São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

Mestra Edna dos Santos Marcolino . Título e prêmio concedidos pelo MINC . Alzira Agostini Haddad

Descrição

O MINC-Ministério da Cultura, em observância ‘a Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, realiza este prêmio para contribuir com a identificação, reconhecimento, fortalecimento de atores e Grupos/Comunidades exemplares praticantes das diversas expressões culturais populares. Na edição do “Prêmio Culturas Populares 2009” a Mestra artesã bonequeira/ceramista Dona Izabel, do Vale Jequitinhona, foi a homenageada. A comissão de seleção foi composta de artistas, pesquisadores e profissionais de notório saber, de reconhecida atuação no campo das expressões das culturas populares. Foram registradas 2.833 iniciativas e, somando-se a primeira e a segunda etapa, um total de 400 mestres/grupos foram contemplados com o diploma de Mestre e um prêmio. Minas Gerais se destacou com o maior número de premiados, dentre eles, a nossa Edna.

Quando, há 25 anos, Edna entrou tímida sorridente, contando sobre suas habilidades gastronômicas na Opção Saudável, iniciou-se uma sólida e bem sucedida parceria, que culminou com a sua participação no Delícias de antigamente. Este projeto, que resgata a arte de fazer e comercializar nas ruas guloseimas caseiras, visa favorecer a geração de trabalho, renda e produto turístico via cultura e Edna foi a primeira a se cadastrar no projeto. O Programa Terra de Minas, que é exibido em todo o Brasil e também em 114 países pela Globo internacional, fez esta semana uma matéria sobre o Projeto Delícias de antigamente com alguns de seus integrantes como a Edna, a Tunica das amêndoas, o Jorge da pipoca e do milho verde e sua esposa Geralda, que fica no Cine Glória nos seduzindo com beijo quente de amendoim e de côco. Matéria prima comprada na venda da esquina, ingredientes e frutas fresquinhas como deve ser, um de cada vez, bem devagar, dentro daquela idéia do movimento “cidades do bem viver”, cidades ideais que valorizam as pessoas, suas ações e a qualidade de vida da comunidade – sempre prestigiando o produto local.

Delicadeza e capricho no preparo, na embalagem e na comercialização, com mínimos recursos Edna consegue acontecer mimosos pirulitos de mel, puxa-puxas, quebra-queixos, pés-de-moleque – expressando bem tudo que a nossa memória consegue resgatar, puxada pelo cheiro de casa com biscoitos assando, de mãe no fogão fazendo coisas gostosas, de doces que dão água na boca. Experiente, se vê ‘as voltas com muitas receitas desde os 10 anos de idade. Seu pai, descendente de escravos, para sustentar os 17 filhos, fazia doces com a ajuda de sua mãe e filhos, vendendo-os em campos de futebol, festas, praças e esquinas. Não só os integrantes do Projeto Delícias de antigamente como também São João del-Rei, que é recheada de grandes mestres, estão orgulhosos e valorizam este trabalho e esta simpática senhora que delicia turistas e moradores pelas ruas da nossa histórica cidade, no espaço da Estação Ferroviária da Maria Fumaça, nos eventos da Atitude Cultural e outros tantos. Todos são unânimes em reconhecê-la como uma grande representante do nosso patrimônio, com um vasto currículo e matérias de jornais, agendas, revistas e TVs, inclusive internacionais.

Ofício praticado diariamente por gerações, mantendo a tradição, envolvendo e sustentando famílias, ensinado/multiplicado em cursos e oficinas, polariza com “causos”, conselhos e receitas antigas a nossa cultura. Doce presença, doces regalos, ingrediente singular na nossa comunidade; as festas de aniversários, manifestações religiosas e culturais, exposições e seminários são muito melhores em sua companhia. Sempre delicada, um a um cuidadosamente os embala. Sempre gentil, um a um persistentemente os comercializa. Sempre alegre, cumprindo sua missão cidadã de mestra exemplar.

Pois ser nobre é ter identidade e ser reconhecido por todos - como Mestre.

Contato da Sra. Edna Santos: 032998661927

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.