São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

SJTV: quem se vê jamais se esquece! . Antonio Emilio da Costa

Descrição

São João del-Rei vive novo alvorecer. A manhã luminosa que, cada dia mais, ilumina o vale do Lenheiro reflete e se projeta para todo o país emmatérias positivas que frequentemente estão na pauta dos telejornais e das revistas especializadas em turismo. Com isso, uma nova imagem da cidade começa a ser construída nacionalmente, pela revalorização da história e dos heróis ancestrais agora unida ao nobre e particular modo de viver do povo são-joanense. Esta é, de fato, a realidade atual e ela que a televisão e a imprensa têm mostrado.

Fora as matérias de temática sazonal, que vão ao ar em datas especiais, como Semana Santa, centenário de Tancredo Neves, Inconfidência Mineira, Inverno Cultural, iluminação de Natal e outras, no dia a dia os veículos de comunicação têm identificado e divulgado uma face muito singular da cultura de nossa terra. A matéria sobre o Dia de Santa Cruz em nossa cidade e região, veiculada no dia 3 de maio no Jornal Nacional, é o exemplo mais recente.

Sem mencionar registros na imprensa jornalística diária e semanal, nos últimos três anos São João del-Rei esteve presente,entre outros, na revista de bordo da TAM, em duas edições da revista do Clube Bancorbrás e na revista Brasil, com destaque para a memória ferroviária local, a linguagem dos sinos, a importância do reconhecimento como Capital Brasileira da Cultura e a riqueza cultural e religiosa da cidade, no que ela tem de exclusivo em relação às demais cidades históricas.

Os telejornais também têm sido parceiros na divulgação e difusão de nossos bens culturais materiais e imateriais, com destaque para a particularidade da arquitetura são-joanense, a riqueza da sonoridade local, a harmonia existente entre as tradições populares e as manifestações de origem erudita, a conexão que há entre a cultura de hoje e a memória de ontem. Imprensa e televisão têm mostrado que em São João del-Rei passado e presente andam de mãos dadas, são continuidade um do outro, se irmanam em uma ambiência única e em um modo de viver muito agradável para são-joanenses, turistas e visitantes.

Se a divulgação nos meios de comunicação consolida na população nacional uma imagem positiva da cidade, na população local promove e fortalece a elevação da auto-estima. Impulsiona, assim, um comportamento de auto-valorização cidadã e de comprometimento com a preservação do patrimônio e da memória de São João del-Rei, afastando o pessimismo e os complexos que se disfarçam de humildade e modéstia.

Com confiança e entusiasmo, vemos que cada vez mais São João del-Rei acorda para dentro, para si mesma, e também para fora, para os outros. Projetos culturais são esboçados e se tornam realidade; manifestações culturais acontecem a todo instante, surgem de toda parte, estimuladas por instituições públicas, apoiadas pela iniciativa privada ou capitaneadas voluntariosamente por pessoas, grupos e comunidades. Espaços culturais estão sendo revitalizados, sonhados, imaginados, materializados.

Na mídia externa e nos meios de comunicação da cidade, assim como nas próprias tradições culturais de caráter religioso, artístico, comunitário ou de lazer, a verdade é que a cidade, vivificada na forma de comunidade, está se vendo. Ao se ver, se conhece e reconhece sua identidade e sua grandeza. Ao reconhecer tal grandeza, se valoriza, passa a ter orgulho de si, sonha ser melhor ainda e, principalmente, acredita e sabe que é capaz de transformar qualquer desejo em realidade. Inclusive o desejo de que, além dos dias, também as noites se tornem igualmente luminosas, para todos!

* Jornalista, Pós-Graduado em Gestão da Comunicação
Organizacional e no Ensino do Turismo

maio de 2010
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.