São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

Mazzoni e filhos Ltda . Alzira Agostini Haddad

Descrição


Foto Alzira Agostini H.

1906 - 2006. Exatamente 17 de julho – 100 anos.

Quem se lembra da fábrica de massas, biscoitos e balas da Rua Quintino Bocaiúva nº 76, agora em Matozinhos. Daquela balinha colorida, redonda, coberta de açúcar. Do macarrão, do biscoito champagne, de amendoim.
Delícias de antigamente. Verdadeiros biscoitos de São João del-Rei.
A princípio, da família Mazzoni, comprada pelo dedicado funcionário Geraldo Ribeiro, que a mantêm até hoje, fabricando cuidadosamente os mesmos produtos. Cada peça, cada máquina, todo o espaço - várias histórias. Orgulhoso o Sr. Geraldo aponta para os detalhes: o forno ‘a lenha de tamanho gigantesco, os tabuleiros de madeira, as latas antigas. Tudo cuidadosamente preservado. Tecnologias, utensílios, matéria-prima - muita coisa mudou. Várias interrupções para enxugar uma ou outra lágrima inevitável; emoções que a vida só permite a quem cultiva o próprio caminho norteado pelos princípios da ética, do trabalho, da luta e da esperança.
Impossível não sentir a força de cada palavra, cada gesto que puxam lembranças que doem de prazer ou de saudade. Fios que organizam o emaranhado de fatos. Cruzam vidas, suscitam alegrias, tristezas: cotidiano.
Histórias que moram no coração dos sãojoanenses mais antigos, do tempo que a paisagem urbana era bem diferente, agora bastante descaracterizada, ainda bravamente formosa; no seu limite - vulnerável.
Deus proteja e cuide de nossa identidade, zele pelo destino destas histórias, destes protagonistas, de nossa cidade e nos abençoe.
A medalha Américo Renê Giannetti as Massas Mazzoni Indústria e Comércio Ltda recebeu em 1989. A mesa de bilhar em lugar especial, foi do Salão de Sinuca “Taco de Ouro”, que existiu no imóvel da antiga Casas Pernambucanas. Os tacos, o quadro de anotar as partidas – tudo original, inclusive os amigos.
A companheira eterna, Efigênia, folheia o Livro de Registro de Funcionários comprado no “Ao Cachimbo Turco”, esquecido por alguém que o emprestou para a Exposição de Inauguração do Espaço Cultural “Ao Cachimbo Turco”, no sobrado da loja Opção Saudável.
Casa fundada em 1888, nos conta Antônio Gaio Sobrinho em seu livro História do Comércio em SJDR – época ainda iluminada por lampiões ‘a querosene. Seu proprietário, o Sr. Armando B. da Cunha, não poupava esforços para conseguir o livro ou instrumento musical solicitado por um cliente – ponto de encontro de intelectuais, hoje uma imperdível Cafeteria.
1998 – 2006. Exatamente 18 de julho – 8 anos da Gazeta de São João del-Rei. Contadora das nossas histórias, aliada dos nossos anseios e das nossas conquistas.
E vamos puxando o fio da meada das redes de relações que desenham o nosso curso, o nosso destino, as nossas vidas.
Muitíssimo bem compartilhada.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.