São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

Quem escreveu, com letras arabescas, os primeiros capítulos da dourada história de São João del-Rei? . Antônio Emílio da Costa

Descrição

Quem escreveu, com letras arabescas, os primeiros capítulos da dourada história de São João del-Rei?
 
 
A história de São João del-Rei e tão antiga - e dá tantas voltas no tempo - que muitos nomes que a escreveram estão diluídos nos séculos, esquecidos das memórias, desconhecidos do são-joanense de hoje. Um deles é o do capitão José Álvares de Oliveira.

De origem legitimamente portuguesa, Álvares de Oliveira viveu em São João del-Rei por quase cinquenta anos, aqui chegando pouco depois da descoberta do ouro na Serra do Lenheiro e da criação do Arraial Novo de Nossa Senhora do Pilar. Aqui, teve participação destacada, como capitão, na violenta Guerra dos Emboabas, que aterrorizou a Capitania de São Paulo e Minas de Ouro entre 1708 e 1709. Com a instituição da Vila de São João del-Rei, em 8 de dezembro de 1713, foi eleito procurador da primeira Câmara e depois, em 1719, juiz ordinário do Senado da Câmara.
Em 30 de outubro de 1751, eleito fiscal da Real Casa de Fundição da Vila de São João del-Rei, não aceitou o cargo. Seu estado de saúde não era bom e, além do mais, a sensatez sabiamente lhe dizia que estava velho demais para desempenhar tão importante função.
Protagonista e testemunha da história são-joanense na primeira metade do século XVIII, Álvares de Oliveira escreveu A história do Distrito do Rio das Mortes, sua descrição, descoberta de suas minas de ouro, casos nele acontecidos entre paulistas e emboabas e criação de suas vilas. É uma obra rara e preciosa, que descreve com grande riqueza de detalhes os capítulos pioneiros da epopeia do ouro no Vale do Lenheiro. Por isso, é considerado por muitos, com absoluta justiça, o primeiro historiador de São João del-Rei.
Fica aqui, para os órgãos públicos encarregados pela  preservação e divulgação da memória nacional e para outras entidades que se dedicam à mesma causa um convite: localizar, restaurar e publicar esta obra, em versão fac-símile e atualizada. Seria um grande serviço à cultura de São João del-Rei, de Minas Gerais e de nosso país. Pena que o lançamento não possa mais ocorrer nas comemorações dos 300 anos de criação da Vila de São João del-Rei, mas no espírito de efeméride tão importante, fica lançada a ideia!
............................................................................
Fontes: 
CINTRA, Sebastião de Oliveira. Efemérides de São João del-Rei. Volume II, segunda edição revista e aumentada. Imprensa Oficial de Minas Gerais, Belo Horizonte. 1982.

GUIMARÃES, Geraldo. São João del-Rei, século XVIII - História Sumária.

Fonte: http://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com.br
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.