Publicações
Tipo: Artigos | Cartilhas | Livros | Teses e Monografias | Pesquisas | Lideranças e Mecenas | Diversos
Escopo: São João del-Rei | Tiradentes | Ouro Preto | Minas Gerais | Brasil | Mundo
. Presépio da Muxinga . Alzira Agostini Haddad
Descrição
Mais informações
Exposição de fotos antigas e contemporâneas do “Presépio da Muxinga”
Dados . Muxinga . Oficina de Presépios
Imagens. Muxinga, oficina de presépios
Presépio da Muxinga é reabilitado . Carol Argamim Gouvêa
Fim de ano e Férias Cultural 2011/Presépio da Muxinga . São João del-Rei
Fim de ano e Férias Cultural 2006/Presépio da Muxinga . São João del-Rei
Fim de ano e Férias Cultural 2002/Presépio da Muxinga . São João del-Rei
Exposições Atitude Cultural: Ser nobre é ter identidade . Galerias Virtuais
Exposições Ser nobre é ter identidade/Imagens . Atitude Cultural
Contato: 032 988071268 . Praça Prof. José Batista de Souza, nº11/Muxinga
PRESÉPIO DA MUXINGA
História, referência, patrimônio cultural. Retrato da vida e do cotidiano de uma pequena cidade.
Mulheres, homens, crianças, bichos, ornamentos, sons, luzes, movimentos.
Engrenagens, fios, rodas, polias, correias, parafusos, mecanismos.
Identidade e memória. O presépio foi construído, a princípio, para a família em 1929.
Um dia, na época do Natal, o Sr. Jorge Antônio Miguel Yunes, que acompanhava um enterro, olhou para dentro da casa: “Que coisa bonita escondida ali. Pode entrar para ver?” Desde então, mais e mais pessoas foram conhecendo e visitando o local.
A ideia era criar um presépio de papel, mas optou-se pela madeira, onde as figuras da Virgem Maria, de José, de Jesus Cristo, dos Reis Magos, dos animais e demais figurantes se movimentassem. O invento sofreu vários aperfeiçoamentos artísticos e técnicos, e somente em 1975, segundo o Sr. Sebastião (Neném), chegou à forma ideal.
O primeiro mecanismo utilizado para gerar a animação foi inspirado pelo funcionamento do relógio da Matriz de N.S. do Pilar: dava-se corda a um peso de ferro de doze quilos, colocado a cinco metros de altura (em cima do telhado), que demorava cerca de dez minutos para descer, enquanto ia movendo o presépio. Em 1935 adotou-se o motor elétrico de 0,25 hp. O farmacêutico Desidério Rodarte doou alguns bonecos de madeira de seu próprio presépio, enriquecendo ainda mais o sentido e a beleza da criação dos irmãos Teixeira. Os movimentos das figuras envolvem inúmeras linhas enceradas, interligadas, que correm em pequenas rodas logo que se aciona o motor.
Pais, filhos, amigos e visitantes reverenciam a simplicidade, a persistência e o esforço do menino Sebastião Teixeira de Assunção que, aos 14 anos, construiu o presépio junto com o irmão Ivo Teixeira Filho - ajudados, mais tarde, por outros irmãos: José, Geraldo, Antônio Benedito e Benjamim. Inspirado nos modelos exibidos nas revistas juvenis “Tico Tico”, dos anos vinte, os irmãos resolveram investir em uma representação que “expressasse o sentido de presépio idealizado por São Francisco de Assis”.
Durante todo o ano o presépio era preparado para o Natal.
Vínculos, lembranças, surpresas, encanto. Trabalho, muito trabalho.
Moeda na caixinha; portas se abrindo, sinos repicando, luzes se acendendo, anjos celebrando. Essas doações ajudaram algumas entidades e colaboraram com a manutenção do presépio. O Sr. Sebastião, que trabalhou na antiga Tipografia Assis e era mecânico como os irmãos, tinha uma coleção de moedas antigas e de histórias.
Em dezembro de 2001, no concurso “Natal de Luz nas Gerais – Presépios de Minas”, realizado pela CEMIG, ganhou o 2º lugar e brilhou mais uma vez, representando São João del-Rei.
A gente olha o presépio e vê a nossa infância na Muxinga, onde até hoje, mora a família. Entrávamos pela frente e saíamos pelos fundos da casa em uma fila eternamente comprida. O Presépio da Muxinga já foi exposto na então Avenida Rui Barbosa, atual Avenida Presidente Tancredo Neves, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, em frente ao Teatro Municipal, no Centro Cultural e Social do 11o BI Mth, na ACI del-Rei, no Largo de São Francisco e no Museu Municipal Tomé Portes del-Rei, casa de Bárbara Eliodora. Foi diversas vezes admirado junto a outros presépios artesanais, inspiração do projeto "Muxinga, oficina de presépios", uma parceria Atitude Cultural, RDM-Rio Doce Manganês, Escola Estadual Idalina Horta Galvão e Sr. Sebastião Teixeira d'Assunção.
O Sr. Sebastião nos deixou com mais de 90 anos e lutou por toda a vida para assegurar a presença do seu presépio no Natal de São João del-Rei. Lamentava que não havia uma política mais consistente que pudesse protegê-lo e acomodá-lo definitivamente em seu lugar de origem, na Muxinga, pois os deslocamentos danificava todo o seu mecanismo, além de deixá-lo vulnerável a diversos riscos.
Ele contou sempre com a ajuda de familiares, principalmente da sobrinha Viviane Maria Padilha Teixeira, sua assistente fiel. No dia 22/10/04, o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de São João del-Rei aprovou o projeto de tombamento deste importante acervo, através do parecer de Alzira Agostini Haddad. O projeto completo de restauração do Presépio e do casarão com sala de exposições, sala para as oficinas de presépio, jardim etc para o Ministério da Cultura/Lei Rouanet foi elaborado em 2006 por Alzira, com o projeto arquitetônico de Ana Ligia Resende e de restauro do Ânima/Carlos Magno de Araújo, este projeto foi aprovado pelo Minc mas infelizmente não conseguiu patrocínio.
Em dezembro de 2011 o Presépio da Muxinga volta a encantar a cidade de São João del-Rei, agora com um projeto de exposição permanente: sábados, domingos e feriados, de 14 'as 17 horas - o que é melhor - no seu local de origem, na Praça Prof. José Batista de Souza 11.
A reabilitação do Presépio e da sala onde ele está exposto, foi um empreendimento do empresário José Imbroisi/Conecta, que se dedicou com sua equipe por alguns meses a - pacientemente - limpar, pintar e reviver este precioso legado, trabalho de reabilitação coordenado e realizado pelo Sr. Calixto.
A família comemora e participa ativamente de todas as providências necessárias para a disponibilização do Presépio para a comunidade e visitantes permanentemente e conta com diversos apoios, entre eles, o da Atitude Cultural.
Precisamos proteger tesouros como este. Também o nosso casario histórico, as nossas atividades e manifestações culturais, nosso modo de ser, de fazer, as formas de nos relacionarmos com o lugar, as pessoas, o ofício, o lazer, o sagrado.
Estas dimensões da vida que enobrecem a nossa existência, a nossa identidade.
Figuras que compõem o presépio:
- 02 moinhos de vento
- 01 monjolo
- 01 rachador de lenha
- 01 negra caximbeira
- 01 roda com elefantes
- 02 galos de briga
- 01 boneco na barra
- 01 boneco na gangorra
- 02 ferradores
- 01 Papai Noel balançando o bebê na gangorra
- 01 ferreiro com bigorna
- 01 homem com uma garrafa na mesa
- 01 tartaruga com patinhos ao redor
- 02 mulheres socadeiras
- 01 negra com porrete
- 01 mulher socando tempero
- 01 passadeira de roupa
- 01 lavadeira
- 01 espanadeira
- 02 macacos tocando tarol
- 01 pescador
- 01 marceneiro
- 02 homens serradores
- 01 cachorro abrindo a boca
- 02 burrinhos mexendo a cabeça
- 01 elevador com 01 moinho, tendo um cawboy
- 01 gatinho com um passarinho
- 01 fita de bichos
- 01 fita com carroças, demonstração de carneiros
- 01 fita com bebês e cachorrinhos
- 01 passarinho tocando um patinho do ninho
- 34 bichinhos : cavalos, vacas, elefantes, camelos, burros, galos, patos
Parte deste artigo foi publicado na Gazeta de São João del-Rei em dezembro de 2004 e integra o relatório para Tombamento do Presépio da Muxinga pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de São João del-Rei, elaborado por Alzira Agostini Haddad
Registre/cadastre gratuitamente o seu projeto, ong, arte, entidade, pesquisa, artigo, agenda cultural etc/contribua com fotos, dados, atualizações e acervo: todos os créditos e colaborações serão registrados
Este portal é voluntário e colaborativo: contribua, curta e compartilhe!