São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Tributo a Pixinguinha . Centro Cultural da Orquestra Popular Livre OPL

Data

23/09/2012

Hora

20h

Cidade

SJDR

Descrição


Da esquerda para a direita: Gordinho, Ginego, Elvis Reis, João de Oliveira, Antônio Assunção e Cleber Ribeiro. 10 anos de OPL . Tributo a Pixinguinha

Por Gazeta de São João del-Rei em 22/09/2012

Entre 1945 e 1952, Pixinguinha tinha um programa na Rádio Tupi em que recebia músicas de compositores e as tocava com sua orquestra. Amanhã, 23, os são-joanenses terão a oportunidade de vivenciar gratuitamente um pouco do que acontecia naquela época. Isso porque haverá um Tributo a Pixinguinha, às 20h, no Centro Cultural da Orquestra Popular Livre (OPL), que fica no Solar da Baronesa. A apresentação faz parte da comemoração aos dez anos de fundação da OPL, completados hoje, 22.

“As pessoas tinham a oportunidade de assistir o programa ao vivo no auditório ou escutar pela rádio”, disse o regente da OPL, João de Oliveira. E completou. “Estamos tentando fazer nos moldes que era”.

O regente ainda destacou que o trabalho é um resgate da Música Popular Brasileira, que já era feito por Pixinguinha. “Isso aconteceu anteriormente ao choro, ao samba, que são o que a gente tem como norte da MPB. Então todos esses episódios aconteceram quando estava-se criando a verdadeira identidade da música nacional. O Pixinguinha já tinha na época a preocupação de divulgar os trabalhos dos mais velhos que ele”, comentou.

A escolha em homenagear Pixinguinha no aniversário da OPL vai além. “As pessoas o conhecem e o assemelham mais a Carinhoso, tendo-o como um excelente compositor e instrumentista, mas acho que ele é genial também em outros pontos, por escrever para uma orquestra tocar e brilhar com 20, 30 músicos, de forma que você pode ouvir o diálogo dos instrumentos, o timbre e a sonoridade”, contou Oliveira.

Segundo o regente, 11 arranjos originais de Pixinguinha serão executados pela Orquestra durante o tributo. “O concerto será de certa forma didático também. O programa tinha um locutor e antes de começar cada música ele fazia um comentário sobre curiosidades dela. Faremos o mesmo”, finalizou.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL