São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

Clipping de Notícias . Semana Santa Cultural 2014 . Atitude Cultural e Parceiros . São João del-Rei

Descrição

Imagens . Semana Santa Cultural 2014 . São João del-Rei
Dados . Semana Santa Cultural 2014 . De 04 a 21 de abril

Vídeos:
Tapetes de Rua . Semana Santa 2014
Semana Santa Cultural 2014 . São João del-Rei
Via Sacra da Ladeira . GRUTSEM . Semana Santa Cultural . 2014 
Exposição Heloísa Novaes . São João del-Rei . Semana Santa Cultural 2014
Homenagens Atitude Cultural . Semana Santa Cultural 2014
Tapetes embelezam a cidade de São João del-Rei na Semana Santa . TV Alterosa 


Exposição de esculturas sacras termina amanhã

Por Gazeta de São João del-Rei em 02/05/2014

Abrigo de diversas esculturas que ornamentam os altares da cidade, São João del-Rei encerra amanhã, 4, a exposição Escultores do Sagrado. A mostra apresenta obras sacras de artistas contemporâneos são-joanenses como Miguel Ávila, Carlos Calsavara, Fernando Pedersini e Ronaldo Nascimento. Dentre as obras expostas é possível observar trabalhos em madeira, feitos com técnica utilizada no periodo setecentista – Foto: Divulgação

As imagens expostas podem ser observadas pelos amantes de arte sacra no Memorial Dom Lucas Moreira Neves hoje, 3, das 10h às 17h; e amanhã de 8h às 12h. O museu se encontra na Rua Getúlio Vargas, nº 52, em frente à Matriz do Pilar.

Com grande força religiosa, São João del-Rei já é referencial em esculturas sagradas e um dos lugares ideais para essa exposição. Buscando valorizar a arte dos escultores que precisam de muito tempo para, manualmente, produzirem as imagens, a mostra aproxima as características de cada artista aos visitantes, que algumas vezes vêm de longe conhecer o barroco mineiro. Aqui, obras de diferentes artistas somadas às igrejas, aos altares e às imagens barrocas compõem o cenário histórico cultural que atrai turistas o ano todo.

Expositores
Com três peças na exposição, Miguel Ávila diz que quando pode vai até o Memorial para acompanhar as visitas e esclarecer qualquer dúvida que surge. “Sempre que posso estou lá, e quando vou as pessoas sempre têm perguntas, mostram o interesse pelo nosso trabalho. Isso é muito gratificante”, disse o artista.

Ávila se descobriu com talento ainda na infância, quando esculpia em argila, e logo na juventude já começou a usar sua arte de forma profissional. Ele explica que uma escultura de aproximadamente 40 cm demanda tempo, aproximadamente dois meses para ficar pronta, e que a exposição é importante para que as pessoas entendam também desse processo de produção. “O público vê nossas imagens nas igrejas, mas é na exposição que elas têm a chance de saber mais sobre cada uma delas e entender que a arte da escultura ainda está viva,” contou.

Programação
A programação da exposição incluiu ainda, desde o início de abril, visitas guiadas com alunos de escolas da cidade, além de ter se transformado em uma grande chance para os turistas que visitaram São João durante a Semana Santa conhecerem as especificidades da arte barroca.

Integrante da geração mais recente de escultores sacros são-joanenses, Ronaldo Nascimento criou gosto pela arte em 1999, há 15 anos. Com três esculturas expostas, ele confessa que a mais especial é a imagem de Nossa Senhora do Rosário. “Ela tem um significado especial pra mim. É uma peça com um grau de dificuldade maior pra fazer e meu ateliê fica próximo à Igreja do Rosário. Além disso, minha família sempre foi muito ligada a  ela. Sempre nos reuníamos para rezar o terço e temos um carinho especial pela santa,” contou.

O artista disse ainda que espera da exposição uma chance para o reconhecimento de outros artistas da região. “Queremos mostrar nosso trabalho para as pessoas e, através dele, provar que em São João del-Rei o barroco ainda acontece, ele está vivo. Somos escultores, entalhadores, o pessoal da prataria que ainda conserva essa arte na nossa região”, encerrou Nascimento.

***
 





***



***



***



***



***



***



***



***



***

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.