo de Paiva, Mons. Flávio C. Rodrigues, Pe. Geraldo Magela da Silva, Pe. Ramiro José Gregório, Pe. Álisson André Sacramento, Pe. Frei Jaime Eduardo Ribeiro - ofm, Pe. Frei João Bosco R. Silva - ofm, Pe. Frei Guilherme von Wordragen - ofm, Pe. Frei Renato Alves Rodrigues - ofm, Pe. Frei Nicolau Schwendler - ofm, Pe. Frei Berardo Kleuskens - ofm, Pe. Claudir Possa Trindade, Pe. Raimundo Simões Quinteiro, Pe. Pedro Teixeira Pereira, Pe. Antônio Claret Albino, Pe. Ilton de Paula Resende, Pe. Dr. Tiago Wenceslau de B. Barbosa, Pe. Frei César Cardoso Resende - ocd, Pe. Frei Donil Júnior - OFMConv, Pe. Rafael Querubin - scj e Pe. Frei João Borges da Silva, CSSS.

Cerimoniário: Pe. Geraldo Magela da Silva

A Associação dos Coroinhas de Dom Bosco da  Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar participará acolitando as cerimônias e cantando o gregoriano dos Ofícios. Todos os atos, internos e externos, terão como locutor sacro o Prof. Abgar Antônio Campos Tirado. Os Cursilhistas cuidarão, durante a Semana Santa, das coletas, da distribuição de folhetos e organização de filas para comunhão.


AGRADECIMENTOS

Padre Geraldo Magela da Silva, Pároco da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, e a Mesa Administrativa da Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento agradecem fraternalmente ao Exmo. e Revmo. Sr. Bispo Diocesano e ao Emo. e Revmo. Sr. Cardeal Dom Geraldo Magela Agnelo, DD. Arcebispo Emérito de São Salvador da Bahia, aos Sacerdotes, às Irmandades e a todos aqueles que, com seus trabalhos, preces e ofertas, concorrem para o bom êxito da Semana Santa e desejam a todos uma Feliz e Santa Páscoa.

Agradecem, de modo especial, ao Exmo. Sr. Dr. Antônio Augusto Junho Anastasia, DD. Governador do Estado de Minas Gerais, ao Exmo. Sr. Aécio Neves da Cunha, DD. Senador da República, à Sra. Andréa Neves da Cunha, DDa. Presidenta do SERVAS-MG, à CEMIG, na pessoa do seu Presidente, Dr. Djalma Bastos de Morais, e à Prefeitura Municipal de São João del-Rei, na pessoa do Prefeito Municipal, Exmo. Sr. Nivaldo José Andrade, o apoio que possibilitará a realização da Semana Santa 2012.


AVISOS

1. As Confissões serão realizadas somente na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, nos horários especificados.

2. Os Irmãos e Irmãs da Irmandade do Santíssimo Sacramento deverão comparecer com roupa preta ou escura para vestir opa ou murça.

3. Pede-se às Exmas. Senhoras e Senhoritas e aos Senhores homens comparecerem às solenidades com trajes adequados para a Igreja.

4. As cerimônias serão transmitidas pela Rádio São João del-Rei, 970AM e pelo site www.radiosaojoaodelrei.am.br

O Ofício de Trevas (4ª feira), a Missa do Crisma, o Lava-pés, o Descendimento da Cruz, a Santa Missa das 19 horas e a Solene Coroação de Nossa Senhora no Domingo de Páscoa serão transmitidos ao vivo pela TV Campos de Minas.

5. Os fiéis deverão trazer suas velas para a Vigília Pascal.


HOMENAGENS

A  Dom Waldemar Chaves de Araújo, nosso Bispo Emérito, a mais  justa homenagem de nossa Paróquia por seu Jubileu de Ouro Sacerdotal, a se realizar em setembro deste ano.

A S. Exª Reverendíssima, as sinceras e cordiais congratulações pela feliz efeméride e as mais piedosas orações ao Senhor Jesus por sua saúde e felicidades plenas, agora e por muitos e muitos anos.


PARTE MUSICAL

Atos Externos

Os atos externos serão abrilhantados pelas Bandas de Música "Theodoro de Faria", sob a regência dos Mestres Tadeu Nicolau Rodrigues e Teófilo Helvécio Rodrigues, e  "Santa Cecília", sob a regência do  Mestre José Antonio da Costa.


Procissões

Senhor do Triunfo e Ressurreição: Marchas festivas e Hinos Eucarísticos
Enterro do Senhor: Ireneo Baptista Lopes "Marcha da Paixão"


Atos internos

Os atos internos serão abrilhantados pela Orquestra "Ribeiro Bastos", sob a regência dos Maestros Maria Stella Neves Vale (Titular), Rodrigo Sampaio Pereira e Modesto Flávio Fonseca.


Domingo de Ramos

Pe. José Maria Xavier - Ofício de Ramos (Canto da Paixão e Coros Processionais) Antônio dos Santos Cunha - Pater, si non potest.


Segunda e Terça-feira Santas

Pe. José Maria Xavier - Responsórios para a Semana Santa Martiniano Ribeiro Bastos - Motetos dos Passos Manoel Dias de Oliveira - Miserere


Quarta-feira Santa

Pe. José Maria Xavier - Ofício de Trevas e Laudes


Quinta-feira Santa - Missa da Ceia do Senhor

José Raimundo d’Assis - Abertura "Dom Antônio, Bispo de Mariana"
José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita - Missa em Mi bemol (Kyrie e Glória)
José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita - Sanctus e Agnus Dei
Antônio dos Santos Cunha - Partes Variáveis
Manoel Dias de Oliveira - Pange Língua
Pe. José Maria Xavier - Tantum Ergo


Quinta-feira Santa - Lava-pés

Pe. José Maria Xavier - Domine, tu mihi lavas pedes?
Antônio Martiniano da Silva Bemfica - Mandatum novum


Sexta-feira Santa

Pe. José Maria Xavier - Matinas e Laudes
José Alexandrino de Souza - As sete palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo na Cruz
Martiniano Ribeiro Bastos - Motetos dos Passos
Manoel Dias de Oliveira - Miserere
Pe. José Maria Xavier - Tractus, Bradados, Paixão, Adoramus te, Christe, Popule meus, Motetos da Procissão do Enterro com Canto da Verônica, Ágios O Theos, Adoração da Cruz, Stabat Mater.
Martiniano Ribeiro Bastos - Venite, Adoremus e O vos omnes
João Francisco da Matta - Stabat Mater
Pe. João de Deus de Castro Lobo - Doleo super te
Antônio Santos Cunha - Judas mercator pessimus, Recessit pastor noster
Anônino - Moteto a quatro
Presciliano José da Silva - O vos omnes
Manoel Dias de Oliveira (atribuído) - Vexilla Regis, Popule Meus
Manoel Dias de Oliveira - Canto da Verônica, Canto das Santas Mulheres, Motetos para a Procissão do Enterro do Senhor.


Sábado Santo

Pe. José Maria Xavier - Motetos e Laudes
Pe. José Maria Xavier - Ofício de Sábado Santo, Matinas da Ressurreição
Martiniano Ribeiro Bastos - Vidi aquam


Domingo da Ressurreição

Solene Missa Pontifical
Teófilo Helvécio Rodrigues - Abertura Festiva
Vicente Valle - Missa e Credo Pe. Champagnat
Antônio dos Santos Cunha - Partes variáveis
Procissão do Santíssimo Sacramento
Manoel Dias de Oliveira - Surrexit Dominus Vere! Alleluia!
Santa Missa e Solene Coroação de Nossa Senhora
Pe. José Maria Xavier - Missa de Catedral (Kyrie)
Pe. José Maria Xavier - Trechos das Matinas da Ressurreição
José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita - Regina Cæli
Vicente Valle - Te Deum laudamus
José Cantelmo Júnior - Theda: Marcha final


MESA ADMINISTRATIVA

Provedor
Newman Luiz Torga da Silva
Vice-provedor
Geraldo Luiz do Nascimento
Provedora
Dyla Mª de Carvalho Moretzsohn
Vice-provedora
Maria Eunice Resende Passos
Secretário
Walter Rodrigues da Silva Filho
Tesoureiro
José Antônio Monteiro Carazza


Irmãos de Mesa

Abgar Antônio Campos Tirado
Adonis da Cunha Ramos
Custódio Lourenço de Oliveira
Geraldo Lucinda da Fonseca
Gilmar Antônio Souza Tavares
Ivan Esteves Alves
José Joaquim Pinheiro
Neudon Luiz Torga da Silva
Olavo Barreto Ferreira
Paulo de Souza Guimarães (in memoriam)
Valdir Curi

Provedor de Honra
Paulo Resende
Vice-provedor de Honra
Tuffick Haddad
Provedora de Honra
Maria Lourdes Lourenço de Oliveira
Vice-provedora de Honra
Cecília d'Angelo Braga
Procuradores
Walmiro Bosco dos Santos
Marcos Antônio da Silva
Andador
Geraldo José dos Santos
Geraldo José de Paula
Irmãs de Mesa
Celina Maria Braga Campos
Dalva Ferreira da Silva
Heleny Hallak d'Angelo
Livônia Mª Viegas de Carvalho
Maria Ângela Resende Moura
Maria Auxiliadora Rodrigues Teixeira
Maria Cecília Assis Resgalla
Maria Conceição Ferreira Rios
Mary Elizabeth S. Amaral (in memoriam)
Nancy Assis Sade
Odete d'Angelo
Ruth Ferreira Nicolau


Visto e aprovado
Consistório da Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento - Março de 2012

Padre Geraldo Magela da Silva, Pároco
Padre Ramiro José Gregório, Vigário Paroquial
Padre Álisson André Sacramento, Vigário Paroquial
Monsenhor Sebastião Raimundo de Paiva, Pároco Emérito


As peças sacras constantes nessa programação encontram-se no acervo em "Exposição Permanente" do Museu de Arte Sacra, em São João del-Rei, e são pertencentes às Irmandades, Confrarias, Arquiconfraria e Ordem Terceira da Paróquia da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

Veja mais:
Programação Cultural da Semana Santa 2012
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.