São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

O Presépio do Nono Rela (Presépio do Vovô João Carlos Rela) . Carol Argamim Gouvêa

Descrição



O Natal de São João del-Rei irá ganhar um novo presente: o Presépio do Nono Rela. Criado pelo engenheiro elétrico João Carlos Rela, o Nono Rela, é baseado em presépios italianos e mostra o cotidiano de uma cidade da Idade Média em movimento. O presépio ficará em exposição entre 10 de dezembro e 6 de janeiro, no Museu de Arte Sacra, iniciativa que integra a programação de Fim de ano e Férias/Cultural da Atitude Cultural.
Segundo Rela, o presépio ainda não está completo e serão adicionados elementos novos a cada ano. No projeto original, estarão presentes 75 figuras em movimento, divididas em três partes: uma parte representará um cidade medieval, em outra haverá uma gruta de Belém (que é uma réplica de uma que existe na Itália, na Igreja de São Cosme e Damião), e no centro se encontrará São João del-Rei. No momento, São João ainda não faz parte do presépio.



O engenheiro explica que seu presépio é diferente do da Muxinga, tradicional obra são-joanense. “O da Muxinga é mais rudimentar, com coisas de madeira. Minha ideia inicial era fazer algo desse tipo. Depois de verificar outros presépios, vi outros conceitos, outras formas de movimento. Os movimentos do meu presépio são diferentes, mais humanizados. Tem muitos detalhes, enfeites e movimentos reais”, afirma.
Para Rela, a construção do presépio foi um desafio e uma boa forma de utilizar o tempo fazendo algo que gosta. “Como eu sou aposentado, não quero perder tempo. Sempre tive a ideia de fazer um presépio e comecei a fazer”, conta. Utilizando de seus conhecimentos de engenharia, e contando em alguns momentos com a ajuda do estudante de engenharia mecânica Hugo Agostini Haddad, Rela utilizou materiais que já tinha em casa para a construção. E os materiais vão desde um motor de máquina de lavar roupa eguarda-chuvas desmontados até papelão ondulado de pacote de bolacha. Brinquedos antigos e embalagens também foram utilizados, mas ele garante que “tudo está disfarçado, muito bem montado”.
Rela conta que desde criança gostava de presépios, que era uma tradição em sua casa. “Quando era criança, minha mãe montava o presépio e eu gostava de movimentar as imagens, aproximar os Reis Magos do menino Jesus com o passar dos dias, até o dia dos Reis Magos”, conta. Atualmente, ele afirma possuir 10 presépios em casa: “Tenho presépio mexicano, boliviano, italiano, brasileiro. Presépios grandes, pequenos, de vários tipos. Temos que manter a tradição”.
Mais informações e fotos sobre o presépio estão disponíveis no site www.sãojoaodelreiransparente.com.br



Mais informações:
Presépio do Nono Rela . Vovô João Carlos Rela . por Nara Rela
Presépio do Nolo Rela (Vovô João Carlos Rela) . 10 de Dezembo a 6 de Janeiro
Fim de ano e Férias Cultural 2011 . São João del-Rei

Registre/cadastre gratuitamente o seu projeto, ong, arte, entidade, pesquisa, artigo, agenda cultural etc/contribua com fotos, dados, atualizações e acervo: todos os créditos e colaborações serão registrados
Este portal é voluntário e colaborativo: contribua, curta e compartilhe!

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.