São João del Rei Transparente

OGs e ONGs

Associação Comunitária Yochanan

Data de início das atividades

14 de fevereiro de 2001.Tornada de utilidade pública pela lei 3.971 de 24 de agosto de 2005.

Responsável pelo órgão/cargo

Meirize Aparecida de Carvalho-presidente Dr. Paulo Maurício de Oliveira Vieira

Representante para contatos

Rosilene Ribeiro-Secretária32-3371-4959 - 3372-4381

Endereço

Rua Santo Antônio, 341 - Tijuco

Telefone

032 3371 4959

Email

comunitariayochanan@yahoo.com.br

Facebook

Associação Comunitária Yochanan

Atividades/Serviços

Contribua para a criação de uma Rede de grupos e instituições atuantes de nossa cidade. Cadastre ou atualize seus dados em MELHORES PRÁTICAS/ENTIDADES de SJDR e ganhe o SELO ODS/ESG SJDRT.

Este projeto recebeu o reconhecimento de seu trabalho através do Trófeu Campos de Minas 2012
Campanha de apoio Associação Comunitária Yochanan
Imagens do Centro de Referência de Medicina Antroposófica

Mais informações:
Centro de Referência de Medicina Antroposófica/cadastro completo  
Centro de Referência de Medicina Antroposófica/notícias

A intenção é levar a medicina antroposófica ao meio popular, por meio do Centro de Referência de Medicina Antroposófica (que passou a ser um projeto municipal) e da Creche Borboleta Azul; bem como estimular a agricultura biodinâmica, orgânica. A Yochanan mantém e dá apoio pedagógico à Creche Borboleta Azul e ajuda com os gastos do Centro de Medicina Antroposófica. A entidade coordena alguns grupos de jovens e idosos. Há um grupo de reorganização neurofuncional para idosos, um de bordado, outro para reflexão; um de discussão para pais; e outro de desenvolvimento artístico para jovens.

Público alvo para comunicação de atividades da entidade

População em geral.

Agenda

A associação segue o calendário nacional de festas e as celebrações do bairro.

Melhores Práticas

Organiza projetos para arrecadar dinheiro para a farmácia antroposófica que possuem na Colônia do Marçal. A distribuição de medicamentos antroposóficos é gratuita ou o paciente paga o que puder.

Publicações

http://grep.globo.com/Globoreporter/0,19125,VGC0-2703-20462-3,00.html/
Uma entrevista na Revista Brasileira da Saúde da Família, de maio de 2008, que pode ser acessada no site www.saude.gov.br/dab.

Passo a passo para o cidadão ter acesso às atividades ou serviços

O Centro não é porta de entrada, portanto, o paciente precisa ser encaminhado por um Posto de Saúde. Para entrar em contato com a Creche, procurar Aparecida, no número 3372-4231. E a agricultura biodinâmica está em fase de projeto para ser desenvolvida nos próximos anos.

As atividades são executadas no Centro de Referência em Medicina Antroposófica, que fica na Rua Ruth Neder Issa, 5 - Tijuco, ao lado da Igreja de São José. As consultas e terapias também são realizadas neste mesmo endereço. Para consultas e terapias, o paciente deve ser encaminhado de outro PSF. É um serviço gratuito e qualquer pessoa pode ter acesso.

Perfil dos membros

Entre sócios e voluntários, cerca de 50 membros.

Parceiros

Secretaria Municipal de Saúde.
Instituto Mahle.

Histórico

A Yochanan surgiu de um grupo de estudiosos da antroposofia. Seu principal objetivo é levar essa filosofia de vida para os meios populares.

Entidade civil de utilidade pública sem fins lucrativos e com personalidade jurídica própria com sede e fórum no município de São João del-Rei, fundada em 14 de fevereiro de 2001, tendo como principal objetivo levar a medicina e a pedagogia ao meio popular.

Principais problemas/dificuldades da área atuante

A associação precisa de doações de dinheiro e comida integral, além de voluntários para a limpeza. Foi comprado o lote para a construção de uma nova creche. Contudo, a Yochanan não possui recurso para a obra e deve começar uma campanha para arrecadação de verba.

Possui dificuldade financeira, pois nem sempre conseguem recursos com os projetos.

Propostas e sugestões para o desenvolvimento turístico da cidade

Desenvolver o saneamento básico da cidade e maior apoio às entidades.

Info

A medicina antroposófica é uma complementação da medicina alopática, um tratamento mais humanizado e individualizado. Os médicos observam o ser humano no aspecto físico, emocional e espiritual. Uma vez que um sintoma emocional, muitas vezes, precede uma doença orgânica. Por isso, é questionada a satisfação da pessoa em sua vida, em seu trabalho, em sua relação com a família, com os amigos e com os parceiros.
No Centro mantido pela Yochanan, os pacientes recebem tratamentos a partir da dinamização homeopática – um processo mais natural que elimina muitos efeitos colaterais do usuário. São feitas, também, aplicações externas de argila para doenças como artroses e dores musculares. As pessoas, de acordo com o diagnóstico, podem ser tratadas com escalda-pés, deslizamento com óleo e compressas.
Na creche, a antroposofia é desenvolvida pela valorização das brincadeiras e da imitação dos adultos, além de exercícios para o fortalecimento dos músculos. Atividades que pretendem mostrar às crianças uma visão positiva do mundo.

Tipo de sustentabilidade econômica:
Doações, festas, vendas de bordados e ajudas de instituições, como Associação Beneficente Tobias, Associação Mahle, Associação São Joaquim e Lions Club de São João. Contudo, a Yochanan não possui uma fonte de renda fixa nem recebe subsídios públicos municipais.

Telefones úteis da área

 

32-3371-4959 - 3372-4381

 

Data da coleta dos dados

13 de maio de 2020

Responsável pelas informações

Paulo Maurício de Oliveira Vieira (20/08/2010)Maria Lígia Teixeira Costa (13/05/2020)
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.